“Saravá” –  Afropira promove sarau online com bate papo e intervenções

Diretores da Afropira, entidade organizadora do Sarau Saravá. Foto:Divulgação

O Instituto Afropira promove na próxima sexta-feira (4), a segunda edição do “Sarau Saravá”, ao vivo, das 20h às 21h30, pelo Facebook e canal do Youtube. O evento gratuito tem como objetivo valorizar e disseminar a cultura afro-brasileira por meio de intervenções artísticas e um bate papo sobre escrita com a atriz, rapper e ativista Mayra Kristina e a poetiza Mércia Lima.

As intervenções culturais ficam por conta dos convidados Guilherme Oliveira (MC), Eva Prudêncio com uma apresentação teatral, o rapper Kinder, Mestre Adriano Rigo e a publicitária Fernanda Arruda.

Os diretores do Instituto completam o cronograma com capoeira e dança afro pelo Mestre Marquinho, música com Elaine Teotonio, artesanato com Erica Lima, moda com Isabel Farias, samba rock por Jean Bastos e a mediação do sarau pelo poeta Julio Rocha.

Os interessados em prestigiar o sarau podem acompanhar pela página do Facebook (https://www.facebook.com/afropira) e pelo canal do Youtube do Afropira (https://www.youtube.com/watch?v=QB2FhOrbxxc&t=12516s). Quem quiser saber de todos os eventos do Instituto, deve seguir a página e se inscrever no canal.

O SARAU – A ideia do sarau surgiu em uma roda de conversa que tinha como tema “A Etimologia Negra”, no intuito de fazer levantamento da origem de diversas palavras dirigidas ao povo negro e as criadas e inseridas pelos mesmos no Brasil.

Este encontro trouxe inspiração ao Instituto para uma contínua pesquisa, e todos adotaram como missão garantir o acesso à população a este conhecimento, com o desejo de contribuir para a diminuição do preconceito e discriminação com a cultura e os costumes da população negra. Desde então, o Afropira se empenha para criar projetos e atividades utilizando estas palavras.

O Sarau Saravá ocorre anualmente em torno do dia 6 de fevereiro, em homenagem à Dandara, mulher guerreira companheira de Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia, em 1694, ao se jogar de um precipício para não ser entregue à escravização.

A proposta é ter mais momentos de reflexão – mais Dias de Consciência Negra, iniciando pela companheira de Zumbi trazendo, inclusive, um recorte de gênero valorizando a mulher negra. Também, para fortalecer este tema de gênero, o Sarau homenageia Iemanjá, que tem seu dia na semana do evento (2 de fevereiro).

ORIGEM DA PALAVRA ‘SARAVÁ’ – A palavra “Saravá” é utilizada frequentemente nas religiões de matrizes africanas e, segundo pesquisadores, etimologicamente o termo se originou a partir do modo como os africanos escravizados pronunciavam a palavra portuguesa “salvar” que, devido a influência da fonologia do idioma bantu, falavam “salavar” e com o tempo evoluiu para o então “saravá”. Hoje nos terreiros traz o significado de “salve”, “bem-vindo(a)”, “salve a sua força”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima