A importância dos CAOFs

Barjas Negri

 

O Centro de Artes e Ofício (CAOF), projeto ligado à assistência e desenvolvimento social, foi criado visando articular a inserção de pessoas para o mercado de trabalho, com o objetivo de ampliar a renda familiar. São disponibilizados cursos para o desenvolvimento de habilidades, possibilitando às pessoas trabalhar de maneira formal ou informalmente.

De maneira geral, os cursos são gratuitos e direcionados às pessoas que residem próximas ao CAOF do bairro ou da região. Entre os diversos cursos ofertados de acordo com a demanda são o corte e costura, cabeleireiro, manicure, confeitaria, artesanato, oficinas natalinas entre outros.

As pessoas inscritas, de modo geral, são vinculadas aos diversos serviços públicos socioassistenciais do CRAS, CREAS, Cadastro Único. Esses são oferecidos de acordo com a demanda por meio de entidade social contratada mediante o Chamamento Público, que recebem recursos da Prefeitura, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). O Cesac foi durante muito tempo um bom parceiro dessas atividades.

Objetivando racionalizar recursos públicos, a Prefeitura procurou utilizar equipamentos públicos desocupados ou subutilizados e disponíveis nos bairros que, após reformas e adaptações, foram equipados e integrados aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Essas reformas sempre eram mais rápidas e de menor custo se comparamos à construção de um novo equipamento.

O primeiro CAOF da cidade foi implantado em nossa primeira gestão como prefeito (2005/2008) no Residencial Parque Piracicaba (Balbo). Utilizamos a Unidade de Apoio Administrativo do bairro, que já tinha a experiência de 13 anos de bom trabalho no atendimento e benefício de centenas de pessoas por ano.

O segundo CAOF foi instalado no Jaraguá em nossa segunda gestão (2009/2012) aproveitando a sede do centro comunitário que, na época, estava desativado e que ao ser reformado, adaptado e equipado também passou a auxiliar centenas de pessoas por ano. Já o terceiro CAOF foi instalado no Jardim Oriente (2015) também utilizando as instalações do centro comunitário, tendo beneficiado centenas de pessoas por ano.

Em pleno funcionamento esses CAOFs chegaram a dar cursos para mais de 500 pessoas/mês, todas com mais de 14 anos e, além das aulas, recebiam gratuitamente o material para o aprendizado e, ao final do curso, o certificado de conclusão. Hoje podemos observar em diversos bairros da cidade que muitas pessoas conseguiram emprego e renda resultado dos cursos dos CAOFs. É preciso política pública de abertura de novos equipamentos como esse, que só trazem benefícios e todos têm que ficar alertas quanto às tentativas de fechamento de CAOFs.

Para registro final, esses CAOFs receberam denominação da Câmara Municipal, por meio de projetos de lei, como: 1-) Parque Piracicaba – CAOF Alaíde Stipp Cruz; 2-) Jaraguá – CAOF Francisco Edilson dos Santos (Chico D´água, vereador) e 3-) Jardim Oriente – CAOF Madre Ana de Jesus. Se confirmadas as notícias da mídia, infelizmente, eles poderão ser fechados pela Prefeitura. A conferir!

_____

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima