
A vereadora Rai de Almeida (PT) recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira (10), o professor e historiador Noedi Monteiro – mestre em educação com ênfase em relações etnicorraciais e antirracismo, organizador do projeto Negro Arquivo & História e do grupo organizador do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba.
Na ocasião, o professor Noedi e a vereadora Rai conversaram sobre uma série de projetos a serem pensados em relação à elaboração, registro e difusão da cultura e da história da comunidade negra em Piracicaba – sua tradição, sua luta e também a trajetória de negros e negras notórios dentro da história da cidade e que foram esquecidos ao longo do tempo.
Dentre os principais projetos debatidos e a serem programados estão as celebrações referentes a dois dias especiais que entraram para o calendário municipal oficial este ano: o Dia da Comunidade Indígena e o Dia da Comunidade Negra.
O Dia da Comunidade Negra está estabelecido a partir do projeto de lei 260/2021 e institui 21 de abril como data oficial a ser comemorada anualmente, com o objetivo de “garantir valorização, respeito à memória e à contribuição negra para a formação da cidade de Piracicaba, bem como, e por consequência, garantir a representatividade negra no calendário oficial do município”, conforme traz o texto da propositura aprovada.
O Dia da Comunidade Indígena de Piracicaba, igualmente subsidiado pelas pesquisas historiográficas do professor Noedi Monteiro, nasce do projeto de lei 261/2021 e institui no calendário oficial do município o dia 28 de março como dia de celebração e reflexão.
Como afirmou a vereadora Rai de Almeida, “esses dias instituídos no calendário municipal são dias de celebração e homenagem a essas comunidades. Porém, mais do que isso, são dias de reflexão e de consciência sobre a importância histórica, social, cultural e de luta dessas comunidades”.
Para além das atividades referentes a essas datas – a serem desenvolvidas nos próximos meses – Rai e Noedi debateram ainda sobre outras propostas apresentadas à vereadora pelo professor. “As contribuições que o professor Noedi Monteiro dá a cidade há anos são de valor inestimável. Vamos, em nosso gabinete, nos empenhar para poder trazer à Câmara todas as contribuições que o professor Noedi vem oferecendo, de maneira muito generosa, à nossa cidade”, completou Rai.