Cuidado, senhoras vereadoras e senhores vereadores!

Sergio Oliveira Moraes

 

Pauto o meu artigo e aviso pela seguinte notícia: Câmara Municipal de Piracicaba pode instituir a “Medalha de Mérito Estudantil Professor Olavo de Carvalho” (processo correndo na casa, com o número 97/2022).

Diante de tal informação, não vou discutir aqui se não ter cursado instituições de ensino é um bom exemplo para jovens, tampouco se deixar os próprios filhos no analfabetismo (como relata a filha mais velha do professor Olavo) o é, ou defender o hábito de fumar (como fazia ele), ou ter apontado arma para a cabeça dos filhos pequenos (fato também relatado pela filha de Olavo, disponível em vídeos do Youtube). A lista é grande e o tempo é curto.

Três afirmações colhidas das falas do senhor Olavo de Carvalho, todavia, resumem minha preocupação caso tal medalha seja instituída. São elas: 1) “ Albert Einstein foi um farsante e inventou a Teoria da Relatividade.”; 2) “ Isaac Newton é portador de uma burrice formidável.”; 3) “ Galileu Galilei não passou de um charlatão protegido pelo papa.”

Não vou aqui também questionar sua técnica nada científica ou filosófica de qualificar a pessoa ao invés de discutir suas ideias – não farei o mesmo com o senhor Olavo. Vamos às afirmações – resumidas para não deixar o texto cansativo.

Em relação à primeira, depreende-se pela sequência que se trata da Teoria da Relatividade Restrita e não a Geral, já amplamente confirmada pela ciência (seja nas viagens espaciais, seja na detecção de partículas na superfície terrestre, entre uma série de outras comprovações, aqui simplificadas).

Em relação à segunda – por tratar Newton de velocidades e corpos que fazem parte do nosso dia a dia – a todo momento a utilizamos (seja para estudar a queda de uma maçã, seja para prever o movimento de satélites ou planetas, ou para sacudir um frasco de molho e interromper bruscamente para que o tal molho escorra para nosso prato, utilizando instintivamente a Lei da Inércia). O mausoléu de Sir Isaac Newton ocupa um lugar especial na Abadia de Westminster.  ”Burrice”?

Chegamos, retroativamente, no tempo a Galileu Galilei – falecido em 1642, mesmo ano do nascimento de Newton. Até hoje seus estudos sobre a composição de movimentos são utilizados em balística, por exemplo, e suas discussões sobre a Física Aristotélica (384 A. C.) são geniais!

Isso, senhoras vereadoras e senhores vereadores, para ficar no básico!

Concluindo, peço que reflitam bastante, pois a aprovação do nome do “professor” Olavo de Carvalho para tal premiação significa endossar suas ideias. Ou seja: “Albert Einstein farsante, Isaac Newton burro e Galileu Galilei charlatão!”.

A História, a Ciência e a Filosofia os julgarão – senhores e senhoras vereadores e vereadoras – caso aprovem tal iniciativa, bem como boa parte de piracicabanos (envergonhados)!

_____

Sergio Oliveira Moraes, Licenciado em Física pela Unesp/Campus Rio Claro. Doutor pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz “/USP

 

27 comentários em “Cuidado, senhoras vereadoras e senhores vereadores!”

  1. Maria Helena Soldera Grecchi

    Não concordo com essa tamanha ignorância…devemos valorizar pessoas que realmente são responsáveis e não com um mau exemplo como essa pessoa que nem morava aqui no Brasil e ainda incentivava fake news e não tem formação e nem serve de inspiração para jovens e adultos.

  2. Marcio Kassouf Crocomo

    Parabéns! Texto perfeito!

    O título também vai direto ao ponto. Votar a favor de dar esse nome para um prêmio desses é uma mancha na biografia que nunca vai sair! Como piracicabano, já me sinto envergonhado só dessa proposta ter sido feita aqui.

    E cuidado, vereadores e vereadoras! O mesmo se aplica ao projeto que busca dar o mesmo nome para uma praça.

  3. Reginalice Cera da Silva

    Custo a crer que Piracicaba tenha regredido tanto!
    Excelente artigo, traz luz e discernimento aos fatos!
    Que nossa cidade se livre desta vergonha!

  4. Francisco Constantino Crocomo

    O artigo é excelente! Claro e objetivo! Parabéns! Não devemos aceitar tamanha afronta à Educação e Cultura! Esta proposta não deve nem ser apresentada! Que absurdo: ! Premiar à Educação com o representante da Contra Cultura e Contra a Educação! Um Negacionista e Anticiencia ! Não vamos aceitar! Basta!

  5. Luziana Sant'Ana Simões

    Brilhante e muito oportuno artigo!

    Que nossos vereadores não nos permitam essa vergonha!
    Existe outro projeto na casa, para nomear uma praça em homenagem ao mesmo suposto professor. Por favor, votem não! É muita vergonha para uma cidade tão produtora de conhecimento científico!

  6. A parte pensante da cidade há de perceber o cadafalso montado para a vergonha de nossa cidade (que ultimamente já não é pouca…). A ostentação da ignorância destes tempos é estarrecedora…
    Parabéns, Sérgio, pela coragem com que assume a responsabilidade, com modéstia e sem vaidade! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  7. renato gomes leitão travassos

    Este projeto, além de nomear quem são os verdadeiros inimigos do povo, mostra tb a incompetência e o baixo nível dos parlamentares que são eleitos. Lamentável.

  8. Apoio, envergonhada, integralmente o texto do Dr. Sérgio Moraes: Cuidado Sras e Srs Vereadores!
    Os estudantes , depois de tanto estudo, certamente não endossam as ideias do sr. Olavo.

  9. Lúcia Maria das Neves Ferreira Pedro

    É isto! Bem isto! É tudo isto e muito mais! Fico imaginando que tipo de estudante (3 primeiros lugares do ENEM!) se honraria com tal medalha?! Afinal, viramos a história de cabeça pra baixo??? Chutamos anos e anos de estudo e discussões científicas pra debaixo do tapete de terra plana??? Retornamos no tempo, séculos antes a estes cientistas??? Voltamos ao tempo das cavernas??? Realmente, como piracicabana nata, jjamais sonhei passar por uma vergonha desta. Inaceitável! Inconcebível! Inadmissível!

  10. Não é aceitável uma postura dessa de um veriador!
    Veriador tem que ter uma formação para exercer a função, se não sai só asneira 😭😭😭😭😭

  11. Prof Dr Sérgio O. Moraes, físico, educador. Etc conseguiu sintetizar e apresentar contrapontos a cada letra da proposta apresentada pelo vereador, que o felizmente faz lives usando palavras de baixo calão. Parabéns professor. Cuidado vereadores .

  12. Prof Dr Sérgio O. Moraes, físico, educador. Etc conseguiu sintetizar e apresentar contrapontos a cada letra da proposta apresentada pelo vereador que, infelizmente faz lives usando palavras de baixo calão, talvez por isso se espelhando no sr.olavo. Parabéns professor Sergio.
    Cuidado vereadores .

  13. #OlavoVive
    Justa homenagem!
    Uma pessoa com 36 obras publicadas, colaborou com publicações em pelo menos 6 jornais, fez pelo menos 13 entrevistas entre Radio e TV e Recebeu Prêmios, Distinções e Condecorações. Se juntarmos o curriculum de todas as pessoas desses comentários não chega a metade do curriculum do Professor Olavo, o que me faz entender que isso não passa de invejinha e dorzinha de cotovelo. A vida passará aos olhos de todos nós e não teremos chego aos pés desse grande Mestre e diga-se de passagem não necessariamente dependa de uma medalha para se provar o valor. Sua biografia fala por si só.

  14. Venicio Eduardo Gonçalves

    Senhores vereadores, cuidado!
    Se os senhores aprovarem um absurdo desse naipe, os seus nomes vão ficar registrados na história de Piracicaba como cidadãos que desqualificaram e humilharam seu povo, sujaram o nome da cidade e conspurcaram sua cultura, ao instituir uma medalha de “mérito estudantil” com o nome de um sujeito sem educação, que se recusou a participar do processo educacional e que, posteriormente, vomitou aos quatro ventos as idiotices que lhe brotaram de sua mente suja.
    Não, senhores vereadores. Piracicaba não merece tal humilhação.
    Não nos envergonhem de ser piracicabanos. Nós amamos essa cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima