Terapia – CRP recebe verba para revitalização de setor

Mariana Luciano, gerente do CRP; Ricardo Kraide, presidente do CRP; Jaime Henrique de Campos, da  L.B Novaes Junior Construção e Projetos ME; e Adriano Camargo, captador de recursos do CRP.

O Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP) recebeu no último dia 21 de janeiro, emenda parlamentar para Custeio de Média e Alta Complexidade na Saúde (MAC) no valor de R$ 250 mil. A emenda articulada pelo Setor de Captação de Recursos do CRP, foi realizada pelo senador José Serra (PSDB). O dinheiro que é proveniente do Orçamento Geral da União de 2021 será usado para revitalização do Setor Terapêutico da entidade, conforme Plano de Trabalho apresentado à Prefeitura do Município de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O setor terapêutico é responsável por identificar as barreiras e os apoios necessários para a pessoa com deficiência ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, proporcionando a sua reabilitação e inclusão. Conta com uma equipe de 25 profissionais, distribuídos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social e Médicos nas especialidades de neurologia, pediatria, gastroenterologia e ortopedia, além de dentista. Compreende um espaço amplo de aproximadamente 735 metros quadrados com uma variedade de salas especializadas de acordo com a intervenção terapêutica. Atualmente o setor terapêutico realiza 12.000 procedimentos/ano para 358 crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos.

O pagamento da equipe multidisciplinar está contratualizado com a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, mas as despesas correntes de prestação de serviços, manutenção do espaço e aquisição de bens de consumo são mantidas com recursos próprios.

Por falta de recursos financeiros, o CRP conta com salas de atendimento que não são revitalizadas há mais de 30 anos.

A revitalização ocorrerá em cinco salas de atendimento e um banheiro.

Sala de Integração Sensorial: utiliza de equipamentos suspensos e de solo, atividades físicas, aliadas a luzes, sons, cores, texturas e movimentos que permitam exploração, criatividade e planejamento com base nas informações sensoriais. Essas sensações levam a respostas adaptativas, provocando estímulos que possibilitam ao cérebro melhorar sua eficiência e funcionamento em maior amplitude. Os equipamentos e objetos devem estar dispostos para serem tocados, percebidos e contemplados a fim de provocar o cérebro a codificar as sensações e aprendê-las.

Academia/Eletroeterapia: é um espaço voltado para o treinamento físico e para a estimulação eletro terapêutica. As atividades desenvolvidas pelo profissional com o atendido neste espaço são definidas a partir da demanda de cada caso, de acordo com o Projeto Terapêutico Singular (PTS), usualmente voltados aos objetivos específicos de: fortalecimento muscular, ganho de amplitude de movimento, condicionamento cardiorrespiratório, treino de marcha, melhora do equilíbrio e propriocepção, melhora da consciência corporal, descarga de peso, dissociação de cinturas, utilização dos recursos eletroterapêuticos para analgesia, ação anti-inflamatória, cicatrização, ativação muscular.

Brinquedoteca: é um espaço de jogos, brinquedos e instrumentos para desenvolver a ludicidade da criança, podendo ser utilizada de forma livre ou com orientação. Esta sala é organizada para a atuação de toda a equipe técnica de acordo com a demanda de cada caso, sendo destinada ao formato de atendimento individual e ao formato de atendimento em grupo de crianças e/ou adolescentes, podendo ser inseridos familiares. Visa contemplar equipamentos audiovisuais para utilização como recursos terapêuticos, como por exemplo, atividades com filmes, jogos eletrônicos e música, contemplando uma variedade de possibilidades de estimulação do atendido.

Nas salas de atendimento com bebês são contemplados usuários de zero a cinco anos com déficit no desenvolvimento global neuropsicomotor ou que, devido a prematuridade, possam desenvolver quaisquer atrasos no desenvolvimento. Busca promover uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças, as quais têm a oportunidade de resgatar ou manter suas funções motoras, cognitivas e ou emocionais saudáveis, graças às funções cerebrais de neuroplasticidade bem estimuladas. Vale ressaltar que os pais ou responsáveis participam da terapia para que possam também em casa desenvolver as atividades com seus filhos.

Banheiro: compreendido no Setor Terapêutico é usado pela equipe técnica e pelos usuários do serviço, inclusive para treino de desfralde e hábitos de higiene.

A revitalização das salas propiciará um ambiente mais moderno e favorável, trazendo bem estar para usuários e equipe, dando maior qualidade na intervenção terapêutica. Isso significará um salto de qualidade no atendimento e na acolhida, respeitando, em especial, os direitos das pessoas com deficiência, em condições de dignidade em um ambiente favorecedor de desenvolvimento.

O CRP está em busca de mais recursos na esfera Estadual e Federal para continuar as reformas e atualizações nas estruturas da instituição que este ano completará 57 anos, visando assim melhorar cada vez mais o atendimento para pessoas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima