Engenharia – EEP Baja representará a região na 27ª Competição Nacional da SAE

Alunos projetaram e construíram o próprio carro sob a orientação de professor

 

Depois de dois anos sem competição presencial devido à pandemia, a equipe EEP Baja, da Escola de Engenharia de Piracicaba, retoma as atividades normais pronta para representar a região na 27ª Competição Baja SAE Brasil- Etapa Nacional, que acontece de 20 a 24 de abril, em São José dos Campos/SP, numa iniciativa da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

“Somos a única equipe da região a participar deste grande evento e, além de orgulhosos, estamos otimistas com o comportamento do carro e conscientes da nossa responsabilidade”, disse o Prof. André de Lima, coordenador do projeto Baja na EEP.

Ele conta que o projeto bem como a produção do carro é de responsabilidade dos alunos, sob a coordenação de professores. Ao mencionar o diferencial proporcionado aos participantes, Lima revela que a SAE BRASIL e as atividades por ela desenvolvidas são importantes fontes de conhecimento e atualização tecnológica da indústria da mobilidade brasileira e internacional.

Segundo Lima, a SAE foi criada em 1905 para padronizar e normatizar o setor automotivo nos Estados Unidos e instituída no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivos e aeroespaciais, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros de mobilidade. “A SAE é um celeiro fértil que gera e dissemina conhecimento”, disse Lima.

Ele aproveitou para enaltecer a recente atuação dos irmãos e ex-alunos Felipe e Thiago Denadai, classificados respectivamente em segundo e terceiros lugares no Campeonato Nacional de 2020. “Pilotos de kart cross antes mesmo de entrarem na faculdade, eles participaram da EEP Baja e hoje, já formados, ajudam a elevar o nome da Escola e do esporte”, considerou o coordenador.

O capitão da equipe, Leonardo Sarto, revela que o carro EEP está praticamente pronto. Ele participará do Nacional ao lado do Diretor Operacional Angelo Miglioranza e conta que, desde a última competição, em 2020, a equipe passou a trabalhar remotamente, obtendo mais equilíbrio entre o desenvolvimento teórico e o desenvolvimento prático dos projetos, uma vez que os alunos não tinham acesso ao carro nem à oficina.

“Estamos fazendo os últimos testes para consolidar as partes mecânica e elétrica e focar na confecção dos relatórios e apresentações que comprovam a habilitação do carro e da equipe para participarem do evento”, afirma o capitão ao reforçar a complexidade de detalhes e informações dos projetos que serão apresentados à Comissão Técnica da SAE.

Segundo o capitão da equipe, o carro é praticamente novo e participou de apenas uma competição. “Estamos promovendo mudanças e adaptações necessárias, pois nossa estratégia é evitar erros passados, investir mais na manutenção preventiva, manter o vigor prático do carro e focar na parte teórica para aumentar o rendimento intelectual da equipe”, disse ele.

Ele conta que, para isso, disciplina, conhecimento e trabalho em equipe são fundamentais. Em termos de hierarquia, o grupo EEP Baja conta com um professor orientador, um capitão, três diretores nas áreas estratégica, de projetos e operacional e sete gerentes nas áreas de gestão, motor e transmissão, freio, suspensão e direção, cálculo estrutural, marketing e eletrônica.

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