O prefeito Luciano Almeida visitou na manhã de hoje, 04/02, a represa da Usina Santa Heleza/Raízen, em Rio das Pedras. A visita faz parte da força-tarefa coordenada pela Prefeitura, por meio da Defesa Civil, devido às chuvas que castigaram Piracicaba e região nos últimos dias. As represas influenciam no nível do ribeirão Piracicamirim, que causa enchentes em vários bairros de Piracicaba há cerca de 30 anos, entre eles o Bosque da Água Branca, Maracanã e Morumbi.
A visita contou com representantes da Usina Santa Helena/Raízen e da Agência das Bacias PCJ, além de secretários municipais de Piracicaba. O objetivo foi entender se o barramento das represas pode contribuir com a retenção de água em época de cheia, para depois soltar lentamente, ajudando a conter enchentes na região do Piracicamirim. Para isso, a Prefeitura de Piracicaba se comprometeu em solicitar ao Governo Federal comportas para a barragem das represas e equipamentos de medição da vazão.
De acordo com representantes da Usina Santa Helena/Raízen, da noite de sábado, 29/01, até o fim da tarde de domingo, choveu 180 mm no local. Durante todo o mês de janeiro deste ano, em Piracicaba choveu 351,1 mm, de acordo com medição da Defesa Civil do município. Ou seja, no local das represas em Rio das Pedras, em aproximadamente um dia choveu mais da metade do volume que choveu em 31 dias deste ano em Piracicaba.
O prefeito Luciano Almeida está percorrendo diversos pontos da região, entre represas, barragens, rios e lagos, para entender a influência desses nos níveis das águas do rio Piracicaba e ribeirão Piracicamirim, com objetivo de elaborar projetos estruturais para solucionar o problema dos alagamentos no município. Na segunda-feira, 31/01, Luciano Almeida visitou a barragem da empresa CPFL Energia em Americana.
Representando a Prefeitura de Piracicaba, participaram da visita de hoje em Rio das Pedras os secretários de Governo, Carlos Beltrame; de Obras, Paulo Ferreira da Silva; e de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia; o presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), Sérgio Chaim, e o diretor da Defesa Civil, Odair Mello. Da Agência das Bacias PCJ, o diretor-presidente, Sérgio Razera. Do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o diretor Felipe Gobet de Aguiar.
Representaram a Usina Monte Alegre/Raízen o coordenador administrativo, Luiz Carlos Locatelli; o gerente industrial, Donizete Piantola; as engenheiras de meio ambiente Daiane Rodrigues de Camargo e Viviane Furlan Campos; e a engenheira de segurança do trabalho Josiane Aparecida da Silva.