A Bíblia é a palavra de Deus?

Alvaro Vargas

 

A Bíblia é uma coleção de livros, produzidos por vários profetas hebreus. Foi traduzida para o latim, por São Jerônimo, no final do século IV, quando passou a serutilizada pela Igreja Católica Romana. Com a Bíblia (Velho testamento), foram anexados os Evangelhos Canônicos e vários escritos sobre Jesus e os seus ensinos (Novo Testamento). Moisés é considerado o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco). Ele foi um médium extraordinário e conseguiu libertar os hebreus do cativeiro do Egito, conduzindo-os para a Terra Prometida, onde se situa hoje a nação israelita. “Moisésrecebeu dos emissários do Cristo, os dez sagrados Mandamentos que, até hoje, representam a base de toda a justiça do mundo.” (A Caminho da Luz, cap. 7, Emmanuel e Chico Xavier). O fato de ele não ter recebido essas mensagens diretamente de Deus, não desmerece essa obra, pois todos os mensageiros trabalharam inspirados pelos bons espíritos. Compreendemos que apenas Jesus, espírito puro, pode ver e se comunicar diretamente com Deus (João 14:6-11). Nós o fazemos, pelos nossos sentimentos, e poderemos alcançar,assim como ele, o contato direto com o Altíssimo, quando atingirmos um nível espiritual mais elevado, através das reencarnações. Inclusive, essa é a promessa do nosso Mestre nazareno: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mateus, 5:8). Moisés, assim como os demais profetas, eram almas em evolução, mas foram escolhidos por Jesus, antes de reencarnarem, por serem considerados capazes de executar a nobre tarefa de esclarecer espiritualmente a humanidade, como de fato ocorreu.

“A Bíblia Sagrada deve ser respeita no seu exato valor, mas nunca se fazer dela um mito, um novo bezerro de ouro. Deus não ditou nem dita livros aos homens. Somente às religiões dogmáticas, que se apresentam como vias exclusivas de salvação, interessa o velho conceito da Bíblia como palavra de Deus, porque esse conceito impede a investigação livre, impondo uma interpretação apenas literal, ou conforme a interpretação autorizada da igreja.” (A Visão Espírita da Bíblia, Herculano Pires). O homem intelectualizado da época moderna, exige respostas sensatas às suas indagações,e uma fé cega não condiz com a sua realidade. Por esse motivo, tem sido frequente o afastamento dos fiéis das suas agremiações religiosas. Para compreender e interpretar a Bíblia, não nos podemos apegar apenas ao seu sentido literal, sendo necessário explorar o aspecto espiritual dos seus ensinamentos, considerando os valores morais e os hábitos sociais da época em que foram escritos. O espírito Emmanuel (op. Cit.), esclarece que “os livros dos profetas israelitas estão saturados de palavras enigmáticas e simbólicas, constituindo um monumento parcialmente decifrado da ciência secreta dos hebreus, e somente os grandes mestres da raça poderiam interpretá-los fielmente, nas mais remotas épocas”. De acordo com Herculano Pires (op. Cit.), “a força da Bíblia não está no seu conteúdo racional, na sua coerência histórica ou na sua coerência moral e religiosa. Está na tradição e no sopro espiritual que lhes impregnam as páginas.”

Ademais, Moisés teve de lidar com um povo indisciplinado, acostumado com o regime de servidão no Egito, que professava a crença politeísta. A preocupação dos hebreus era apenas com a própria sobrevivência e a procriação. Para se impor a essa comunidade, ele necessitou mencionar que todas as mensagens eram de Deus, evitando a contestação de seu povo. Essa forma de se impor aos fiéis foi adotada pelas igrejas, depois que o cristianismo se tornou a religião oficial do império romano, conferindo a autoridade desejada. “A Bíblia então, deteveum poder mágico, em que a sua simples leitura, pode espantar o Demônio de uma pessoa e convertê-la a Deus. Claro que o Espiritismo não aceita nem prega essa velha crendice, mas não a condena. A cada um, segundo suas convicções, desde que haja boa intenção.” (Herculano Pires, op. Cit.).

______

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima