Um pouco da história do Fórum Dr. Francisco Morato (II)

Barjas Negri

Inaugurado em 1988, no segundo mandato do prefeito Adilson Maluf, o Fórum Dr. Francisco Morato, desempenha bem o seu papel, mas Piracicaba cresce muito a partir daí e, também, os processos judiciais, até que, 15 anos depois, inicia-se um processo bem articulado entre as autoridades para ampliar o prédio e melhorar as suas acomodações.
Na época, o prefeito José Machado exercia o seu segundo mandato e para colaborar com as autoridades e com o próprio governo estadual, assume a responsabilidade de cofinanciar a ampliação do prédio, custo avaliado em R$ 3.189.997,63 à preços de 2004. Um bom recurso tanto para o Estado como para a Prefeitura, que assumiu a contrapartida de R$ 637.999,52 ou 20% do total. Licitada e contratada, a obra foi iniciada timidamente por falta de recursos do Estado e da Prefeitura.
Tomei posse como prefeito de Piracicaba em 1º de janeiro de 2005 e logo fui pressionado a encontrar uma solução para acelerar as obras, tão importantes para o poder Judiciário. De imediato, reuni os secretários de Obras, Paulo Prates, o procurador Milton Sérgio Bissoli e o secretário de Finanças, José Admir Moraes Leite. Juntos procuramos viabilizar uma solução ainda no primeiro semestre para concluí-la em 2006.
A nova construção envolveria um prédio de quatro andares: subsolo, térreo, 1º e 2º andares, ou seja, 24 salas, salão para a biblioteca, almoxarifado, sanitários. Tudo isso numa área de 2.200 m2 para utilização dos cartórios, promotores e a realização de audiências. Com remanejamento do orçamento e de recursos e com boa articulação com o governo estadual para liberação de sua parte, as novas instalações foram concluídas, e inauguradas pelo diretor do Fórum, dr. Mauro Antonini, na gestão do governador Cláudio Lembro que, na época, substituía Geraldo Alckmin.
Foi um sufoco financeiro, mas os profissionais do Direito junto com a população ganharam muito em agilidade e conforto. Da sua inauguração participou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Celso Limongi.
Com a posse do dr. Wander Pereira Rossete Júnior na direção do Fórum, isso em 2005 e sua articulação e apoio da sociedade, da OAB e da Prefeitura, o Fórum foi ampliando as suas atividades, como a criação da 3ª Vara da Família em 2007; a criação do Juizado de Pequenas Causas  — agora, denominado de Juizado Especial Cível – em prédio alugado pela Prefeitura; criação da 2ª Vara de Fazenda; criação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), também em prédio alugado pela prefeitura em nossa gestão como prefeito.
Na nova direção do dr. Marcos Doulgas Veloso Balbino da Silva, a partir de 2016, foram iniciados os estudos e projetos para a implantação da Cidade Judiciária de Piracicaba, tendo a prefeitura viabilizado o terreno para doação ao governo estadual. Em decorrência das dificuldades econômicas e da crise fiscal, esses planos ainda não obtiveram recursos orçamentários, mas todos estudos preliminares foram realizados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) e entregues ao Tribunal de Justiça do Estado.
_____
 Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima