
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), está em contato com o Governo do Estado em busca de recursos por meio de programas da SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), com o objetivo de acelerar reformas de estradas rurais.
Nesta quarta-feira (26), a secretária da Sema, Nancy Thame, esteve reunida com os técnicos representantes da SAA, Antonio Hélio Leme e Eduardo Pniewsky, para tratar sobre o programa estadual Novo Melhor Caminho e inscrever a estrada do Canal Torto (PIR 011W) para receber os recursos do programa.
Após a indicação, os técnicos foram até a estrada para realizar o levantamento para elaboração do projeto de reforma, junto à engenheira civil da Sema, Bruna Trevisan. Segundo eles, se Piracicaba for contemplada no programa Novo Melhor Caminho, poderá ser feita a manutenção de seis quilômetros da estrada, com previsão de início ainda neste primeiro semestre de 2022.
De acordo com a secretária Nancy Thame, o trecho do bairro Canal Torto é um dos mais críticos entre os 811 quilômetros de estradas rurais em Piracicaba e, por esse, motivo foi escolhido para ser o beneficiado nesta primeira etapa do programa.
“A Sema tem se organizado e acompanhado a demanda dos moradores em relação às estradas rurais e está diariamente realizando manutenções em diversos pontos, mas para avançarmos mais nesses trabalhos, esta parceria e articulação com o governo estadual é fundamental para a canalização de recursos”, disse Nancy.
O programa Novo Melhor Caminho, lançado no fim de 2022 pela SAA, foca no desenvolvimento da zona rural, simplificando a vida do agricultor ao favorecer o escoamento da produção agropecuária, além de diminuir a erosão do solo e o assoreamento dos rios. Com o Programa, a trafegabilidade e a segurança nas estradas serão beneficiadas.