O trabalho comunitário é essencial aos bairros

Filipe Fernandes

 

Em uma comunidade, a liderança surge como uma necessidade imperiosa na condução das reivindicações, nas discussões dessa comunidade e no auxilio às pessoas que fazem parte do grupo a exercerem sua cidadania de modo ativo. O objetivo desta investigação é o de analisar o processo de interação entre o líder comunitário e o desenvolvimento local. Por meio de levantamento teórico de forma exploratória, descritiva e bibliográfica, pode-se concluir que o líder comunitário é importante no contexto do desenvolvimento local de uma comunidade. Em prol da qualidade de vida, trabalho e renda, o líder deve atuar com projetos e junto a entidades que promovam o desenvolvimento local para sanar as demandas do seu entorno, principalmente em busca de uma maior autoestima; nesse sentido, ele torna-se imprescindível para o processo de interação do líder comunitário com o desenvolvimento local, quase que sinônimos.

O líder comunitário é importante, especialmente porque a cidade e as comunidades cresceram de forma desordenada, nas últimas décadas.

É necessário compreender os níveis de lideranças existentes nas comunidades. E minha visão aponta dois tipos de líderes comunitários:

LíderCidadão: que participa, apóia, contesta a maioria dos assuntos relacionados ao seu bairro, comunidade e cidade, mesmo sem ter cargo ou função alguma.

Líder Presidente: é o que se propõe a assumir as responsabilidades sobre o seu bairro, enfrentando um caminho bem mais árduo. Ele passa a ser o representante oficial da comunidade/bairro e não é remunerado.

Já passei por tal experiência, quando fui presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bosque dos Lenheiros. Pude passar por momentos de suma importância e fazer uma política mais próxima das pessoas. É a chamada “política de dentro de casa”, onde existem os apelos por melhorias e eram muitos os apelos. Além disso, os obstáculos enormes. Todavia, nada que um líder comunitário não consiga lidar, buscar e executar. E, enfim, ver o resultado positivo em favor da comunidade.

O Líder Cidadão é importante, pois se destaca pela forma de participação que implementa na comunidade. Em geral, buscando sempre criar um nível de consciência crítica, junto à população, para que ela cobre seus direitos, de forma coletiva, vendo os problemas, analisando e agindo. Em parceria com o presidente do bairro/comunidade,  busca alternativas e solução.

Em sendo assim, o presidente de bairro – é um herói anônimo. É servidor da comunidade sem remuneração e sempre busca honrar as suas obrigações e defender o coletivo. Ele é o verdadeiro representante da comunidade perante o poder público. Sua missão não passa pelo individualismo: “eu fiz, eu sou, eu faço”. Ele deve, sim, se adaptar às diretrizes coletivas da organização comunitária que preside.  É certo que não se consegue chegar a lugar algum sozinho. Todo indivíduo necessita de ajuda de alguém. Porque é o povo que o elegeu: ali já nasceu uma união e um elo com todos.

Com quem o morador busca a solução? – Com o Presidente de bairro e/ou líder do bairro  e, para atender o povo, os líderes deixam de ter sua privacidade com a família para atender todos os moradores de sua comunidade.

E assim, juntos, buscam  benefícios para a comunidade.

Quando uma obra chega ao bairro, o Presidente e o líder pode comemorar, pois sabe que teve uma grande luta e muitas dificuldades para chegar até ali. Por exemplo, para ter a obra, certamente participou de várias reuniões com o poder público e parceiros.

É certo que teve que se sujeitar a intermináveis “chás de cadeira” e tirar do seu bolso  para pagar a passagem do transporte coletivo, para ir às reuniões. Ou mesmo, ir de carona com membros da diretoria ou com os próprios moradores. Os líderes deixam de estar com suas famílias em prol do coletivo. Recebem  vários “nãos” e, mesmo assim, trabalham incansavelmente por seus bairros e o resultado positivo vem  com o tempo.  O líder comunitário é a voz do povo.

______

Filipe Fernandes, líder comunitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima