Notícias +

PRIMEIRA
Teremos a repetição da campanha que incentiva os eleitores de Piracicaba a votar nos candidatos que residem e vivem na Noiva da Colina. O objetivo é evitar que a cidade, em outubro próximo, fique sem representante como aconteceu na eleição de 2018, quando não elegeu nenhum deputado federal. Quem cuida dos detalhes é a ACIPI que terá parceiro (ou parceiros) nessa jornada. É por demais importante (e determinante) que Piracicaba possa ter representantes no poder legislativo em São Paulo e Brasília.

 

PRAZO FATAL
Incluída pelo MEC no Programa Nacional de Escolas Cívico Militar, Piracicaba tem prazo até 14 de fevereiro para responder se quer ou não. Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual de Educação comandam as providências. Dirigente (Delegacia de Ensino – Região de Piracicaba) Fábio Negreiros, e o prefeito municipal Luciano Almeida consideram positiva a presença da referida escola (federal) no ensino piracicabano.

 

MOMENTO CRÍTICO
O XV de Piracicaba tem um início difícil e preocupante no Campeonato Paulista (Série A-2) 2022. Três jogos, oitavo colocado, 4 pontos, futebol ruim, ascende o sinal de alerta com muita antecedência, exigindo absoluta atenção por parte do comando do clube. Mais um ou dois resultados negativos podem começar a comprometer todo um cuidadoso e caro planejamento. Nesse momento também se avalia a capacidade e experiência dos dirigentes.

 

UMA PREOCUPAÇÃO
Confirma o secretário de Governo Carlos Beltrame, que tudo caminha de acordo com a programação com respeito ao planejamento para a Festa das Nações, em maio. Contudo, a pandemia inquieta os organizadores. E, esse detalhe só será discutido a partir de abril, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

TERCEIRAS TROCAS
Prefeito Luciano Almeida se viu obrigado em menos de catorze meses de governo, a nomear novo Procurador Geral e secretário de Educação. Também mudança no Ipplap. Agora, ocupa o cargo de Procurador, o dr. Guilherme Mônaco de Mello (vice-presidente da OAB/Piracicaba), depois dos advogados Fábio de Moura e Fábio Dionísio. Também um terceiro nome na Secretaria de Educação: no lugar de Gabriel Ferrato (após João Marcos Thomaziello), assume Bruno Cesar Roza, que exerceu funções na Prefeitura e Câmara Municipal de Araras. No início do governo Luciano Almeida lembramos: o trabalho na vida pública é bem diferente da privada. Quem não conhece pode não suportar.

 

PODE ACONTECER
Hoje (9), o XV joga (15 horas) em Monte Azul contra outro time inferior tecnicamente (décimo colocado com 3 pontos em quatro jogos). Sábado (12), volta a se apresentar em Piracicaba, e enfrenta o Rio Claro (décimo quatro com um empate em três jogos). Se a diretoria aprendeu a lição em 2021, no caso de novas decepções, deve demitir o técnico Luciano Dias. Não deveria somente o técnico pagar a conta: também mudanças no comando do departamento de futebol seriam bem-vindas.

 

OLHO ABERTO
O rio Piracicaba continua cheio, atraindo curiosos. Ele transborda quando alcança o nível de 4,70m (3,74m no dia 7), enquanto o Corumbataí sai do seu leito com 5,5m (3,26m, dia 7). A Defesa Civil se mantem alerta e esperava por mais chuva a partir de segunda-feira (7) até hoje (9). Já o ribeirão Piracicamirim tem influência direta das chuvas em Rio das Pedras e Saltinho.

 

RECONHECIMENTO TOCANTE
Roberto Morais sentiu, agora, no começo de fevereiro, a emoção de populares felizes e agradecidos pela conquista da cidade. Explicou o deputado estadual ser normal o reconhecimento das autoridades, mas a gratidão da população chegou de forma inesperada e emocionou. “Foi o que aconteceu envolvendo Ipeúna, uma cidade e povo querido, quando para lá levamos uma Van, veículo equipado, cedido pelo Governo de São Paulo para atender a saúde do município. Tudo é importante, seja a segurança, educação ou habitação, mas quando se trata da saúde, é mesmo diferente, e impressiona, como as pessoas se comovem”, explicou o parlamentar.

 

NOVIDADE DUPLA
A Difusora AM 650 com duas novas atrações na AM: futebol e sertanejo. Diariamente, das 15 às 17 horas, tem “Chique no Úrtimo” com o Paulinho, a Valéria e o Leandro Hercoton. A grande nova é a volta da mais antiga e famosa emissora piracicabana ao futebol, transmitindo jogos do XV. Tony Costa (revelado na Onda Livre/Jovem Pan News), é o narrador, acompanhado pelo Tarantini, Marlon, João Luiz, Bisteca e Jonas Parisotto, com João Panosso no comando técnico. Bom para todos: faz bem a cidade, a torcida, profissionais da mídia, ao XV e a própria emissora.

 

MISSÃO CUMPRIDA
Dinival Tibério, radialista e dirigente reconhecido por tudo o que fez (e faz) pelo esporte varzeano de Piracicaba, passou o comando da Associação Varzeana (completa 26 anos em abril), ao Odivaldo Daragoni, aceitando ser vice do mesmo. Dinival se sente agraciado pela sua dedicação em favor do futebol varzeano, com saldo altamente positivo. Continua com o programa “Bola na Varzea”, todos os sábados (12 horas), na rádio Educadora AM 1060. Se confessa decepcionado com o atual momento do esporte amador de Piracicaba, parado, vivendo uma das piores fases de sua gloriosa história.

 

FOCO

Na noite do último dia 2 de fevereiro, o padre Agnaldo Rogério dos Santos tomou posse como novo vigário do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres (Nova Piracicaba/Vila Rezende). Ele ocupa a vaga deixada pelo Padre João Carlos (Joãozinho) que foi transferido para Rio Claro. O Padre Agnaldo é natural de Santa Fé do Sul (SP), nascido em 16 de dezembro de 1973, ordenado em 13 de dezembro de 98. Estava em Santa Bárbara d’Oeste (Igreja Imaculada Conceição) desde 2014. Preocupação inicial do padre Agnaldo, aliás, como todos que iniciam um trabalho, é conhecer o lugar, a comunidade, verificar a rotina administrativa e, começar a fazer mudanças (caso necessário), adaptando-se ao seu estilo administrativo de comando. Totalmente natural e normal.

 

ÚLTIMA
O polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do ano 2021 pela FIFA, superano os favoritos Ronaldo Cristiano (Portugal) e o argentino Messi. Sobram na Europa, jogadores badalados, citando como exemplos, Sadio Mané (Senegal) e Mohamed Sala (Egito). O brasileiro Neymar Junior já poderia estar entre os laureados pela FIFA, mas vários fatores atrapalham seu futebol, embora seja o melhor do Brasil e um dos destaques do mundo. O futebol brasileiro não mais vive as gloriosas fases dos anos 50, 60, 70 e 80, décadas em que comandou o mundo da bola. Mas, recordando o futebol dos cinco títulos mundiais, os elogiados da Europa de hoje, não podem ser comparados a Garrincha, Gerson, Tostão, Rivelino, Ademir da Guia, Romário, Ronaldo e tantos outros. O Brasil de hoje perde para força do dinheiro (dólar e euro) e enfrenta um atraso na concepção tática e técnica do futebol coletivo mundial. Maior prova é a ocupação do espaço pelos técnicos estrangeiros nos grandes clubes do futebol brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima