Mercado – Hyundai HB20 é o carro mais vendido de 2021

Modelo totalizou 86.455 emplacamentos de janeiro a dezembro, o que lhe garantiu a primeira posição entre todos os automóveis de passeio comercializados no País

O Hyundai HB20 fechou o ano de 2021 como o automóvel de passeio mais vendido do Brasil ao emplacar 86.455 unidades de janeiro a dezembro, segundo números da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – divulgados hoje. No ranking de automóveis de passeio não são consideradas as picapes, que entram em outra classificação, de veículos comerciais leves. Dentro de seu segmento, dos hatches compactos, que fechou com queda de 28% frente a 2020, o HB20 viu sua participação subir de 18% para mais de 25% de um ano para outro, graças à manutenção constante de seu volume de vendas ao longo dos meses de 2021.

Já o SUV compacto Hyundai Creta registrou o volume de 64.759 unidades emplacadas no ano passado, figurando na oitava posição no ranking geral de vendas de automóveis de passeio e no segundo lugar em seu segmento. O Creta apresentou o maior crescimento em vendas entre os cinco primeiros SUVs compactos, acima de 35% sobre 2020. Como resultado do bom desempenho de seus dois principais modelos, a Hyundai somou 180.986 unidades comercializadas em 2021 entre os automóveis de passeio que, acrescidas dos 3.298 veículos comerciais leves vendidos no período, resultaram em 184.284 emplacamentos e 9,3% de participação de mercado, assegurando a quarta posição entre as montadoras no Brasil pelo segundo ano consecutivo.

“As atualizações que fizemos em 2021 no HB20, primeiro com o serviço de conectividade veicular Bluelink e depois com a maior oferta da motorização turbo e de itens de segurança por toda a gama, e a chegada da nova geração ao Creta, que trouxe recursos de tecnologia, segurança, conforto e sofisticação até então inéditos no segmento dos SUVs  compactos, tornaram os dois modelos ainda mais atrativos para o consumidor do varejo, que valoriza esses atributos na hora de fechar negócio. Como nossa estratégia de vendas está justamente focada nesse tipo de cliente, vimos nossa participação de mercado crescer ao longo do ano e isso terminou posicionando a Hyundai como a marca que mais automóveis vendeu no varejo, e o HB20 e o Creta entre os três automóveis mais vendidos nesta modalidade no país”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor para o Brasil e as Américas Central e do Sul.

As posições ocupadas pelos dois modelos da Hyundai no ranking geral, HB20 em primeiro e Creta em oitavo, refletem a soma das vendas no atacado e no varejo. Exclusivamente no varejo, quando não são consideradas as chamadas vendas diretas, para empresas como grandes frotas e locadoras, esse desempenho é ainda melhor. De acordo com os números da Fenabrave para o varejo em 2021, o HB20 fechou em primeiro com 70.499 unidades comercializadas (mais de 80% de seu total de vendas no ano), e o Creta assegurou a terceira posição, com 51.825 unidades (também acima de 80% de seu total), levando a Hyundai para a primeira colocação entre as montadoras de automóveis de passeio no varejo, com 15,3% de participação de mercado, e para a terceira colocação geral, com 13,3%, ao somar automóveis de passeio e veículos comerciais leves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima