Ponto de equilíbrio

Fernando Favoretto

 

O MDB é um dos partidos mais antigos em atuação no Brasil e o primeiro colocado em todos os rankings de participação política. Tivemos quase 11 milhões de votos no Brasil nas eleições de 2020, fizemos 802 prefeitos, 673 vices, 34 deputados federais, 15 senadores, a maior bancada de deputados estaduais no país, com 93 parlamentares, presidimos quatro Assembleias Legislativas, no Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe; temos cinco prefeitos em capitais e 7237 vereadores nas mais de cinco mil cidades brasileiras.

Essa identificação da sociedade brasileira conosco vem de longa data, desde políticos experientes como Ulisses Guimarães, Franco Montoro, Teotônio Vilela, entre tantos outros, de expressão nacional ou local, que já contribuíram muito para os avanços de políticas públicas nas cidades, Estados e no país. E os já reconhecidos piracicabanos, reconhecidos em artigo anterior.

Pois é com essa história, como pano de fundo, que vimos reconstruindo o nosso partido aqui em Piracicaba. Essa história que revelou compromissos, ações e desafios. E que agora nos leva a planejar nosso engajamento local e regional para o pleito que será realizado no dia 2 de outubro em nosso país. Até lá, conversas, contatos, conhecimento e identificação das realidades e demandas locais e regionais, fazer valer o peso histórico do nosso partido em Piracicaba

Sem deputado federal local há anos, temos perdido em cada um deles, pelo menos R$ 16 milhões de reais em emendas, que poderiam ser destinadas aos campos e áreas diversas, como as prioritárias educação e saúde, e outras tantas como transportes, segurança, meio ambiente e cultura. Levando-se em conta o último mandato do piracicabano Mendes Thame, concluído em dezembro de 2018, temos, portanto, uma verba perdida, só de um parlamentar, de R$ 58 milhões de reais para a cidade, que muito bem fariam aos nossos serviços públicos locais.

E falamos de apenas um parlamentar. Com cerca de 290 mil eleitores, poderia (poderá?) com este e outros aportes, se bem escolher seus representantes locais nas próximas eleições. Os números, a trajetória, o legado do nosso partido em Piracicaba nos credenciam a continuarmos a jornada dos nossos antecessores. Cremos firmemente que a identificação com as grandes causas locais, que podemos ser protagonistas de compromissos ainda maiores com nossa cidade.

Com essas credenciais, vamos aos poucos articulando nossas candidaturas a deputado federal, parcerias com estaduais locais, presidente da república, senado e governo estadual, abrindo as portas para conversarmos com as forças locais mais representativas e atuantes no cenário político, com lideranças de bairros, religiosas, na certeza de que iremos superar, em muito, os milhões de votos recebidos nas eleições passadas. E continuaremos a manter o legado dos que vieram antes de nós e consolidaram a imagem do MDB em Piracicaba.

______

Fernando Favoretto, presidente do MDB de Piracicaba

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima