Notícias +

PRIMEIRA

Para secretários e assessores, a partir deste ano, os piracicabanos começarão a conhecer os reais propósitos do prefeito Luciano Almeida. Justificam que, 2021, serviu para colocar a casa em ordem, encontrada desorganizada e ultrapassada. Novos rumos administrativos serão inaugurados, como implantação de zeladorias (tipo subprefeitura), que darão aos bairros autonomia para resolver seus próprios problemas, a começar por mato e buracos no asfalto. Garante a equipe do prefeito, muitas e boas novidades, que ao longo dos próximos três anos mudarão a cara da cidade que o prefeito garante ter parado no tempo graças a um comando obsoleto, e desprovido de compromisso com a credibilidade.

 

COMEÇA HOJE

Nova largada para o futebol do XV de Piracicaba. Permanece o técnico Luciano Dias que mudou totalmente o elenco. Porém, se o nosso alvinegro quiser continuar merecendo a confiança do seu torcedor, precisa dar uma resposta positiva dentro do campo. Do contrário, num determinado momento, ninguém vai acreditar mais. Começar bem, hoje (26), em Rio Claro (Velo), é uma boa ideia. Um bom sinal.

 

PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE

Gabriel Ferrato não é somente o secretário municipal de Educação. Assumiu por necessidade. Eleito vice-prefeito, muitos perguntam: que tipo de ajuda ele tem dado ou pode oferecer ao prefeito? Ou então: Luciano Almeida recorre ao seu companheiro de chapa vitoriosa? Afinal, um dia já prefeito municipal, o que não deve faltar ao Ferrato é conhecimento e experiência.

 

PODE MAIS

Já tivemos a oportunidade de comentar sobre o trabalho do Procon em Piracicaba. Pode ser sério (e acreditamos ser), mas, ao não divulgar nomes dos envolvidos, prejudica a população em benefício do infrator. Não tenha dúvida de que, sabendo do risco de ter o nome (pessoa física ou jurídica) na mídia, os mal-intencionados pensariam duas vezes antes de negligenciar.

 

CHANCES REAIS

Quando de eleições políticas partidárias, são muitos os que manifestam vontade de concorrer. Contudo, tem quem ignore consequências, e mesmo assim vai para a briga. Aquele com chance real, recebe todo tipo de apoio, porém, quando isso não acontece, acaba por dar vexame, se prejudica e até atrapalha os outros.

 

CUIDADO NECESSÁRIO

A TV Ativa (Piracicaba), quando dos seus programas próprios, agrada, pois foca fatos que interessam a cidade e aos piracicabanos. No entanto, ao colocar no ar outras produções, filmes, por exemplo, a qualidade é sofrível, caso do som. É preciso rever essa situação, pois acaba por prejudicar a própria emissora.

 

SEGUNDO ANO

Na próxima semana, dia 3 de fevereiro, quinta-feira, os vereadores de Piracicaba retomam a sua rotina, voltando as sessões ordinárias das segundas e quintas-feiras. Vários iniciarão seu segundo ano numa função pública e, é possível prever atividades agitadas. Momento político com muitos questionamentos, mostra a necessidade de maior interação entre os poderes legislativo e executivo.

 

DESPEDIDAS SENTIDAS

Mais dois estabelecimentos comerciais tradicionais de Piracicaba encerraram suas atividades: Droga Vila e Padaria Bom Jesus. A panificadora e confeitaria, antiga e tradicional, em frente a Igreja Bom Jesus, fará falta para os moradores da Cidade Alta. A Droga Vila, na avenida Rui Barbosa, que já atendia com outro nome, encerra uma história bonita, durante longa data sob o comando do saudoso José Arantes de Carvalho. No passado, para falar com o querido Zezinho, era preciso chegar cedo, pegar lima senha e esperar. Atendia a todos com destacada educação e paciência. Talvez seja impossível saber quantas milhares de pessoas Zezinho orientou ou ajudou.

 

BOM EXEMPLO

O XV de Piracicaba, embora lentamente, evolui com sua política de revelar e negociar jovens jogadores. Exemplo mais recente, é a do atacante Erisom, 22 anos, que se transferiu para o Botafogo do Rio de Janeiro. Como o XV pretende usar o dinheiro que levantou com a negociação? Seria mesmo R$ 1,3 milhão? Cada clube tem sua forma de trabalhar e necessidades distintas. Mas, não custa lembrar um dos motivos da ascensão do Mirassol: toda a receita ganha com transferência de jovens atletas é investida na base, que começou (e terminou) com a construção de um CT.

 

ESPAÇO POLÍTICO

Na primeira quinzena de janeiro surgiu em Piracicaba, o Grupo Zona Norte. Vestindo camisa azul, lideranças convidaram o ex-prefeito Barjas Negri, que inclusive tirou foto com os integrantes, prometendo discutir problemas comuns para providências junto a Prefeitura Municipal. Mas já existe também provocações com denúncias de retaliações. A política saudável e a democracia digna, exige respeito e compostura. Quem não mostra decência, não pode fazer parte de uma sociedade.

 

FOCO

José Coral, presidente do HFC (Hospital Fornecedores de Cana) não se cansa de aplaudir sua equipe, que nos últimos meses se uniu e se estruturou para salvar vidas, e ao mesmo tempo mostrando coragem e procedimentos inovadores para enfrentar um terrível inimigo que surpreendeu o planeta: a Covid-19. “Sempre tivemos estratégias para tudo. Mas, essa doença foi algo impensável, porém, ao mesmo tempo, um desafio que decidimos encarar lembrando que toda crise tem dois lados: a dificuldade e a oportunidade. Fomos exigidos, ao mesmo tempo testados, e nossa equipe se superou, respondendo positivamente”, disse Coral. E, para quem conhece José Coral ou o espírito de luta da equipe HFC Saúde, o aplaudido trabalho realizado nos quase dois anos de pandemia, só comprovou a existência de uma marca que ganhou espaço no FHC vários anos atrás: vocação pelas aptidões de evolução humana. Quanto ao José Coral, um líder nato, vitorioso em todos os sentidos, talvez não exista desafios capaz de intimidá-lo. O Hospital da Cana é um modelo consolidado de gestão consagrada pela eficiência técnica e o calor do efeito humanização. (Foto de Fabrice Desmonts).

 

ÚLTIMA

Pelé, o nome mais conhecido no planeta, o maior talento mundial de todos os tempos no futebol, passa por momentos difíceis. Lutando contra o câncer, procura se manter tranquilo em sua casa ao lado da família. Pepe, dono das muitas histórias envolvendo o Santos, lembra uma que cita também Peixinho, nosso querido amigo piracicabano assumido. Em 1964, Pelé queria porque queria, assistir um filme que estava em cartaz num cinema em frente ao hotel onde o Santos estava concentrado no centro de Santiago do Chile. Pelé pediu ajuda a Pepe e Peixinho que comprariam os ingressos, e disfarçado o “rei” entraria rapidamente se dirigindo para o lugar combinado e reservado. Não deu certo: um repórter chileno, de plantão, olho no Pelé 24 horas, descobriu e conseguiu um lugar exatamente ao lado do 10 do Santos. Durante vários minutos azucrinou Pelé com perguntas sem se incomodar com o filme que estava rodando. Furioso, correndo, Pelé resolveu voltar para o hotel, lamentando ser sempre obrigado a ficar trancado, enquanto seus companheiros passeavam e se divertiam nas extensas e seguidas viagens santistas pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima