Notícias +

PRIMEIRA

Prefeitura Municipal e hospitais de Piracicaba negociam renovação de contrato. Graças a esse acordo, a população desprovida de Plano de Saúde é atendida. A informação é de que existe uma negociação (ainda sem acordo) envolvendo valores, que não teriam permitido a renovação imediata, com as partes assinando um aditamento com validade até março. A expectativa de um entendimento, pois o acontecido com o Hospital Ilumina ainda assusta e preocupa.

 

DENTRO E FORA

Assuntos envolvendo a Câmara Municipal de Piracicaba e vereadores precisam se concentrar nos trabalhos discutidos na casa legislativa. Polêmicas, acusações, intrigas, não interessam a população. Diferenças pessoais acabam evidenciando o ego. Cidadão quer saber de decisões que favoreçam a cidade, repudiando ataques gratuitos, ou seja, particular ou individual.

 

RENOVANDO ESPERANÇA

Na noite desta quarta-feira (16), em Sorocaba, contra o São Bento (sétimo colocado no campeonato com 10 pontos), acontece a estreia do novo técnico do XV de Piracicaba (oitavo colocado com 9 pontos). Roberto Cavalo substitui Luciano Dias com a missão de conquistar o acesso. Depois de sucessivos fracassos, caso o XV não consiga novamente seu objetivo, terá que, obrigatoriamente, rever sua forma de agir e partir para outras formas de providências. Mudar elenco e técnico não está resolvendo. Esta noite (19hs30), expectativa de um XV mais voluntarioso, aguerrido, e com o técnico mostrando coragem e visão para variações táticas. Quando de um futebol decadente ou medíocre, não é preciso esperar pelos 15 minutos do segundo tempo para mudanças.

 

COSTUME ROTINEIRO

Barjas Negri mantém o mesmo hábito da época de prefeito: anda pela cidade com bloquinho e caneta no bolso da camisa para anotações. Começa o dia tomando café com um conhecido ou amigo. A semana foi aberta com o seu ex-vice-prefeito (José Antonio de Godoy) numa padaria, na Vila Rezende. Tema da conversa?: ambos garantem que foi futebol. Detalhe: presença de Barjas jamais passa despercebida, e geralmente é bastante cumprimentado.

 

NADA ERRADO

Tem quem se incomoda quando prefeito ou secretário municipal anuncia férias ou passeio. Normal e justo, desde, que, naturalmente, não coincida com um moimento atípico para o município. Todos, independente da ocupação ou missão, possui o direito a sua vida pessoal ou familiar.

 

MISTURANDO IDEOLOGIA

Se a sociedade não conseguir separar o ensino (educação ou ainda instrução) de doutrina ou ideais, a escola do Programa Nacional Cívico Militar não será instalada em Piracicaba. Se a discussão ou detalhe partir do modelo, o atual, nas nossas escolas públicas, já está falido e faz tempo.

 

ESTRANHO DEMAIS

Vamos acompanhar (e de perto) o parecer da CPI do Semae dentro da Câmara de Vereadores de Piracicaba. São muitas as dúvidas e pontos incomuns. Uma delas: como pode a inadimplência valer (está no contrato), apenas para a autarquia do Serviço Municipal de Água e Esgoto, beneficiando a empresa Mirante? Qual o motivo, o sentido ou razão? Mais: lei ou regra da isenção tem que mudar.

 

PRECISA AGIR

A Secretaria Municipal de Esportes de Piracicaba (Selam) poderia se manifestar a respeito dos seus planos: curto, médio e se for o caso, longo prazo. Pode até ser uma visão equivocada, porém, a imagem, no momento, é de uma repartição inócua. A pandemia atrapalhou e ainda atrapalha, contudo, a vida não pode parar. Atualmente a preocupação é com o chamamento público, envolvendo várias modalidades.

 

GRAMADO COMPROMETEDOR

Você observa presencialmente o gramado do estádio municipal “Barão da Serra Negra” num jogo, e se decepciona pela má qualidade. Vendo prela televisão, fica constrangido. A imagem vai para toda parte e prejudica o clube, a cidade e a Prefeitura Municipal. Um vexame: completamente remendado, se mostra totalmente irregular. Acabando o atual campeonato paulista, é preciso fechar urgentemente o estádio e fazer o possível (e o impossível) visando sua recuperação ou melhoria. Responsáveis precisam ter um mínimo de bom senso.

 

FORÇA-TAREFA

A princípio, tudo indica que a Prefeitura de Piracicaba só vai dar conta dos buracos e do mato, com uma força-tarefa. Do contrário, é enxugar gelo.
Quantidade é grande, e todo dia aparecem mais. A propósito, alguém da Secretaria de Obras conhece a rua Luiz Abrahão, trajeto entre as ruas Floriano Carro e dr. Clemente Ferreira, na Vila Rezende? Um exemplo de trabalho mal feito e descaso com o dinheiro público. Justiça seja feita: uma obra antiga.

 

PREFEITO VETOU

A exemplo do Hospital Veterinário, o prefeito Luciano Almeida também vetou o Programa Bom Prato, do governo de São Paulo, que oferece refeição (almoço) no valor de um (1) real e café da manhã a cinquenta (50) centavos. O deputado Roberto Morais ingressou com o pedido em 2019, tem o aval da Assembleia Legislativa, mas faltava a adesão do governo municipal que banca 50% dos custos. Equívoco do governo piracicabano: você não veta algo que comprovadamente vai beneficiar os menos favorecidos.

 

FOCO

Dia 21 (segunda-feira), a abertura da oitava edição da Coplacampo, uma realização vitoriosa e aguardada da Coplacana. Até o dia 24 (quinta-feira), das 8 às 17 horas, na Rodovia do Açúcar SP-308 (bairro Taquaral), uma enorme e impressionante exposição que oferece inúmeras chances de negócios para o setor do campo. São mais de 70 inscritos que mexem principalmente com os cooperados e produtores rurais. Arnaldo Antonio Borttoletto, que sofre atualmente com o XV e o Santos, mas é um feliz e consagrado esalqueano, sempre entusiasmado com a Coplacana, da qual é presidente, fala com otimismo da Coplacampo, que garante excelentes oportunidades para aqueles que querem evoluir no segmento do agro. Ocasião praticamente única para grandes e vantajosas comercializações.

 

ÚLTIMA

Quanto ao Mundial da FIFA, nenhum motivo para alguém criticar o Palmeiras, um grande clube e atualmente com um bom time. Fez bonito e honrou o futebol brasileiro. Aplausos também para sua torcida, presente em expressivo número num palco muito distante do Brasil, e mostrou seu apoio e amor pelo clube, inclusive recebendo com aplausos os vice-campeões do mundo quando do seu desembarque, domingo (13), em São Paulo. Impossível qualquer comparação envolvendo um clube brasileiro (ou sul-americano) com um grande europeu. A diferença é enorme por conta do dólar ou euro. Abel Ferreira é um técnico estudioso, e o clube está nas mãos de gente competente. Ao lado de Flamengo e Atlético Mineiro, deve ter um outro ano vitorioso e, qualquer um deles, ganhando a Libertadores de 2022, só vencerá um campeão da Europa na base da sorte ou graças as deliciosas surpresas que o futebol proporciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima