Arthur é o primeiro são-pedrense de 2022

Ele nasceu às 5h57 do dia 1º de janeiro no Hospital Beneficente São Lucas – foto: Matheus Gasparim

Thalita Cristina Vidal do Nascimento, 20, tinha programado uma cesárea para o nascimento do seu filho para esta quarta-feira, 5, mas Arthur resolveu chegar ao mundo às 5h57 do dia 1º de janeiro, de parto normal. A ‘mudança de planos’ garantiu ao pequeno um de muitos destaques que devem marcar sua trajetória de vida: foi o primeiro são-pedrense nascido em 2022. Chegou ao mundo com 2,898 kg e 47 centímetros.

A mãe, que fez o pré-natal na UBS São Dimas com o ginecologista Giovanne Migatta, conta que começou sentir as contratações e foi para o hospital por volta das 2h. “Ele nasceu logo”, conta a mãe de primeira viagem ao lado do pai do bebê, Fabricio de Oliveira, de 23 anos, e da vó Amélia. “Fomos muito bem atendidos no hospital”, relata a avó, que acompanhou tudo de perto.

Em 2021 foram realizados no Hospital Beneficente São Lucas 357 partos. Desses, 242 de gestantes de São Pedro e outras 115 de outras cidades, como Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra e outros. Os partos normais foram 154 (43,13%) e as cesáreas, 203 (56,86%)

Em São Pedro, as gestantes realizam o pré-natal com consultas e orientações nas Unidades Básicas de Saúde até a 36ª semana de gestação e a partir da 37ª, passam a fazer as consultas no hospital com o objetivo de estimular o vínculo entre a gestante e a equipe que será responsável pelo parto.

O hospital segue todos os protocolos da Rede Cegonha, programa implementado pelo governo do Estado e que tem como premissas atendimento adequado, seguro e humanizado das gestantes e dos bebês.

ATENDIMENTO AO BEBÊ – A Rede Cegonha também prevê atendimento aos recém-nascidos. No Hospital São Lucas são realizados vários exames, como os testes do pezinho, da orelhinha, do coraçãozinho, da linguinha, do reflexo vermelho para detecção de alteração na visão e exame de sífilis tanto para a mãe quanto para o bebê.

Atualmente a maternidade do Hospital São Lucas oferece nove leitos: oito para atendimentos SUS  (Sistema Único de Saúde) e um leito para atendimento particular ou convênios. Todos os quartos têm banheiro, ar condicionado e armário individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima