Psicossocial – Uma Palavra Não Dita traz a arte de assistidos

Obra da artista Sandra Mellotto estará exposta no Museu. Foto:Divulgação

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia a exposição Uma Palavra não Dita, com trabalhos e manifestações realizadas pelos artistas assistidos nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Piracicaba. A abertura será na sexta (7), com visitação até 12/02.

Os trabalhos expostas abordam diversas linguagens e expressões, como poesias narradas, quadros, pinturas, desenhos e artesanatos, todos desenvolvidos nas oficinas de atividades artísticas e grupos terapêuticos oferecidos nos serviços de saúde mental.

As obras exaltam a expressividade, o potencial e a magnitude das criações e de seus autores. Fomenta a ocupação de novos espaços para arte e saúde mental e também provoca o visitante a olhar para si mesmo e a olhar outra vez para o que a sociedade, muitas vezes, tacha de “loucura”.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é uma alternativa ao ultrapassado e desumano modelo hospitalar de tratamento para pessoas com transtornos psíquicos ou decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas. A rede conta com sete equipamentos de saúde mental os quais buscam fortalecer a autoestima e a cidadania, melhorar a qualidade de vida e promover a reintegração do sujeito assistido com a sociedade. São eles: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bela Vista; Ambulatório de Saúde Mental (A.S.M.) Vila Cristina; A.S.M. Vila Sônia; A.S.M. Álcool e Drogas; CAPS Infantojuvenil e Residência Terapêutica.

A mostra é realizada em parceria entre o Museu Prudente de Moraes, com curadoria de Beatriz Magosso e Mariana Santi.

 

SERVIÇO – Exposição Uma Palavra Não Dita – Rede de Saúde Mental de Piracicaba. No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antônio, 641, Centro. Visitação de 07/01 a 12/02. Gratuito. Funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados e feriados das 10h às 14h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima