Caldeirão Político

VACINAS
“As nossas liberdades estão sendo devastadas, e o autoritarismo está prevalecendo no Estado de São Paulo.” Essa frase foi ressaltada pelo Deputado Estadual – Agente Federal Danilo Balas, quando protocolou uma representação, no dia 6 deste mês, contra o governador João Doria, autor do Decreto n. 66.421/22, publicado no último dia 4, que determina a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 de todos os servidores públicos e militares do Estado. Difícil saber quem está certo?

 

COMEMORANDO
O militante político Francys Almeida — vice-presidente do PCdoB local e com a ousadia de pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo — está em férias e recebeu uma notícia para deixá-lo mais animado ainda: foi aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ótimo, parabéns. Mais do que nunca, pré-candidatíssimo em outubro deste ano.

SAÚDE – I
Quem pode acompanhar a reunião chamada e conduzida pelo vereador Cássio “Fala Pira” (PL), para discutir os problemas que envolvem a saúde pública em Piracicaba, ficou estarrecido com as declarações, depoimentos, informações e com todo o estado da área apresentado pelos servidores que compareceram na sala “B” da Câmara na noite de terça-feira (11).

 

SAÚDE – II
Lotada, a sala “B” da Câmara foi palco em que a situação caótica e aterradora da saúde pública foi apresentada por servidores e representantes de comunidades. Participaram os vereadores Paulo Campo (Podemos), Rai de Almeida (PT), André Bandeira (PSDB), Pedro Kawai (PSDB) e Thiago Ribeiro (PSC). Todos ficaram indignados com o que ouviram (apesar de já conhecerem bem a realidade de postos, prontos-socorros, UPAs e demais unidades da cidade).

 

SAÚDE – III
Segundo os relatos, a situação caótica que solapa as unidades de saúde não acontece só por conta do aumento de usuários do sistema decorrente da nova onda da Covid e de Influenza. A crise no sistema, afirmaram, decorre da má gestão da Prefeitura e “da incapacidade do secretário (Filemon Silvano)”. Voz unânime entre mais de 50 pessoas que por ali estavam, “nenhum outro governo foi tão ruim ao setor como o atual”.

 

SAÚDE – IV
Ainda segundo os relatos dos servidores, falta tudo na saúde em Piracicaba: remédios de todos os tipos, exames, médicos (ou seria melhor dizer que não há médicos), insumos e gestão eficiente e capaz por parte do secretário, Filemon Silvano, e do prefeito Luciano Almeida – a quem os que ali estavam pediram sofresse um impeachment. Exagero?

 

SAÚDE – V
Um dos mais duros e impactantes depoimentos feitos foi do proprietário da empresa Labsaúde, contratada pela OS que administra – sob a tutela da Prefeitura – a UPA Piracicamirim. Segundo ele, a empresa – que realiza os exames laboratoriais dessa unidade – não recebe pagamento desde novembro. Por conta disso, parou de atender a população na segunda (11) e retirou todos os pertences e maquinários do local.

 

SAÚDE – VI
Esperando receber os mais de R$ 400 mil que a OS – tutelada pela Prefeitura – lhes deve, os responsáveis pela Labvida disseram que não querem trabalhar com a Prefeitura. Após mais de 20 anos de serviços à cidade, a Labsaúde revelou que, sem os exames realizados por eles, a vida dos munícipes que procuram pela unidade está em jogo. “Responsabilidade do prefeito e do secretário”, apontam.

 

SAÚDE – VII
Descaso, impossibilidade de ser atendido pelo prefeito, falta de transparência com a coisa pública, ausência na cidade, falta de vontade política, incapacidade de gestão e mesmo improbidade administrativa foram algumas das acusações para qualificar o prefeito Luciano Almeida e solicitar ao Legislativo que se abra uma CPI da Saúde em Piracicaba.

 

SAÚDE – VIII
Nesse sentido, não faltaram suposições referentes à contratação da OS da UPA Piracicamirim. Organizador da reunião, o vereador Cássio “Fala Pira” apresentou dois documentos que foram por ela apresentados ao Ministério Público, solicitando que o MP verifique a situação junto à Prefeitura e a OS. No entanto e ante o exposto pelos representantes da Labvida, nova representação junto ao MP seria feita ainda na quarta-feira (12).

 

SAÚDE – IX
Exigindo ação imediata dos vereadores, o público que lotou a sala “B” da Câmara não se retirou enquanto uma proposta de encaminhamento sólida não fosse feita. Então, quem tomou à frente dessa resolução foi a vereadora Rai de Almeida (PT), que propôs que fosse criada de imediato uma comissão a ser composta pelos vereadores presentes e por representantes dos servidores e das comunidades ali representadas. O que foi feito.

 

SAÚDE – X
Em resumo, durante a reunião, foi reforçada a tese de que a situação de Piracicaba na área da saúde (e em todas as outras) vai “muito mal”. Como foi dito, “é caótica” e “já coloca a vida dos cidadãos e cidadãs, em alguns casos, em risco”. Além disso, um movimento contra o prefeito começa a ser desenhado na Câmara (com anuência de parte da população).

 

CAUTELA
Resta saber o que virá daqui para frente. O Capiau — idoso e cansado — sempre pede, nestas horas, muita calma e diálogo. Quanto mais diálogo, melhor. Faz tempo que os ânimos estão exaltados. Paciência e chá de erva doce não fazem mal em qualquer situação para qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima