Thais S. Rodrigues
Ovírus H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A, por isso chamamos de influenza A (H3N2). Principais sintomas: febre alta com início agudo; cefaleia; dores articulares; constipação nasal e inflamação de garganta; e tosse. Em alguns casos pode haver vômito e diarreia, sendo estas manifestações pouco frequentes e mais comuns em crianças.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para a gripe causada pelo H3N2 é feito igual ao dos outros tipos de gripe, sendo recomendado repouso, ingestão de bastante líquidos e alimentação leve para favorecer a eliminação mais fácil do vírus.
Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios antivirais para diminuir a taxa de multiplicação do vírus e o risco de transmissão, além de remédios para aliviar os sintomas.
Embora alguns sintomas se assemelhem, no caso de covid-19, os sintomas começam a evoluir a partir do 7° dia da infecção, no caso da H3N2, é esperado que haja uma melhora em até 5 dias.
O momento que vivemos agora é de um surto extratemporal de influenza, de H3N2. O fenômeno incomum pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19.
___
Thais Soleira Rodrigues, fisioterapeuta (www. thaisfisioporamor.com. br); e-mail: [email protected]