Caldeirão Político

DOBRADINHA — I
As chamadas “dobradinhas” volta ao cenário político desde ano de 2022, com destaque especial ao ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (partido a definir… PSB ou SD?). Quem sabe? Ou o antigo MDB de Alckmin, pelo qual foi vereador e prefeito em Pindamonhangaba e deputado estadual e deputado federal?

 

DOBRADINHA — II
Geraldo Alckmin, que governou o Estado de São Paulo por quatro vezes, está cada vez mais próximo de ser o candidato a vice-presidente de Lula. Muitos acham uma maravilha, mas há uma parte no Partido dos Trabalhadores (PT) que não concorda. Mas política é feita de conversa, de entendimentos… Por isso, Alckmin divulga que dará todo apoio ao petista Fernando Haddad para eleição ao Palácio dos Bandeirantes.

 

DOBRADINHA — III
Em resumo: o ex-presidente Lula não quer candidato nem esquerda, nem direita. Vai acelerar tudo pelo centro (nem muito ao céu, nem muito à terra), ou, ainda, paciência e chá de camomila não fazem mais a ninguém. O povo precisa de paz, três refeições por dia, um passeio pela praia, uma cervejinha, e trabalho digno para sustentar-se. Nada mais.

 

FRANÇA
Se tudo isso ocorrer, o cenário político-eleitoral no Estado estará caminhando para que o ex-governador Márcio França — que foi prefeito por duas vezes de São Vicente, deputado federal, vice e governador do Estado de São Paulo — seja o candidato ao Senado Federal por uma grande coligação. É o centro misturando-se bem com a esquerda e vice-versa, pensando todos na derrota da extrema direita. Vai por aí.

 

CANDIDATOS
Quanto a candidatos este ano em Piracicaba, tanto a deputado federal como a estadual, é melhor não querer contar nos dedos das duas mãos. São mais de 20 ou até 30 pré-candidatos que se juntam de qualquer forma para tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ou na Câmara Federal. E a senador, não surgiu? Só pré-candidato a governador do Estado há no PCdoB em Piracicaba, que é Francys Almeida. Parece que seu partido já definiu por outro nome.

 

CPI
Reginaldo Lopes, deputado federal pelas Minas Gerais e líder do PT na Câmara, pensa em criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar suposto conflito de interesse do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), agora pré-candidato ao Palácio do Planalto. Vai falar com as lideranças petistas e, claro, algo vai sair contra o ex-magistrado, que se coloca como terceira via de pré-candidatos ao Palácio do Planalto.

 

JUNTOS
Apesar de ter até março para tratar do partido a vai se filiar, o deputado Alex de Madureira (ainda no PSD) está sempre junto com o pré-candidato a deputado federal Fernando Favoreto, presidente do MDB local. Favoreto procura os membros históricos do Movimento Democrático Brasileiro para ter forças na disputada e é certo que o deputado estadual Alex vai aproveitar a janela até março para pular na carruagem emedebista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima