Professores – São Paulo oferece material do Novo Ensino Médio

O Ensino Médio de São Paulo passa a ser realidade para os estudantes da 2ª série da rede estadual, a partir de 2 de fevereiro, com o início do ano letivo. E para apoiar os professores na implementação do novo currículo, que integra a Formação Geral Básica (FGB) e dez possibilidades de Aprofundamentos Curriculares, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) apresentou o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas do Aprofundamento (MAPPA), nesta quinta-feira (13), na sede da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo). Foram produzidos 71,3 mil exemplares, que serão destinados às 3,7 mil escolas estaduais desta etapa, conforme a oferta dos aprofundamentos alinhada em cada unidade. A ação contou com investimento estadual de R$184 mil.

Agora, cada escola deve ofertar para a 2ª série, pelo menos, dois aprofundamentos e contemplar as quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O MAPPA traz sugestões práticas e orientações didáticas para variadas etapas do trabalho docente, como planejamento integrado, curadoria de materiais, reorganização de tempos e espaços, mediação de aprendizagem e avaliação (diagnóstica e formativa).

Além disso, o conteúdo oferece um quadro com possibilidades de integração entre os componentes das áreas do conhecimento. Entre outros pontos, objetiva orientar a prática pedagógica para o uso das metodologias integradoras, além de indicar e explicitar as relações entre os componentes da Unidade Curricular (UC). “São atividades que vão ajudar os professores responsáveis pelas aulas nos aprofundamentos a desenvolverem habilidades fundamentais à rotina, inclusive com acesso a possibilidades de integração entre os componentes. Todo o material também é ofertado de forma digital para que todos os professores possam fazer uso para o planejamento deste ano. Os aprofundamentos formativos sempre vão promover a busca pela solução de problemas reais para que os estudantes se envolvam com temas da escola e da comunidade”, afirmou o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.

A proposta também objetiva fomentar e ampliar o conhecimento da rede a respeito da oferta de aprofundamentos nos próximos anos, como explicou a Secretária Executiva da Seduc-SP, Renilda Peres. “Independente da oferta de dois aprofundamentos integrados para este ano, a ideia é levar e apresentar o material completo para que as escolas possam conhecer todas as possibilidades”, resumiu. Para Viviane Cardoso, coordenadora pedagógica da Seduc-SP, trata-se de um material inovador. “O MAPPA “explora habilidades e competências de forma integrada. Foram discutidas as questões mais contemporâneas para que o estudante pudesse garantir a sua aprendizagem de forma divertida e contextualizada. O professor, por sua vez, tem um panorama do desenvolvimento deste processo e sugestões da quantidade de aulas para cada atividade. Além disso, há a possibilidade dos professores e das escolas escolherem materiais complementares”, contou.

O MAPPA apresenta competências, habilidades e objetos do conhecimento previstos nas ementas de cada Aprofundamento Curricular, com foco no desenvolvimento de competências gerais e habilidades dos quatro eixos estruturantes deste processo – Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Social, e Empreendedorismo -, que serão trabalhados ao longo das seis Unidades Curriculares: MAPPA 1 – 1º semestre de 2022 para a 2ª série; MAPPA 2 – 2º semestre de 2022 para a 2ª série; MAPPA 3 e 4 – 1º semestre de 2023 para a 3ª série; e MAPPA 5 e 6 – 2º semestre de 2023 para a 3ª série.

Cada componente curricular da UC apresenta, em média, cinco atividades – baseadas em introdução, desenvolvimento e sistematização -, que estão distribuídas em 20 semanas, conforme a previsão para o semestre. Além disso, há orientação para o desenvolvimento do trabalho em conjunto dos professores que vão desenvolver a Unidade Curricular. O MAPPA 1 está finalizado e será entregue nas escolas, conforme a oferta dos Aprofundamentos Formativos por unidade, e disponibilizado no portal do Ensino Médio de São Paulo: novoensinomedio.educacao.sp.gov.br.

Servidores da Educação também acessam o conteúdo formativo no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Efape. Estão previstas diversas formações para os profissionais da Educação no decorrer deste ano, com destaque para as atividades presenciais, com dois representantes de Núcleo Pedagógico de cada uma das 91 Diretorias de Ensino espalhadas pelo Estado, e atividades online, via Centro de Mídias São Paulo (CMSP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima