Caldeirão Político

LUGAR
Agora que Piracicaba é a sede de Região Metropolitana, o prefeito Luciano Almeida (DEM) consegue colocar a cidade em primeiro lugar, ultrapassando as 27 capitais: a passagem de ônibus é a mais cara de todas. Os adversários não perdoam.

 

PÉROLA
Será que a secretária municipal de Ação Social, Euclídia Fioravante, fechou o atendimento do Albergue Noturno por que oferecia um trabalho de boa qualidade? Com isso, o serviço público municipal atraia mais migrantes para Piracicaba. Euclídia, calma, é o que dizem. E o texto dela, nesta página, explica bem.

 

RUIM
Outro argumento da Smads para fechar o Albergue Noturno era a sua baixa frequência. Apenas esqueceram que cada migrante ocupa o local por até três dias. Assim, o número de migrantes deveria ser multiplicado por três. Será que fizeram essa conta? Perguntar não ofende. Simples assim.

 

EFICIÊNCIA
Tem muita gente “encantada” com a eficiência da nova gestão da Smads. A nova sede do Case do Jardim Piracicaba/Ipês concluída há seis meses não entrou em funcionamento. Esse Case pode atender até 150 crianças. Pediram a esse Capiau que lembrasse que o atendimento social não segue o calendário escolar em razão de sua obrigatoriedade.

 

SILÊNCIO
As igrejas católicas e evangélicas, que tanto fazem pelos moradores de rua, desde a doação de agasalhos, alimentação e higiene, não fizeram qualquer manifestação contra o fechamento do Albergue Noturno. Estranho esse silêncio diante do fechamento deste bom trabalho social que atendia as pessoas mais vulneráveis. Ou entenderam a secretária Euclídia?

 

CHÁ – I
Repercutiu mal a sugestão do prefeito Luciano Almeida (Democratas) na live de quarta (12) à noite sobre a ocupação das unidades de saúde, tendo em vista o aumento de casos de Covid (da variante Omicron), Influenza (do tipo H3N2) e de sintomas gripais. “Vou fazer o que aprendi com minha mãe e minha avó: a orientação era chá de mel com limão”, disse. Mas não é de duvidar. Alguém duvida?

 

CHÁ – II
A interpretação – nas redes sociais – é de que o prefeito “mandou” a população tomar chá com mel, ignorando o medo, natural, diga-se, em relação à contaminação da Covid. A explicação foi, em linhas gerais, que não é com qualquer sintoma de gripe que o cidadão deve procurar as unidades de pronto-atendimento (UPAs), que estão sobrecarregadas. Prefeito não “mandou”. Ele mostrou a cultura popular, que vem dos antigos.

 

CHÁ – III
De acordo com o prefeito, em caso de pessoas que tiveram contato com alguém “covidado” (positivado com Covid) e estiveram assintomáticas, devem aguardar pelo menos cinco dias. Quem tem sintomas leves, e deseja fazer o exame, também deve aguardar cinco dias e procurar uma das 51 unidades de PSF (Programa Saúde da Família) ao invés das UPAs.

 

CHÁ – IV
Apesar das explicações, a percepção geral é de que a sugestão do chá com mel “pegou mal” e tornou mais um episódio de falha na comunicação da Prefeitura. Ano passado, o prefeito foi criticado ao dizer que o hospital veterinário seria instalado “em um fim de mundo” e neste ano já teve o caso do #EstagiárioSincerão sobre a alta da passagem de ônibus. Problema, mais do que nunca, está na questão comunicacional.

 

CHÁ – V
Este Capiau, idoso e cansado — chato também — não está mais na idade de “querer ver sangue”, como dizem por aí. O desejo, sempre fraterno, é que as coisas funcionem na cidade. Mas é preciso melhorar, sem dúvidas, a começar pelas estratégias de divulgação. Primeira questão: seria o prefeito a dar informações técnicas? Fica aqui como reflexão. O estrago já está feito.

 

CAFÉ
Ativo nas mídias sociais e nos bastidores da política, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) publicou, na manhã desta quinta (13), uma foto ao lado do ex-procurador geral do município, Milton Sérgio Bissoli: “Oportunidade para colocar a conversa em dia!”, escreveu, ao informar que estava tomando café na nova 380 Padaria. Bom café, com fofocas “santas” e lembranças de 12 anos de Administração Municipal. É preciso recordar para matar a saudade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima