Caldeirão Político

OSMIR
Depois de acidente com carro na Rodovia Piracicaba-São Pedro, o advogado e jornalista José Osmir Bertazzoni — sindicalista histórico em Piracicaba e no Brasil — está se recuperando bem, com repouso especial. E, pelas redes sociais, o caipiracicabano define-se bem: “Estou quebrado no meio, mas sou cana de canavial, resisto ao vento, à chuva, à seca, ao fogo e, se me cortarem no pé, broto novamente e venho para a vida”. Saúde e paz.

 

FILIAÇÃO
O médico Paulo Serra deixou o Partido Cidadania, do deputado estadual Roberto Morais, e filiou-se ao Republicanos, liderado na cidade pelo vereador Paulo Henrique. Ele deve disputar uma vaga na Câmara Federal. O que não faltará, em 2022, em Piracicaba, é candidato. E isso é bom.

 

CANDIDATOS
Até agora, há pré-candidatos a deputado federal e a deputado estadual na cidade, além de um ousado pré-candidato a governador do Estado. O que não se comenta, nos partidos com Diretório em Piracicaba, é a apresentação de pré-candidatos ao Senado Federal. Wilson Trindade, com partido a definir, anuncia que será candidato a prefeito em 2024.

 

EUFORIA — I
Claro que é uma brincadeira, mas não param na rede social os memês pela fala mal interpretada ou distorcida do prefeito Luciano Almeida (DEM) sobre chá com limão e mel. Porém, este Capiau entende, mas não pode deixar de registrar o fato. E o Capiau fica com os antigos, já que é idoso e está bem cansado.

 

EUFORIA — II
Muitos agricultores de Piracicaba estão entusiasmados com a possibilidade de ampliar a produção de limão para combater o coronavírus, aproveitando a receita do prefeito Luciano Almeida (DEM). Não é um plano ruim.

 

ÉRICA
A ex-candidata a deputada federal e a prefeita Érica Gorga parou de escrever para os jornais da cidade (especialmente no JP). Os amigos perguntam por onde ela anda e se vai mesmo apoiar Bolsonaro nas eleições presidenciais deste ano. Questão de tempo, já aparece.

 

VISITA
Um visitante ilustre esteve semana passada com Fernando Favoreto, presidente do Diretório do MDB local: o ex-prefeito Du Altimari, de Rio Claro, que é um emedebista histórico na Região. Fernando Favoreto, presidente do Conselho de Pastores de Piracicaba, é pré-candidato a deputado federal.

 

PARTIDO?
Podemos, PL ou MDB? Com que roupa o deputado estadual Alex Madureira (atualmente no PSD) virá para o baile eleitoral deste ano. Que todos façam suas apostas, já que os parlamentares têm tempo para decisão: março. Na semana passada, ele viajou a Bauru, acompanhado pelo vereador Paulo Campos, que também tem intenção de ser candidato este ano. Mas a deputado federal. E os dias, agora, para os políticos, são mais longos, porque é ano de eleição.

 

E O PSD?
Com isso, o Partido Social Democrático (PSD), presidido na cidade pelo ex-deputado estadual pastor Dilmo dos Santos, da Assembleia de Deus-Ministério Madureira, como ficará. Terá candidato também, seja a estadual ou a federal? Coisas da política. O pastor Dilmo dos Santos é mais tranqüilo do que a média dos políticos, e aguarda as ordens superiores da AD-Madureira.

 

VOLTA
Depois de 15 dias de férias com a família pela América do Sul, Francys Almeida chegou ontem em Piracicaba. Pré-candidato a governador pelo PCdoB, Francys está em ritmo de campanha para convencer seus correligionários para lhe garantirem apoio. “Campanha é sempre difícil, mas me sinto feliz em estar nessa jornada, porque penso nessa ação como exercício de cidadania”. É que Francys não concorda com as “chapas prontas”.

 

VILSON
Falando em PCdoB, o presidente dos comunistas de Piracicaba, médico Vilson Dorneles, está melhorando cada vez mais. Desejamos saúde e paz para todos. Abraços do Capiau, idoso e cansado.

 

LARANJAL
A Avenida Laranjal Paulista continua à espera de decisões da Administração Municipal, especialmente em relação ao trânsito por causa do cruzamento com a Rodovia Cornélio Pires. Todos sabem dos problemas atuais e também todos sabem que, ao longo dos últimos 30 anos, o crescimento para as bandas do Bairro Campestre nunca teve planejamento. O pagamento dessa conta fica para os tucanos, incluindo o atual vice-prefeito Gabriel Ferrato, que foi prefeito pelo PSDB.

 

DOBRADINHA
A dobradinha entre Lula e Alckmin, pensando nas eleições presidenciais, mesmo que o ex-governador indique um partido de esquerda para sua filiação, parece que não terá muitas bênçãos petistas. Lula está articulando, mas está difícil. Há um grupo do número 13 que apóia e há outro grupo do número 13 que rejeita. Com isso, abre-se o caminho em favor de Fernando Haddad para o Palácio dos Bandeirantes.

 

SERVIDORES
Em Brasília, servidores federais estão, aos poucos e em grupos, fazendo manifestação pela falta de aumento nos salários e também pela insatisfação com as ações do Governo Federal. Isso quer dizer que, para os servidores federais, com função de Estado, o Brasil não está indo bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima