Notícias +

PRIMEIRA

Feliz 1012! É o desejo de todos. Saúde em primeiro lugar. Mas, precisamos ser realistas e sabermos que, novamente poderemos ter outro ano difícil. A pandemia não dá trégua e a economia preocupa. A ordem é ser responsável, fazendo o possível para as coisas darem certo. Ano de eleições que acabam por mudar a rotina do país e, para fechar 2022, Copa do Mundo. Mantenha-se atento e pronto para enfrentar o que vier. Com trabalho e Fé as chances de darem certo são infinitas. Como costuma-se dizer, é nas dificuldades que conhecemos nossas forças.

 

FINANÇAS PREOCUPANTES

O ano novo começou e quase tudo custando mais caro. Em janeiro, vários impostos como IPTU, IPVA, mais material escolar e, et. Recentemente enfrentamos majoração dos valores dos planos de saúde, dos medicamentos, energia elétrica, lembrando dos combustíveis e gás de cozinha. Alimentos e muitos outros itens pesam e, a grande dificuldade é encarar essa realidade sem aumento (muitas vezes real) do salário. Imagine a situação do aposentado.

 

DRAMA CONTINUA

Repetimos o início de 2020, quando a Covid-19 explodia na Europa, e aqui, no Brasil, tínhamos o réveillon, e depois o carnaval. Por mais que trágicas sejam as consequências, muitos não acreditam no pior. Basta atentar para os famosos cruzeiros, turismo no navio, que acontecem mesmo com a certeza do alto risco.

 

IMPOSTOS PESANDO

Se em muitos casos é difícil amenizar o sofrimento da população com respeito a gastos, seria necessário que os governantes (todos) enfrentassem o quase impossível para ajudar nos impostos e nas tarifas. É o caso de Piracicaba que mostra um aumento considerável (para não desejar exagerado) numa época onde o emprego é raro. Pensando em solidariedade ou gesto humanitário, a imagem do prefeito Luciano Almeida começa o novo ano comprometida. Não seria possível uma negociação com aumentos parcelados ou coisa parecida? O prefeito municipal exerce seu direito, contudo, caberia mais benevolência. Ele (Luciano Almeida) perde a chance de acenar com a bandeira da solidariedade.

 

PROPOSTAS CONCRETAS

O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) e sua assessoria devem começar a traçar os planos iniciais para a campanha eleitoral de 2022. Por enquanto, nenhuma informação, mas a tendência é o parlamentar manter sua postura de apresentar ideias, ouvir propostas, sem jamais contrariar a ética. A folha de serviços prestadas pelo parlamentar é robusta, extensa, e, isso é impossível ignorar. Naturalmente os adversários por conta da incapacidade, maldade e ciúmes, fazem a sua parte partidária.

 

BURACOS DEMAIS

Asfaltos, calçamentos ou pisos irregulares, em época de chuva, são inevitáveis. A Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da sua Secretaria de Obras mostra interesse e boa vontade em aprimorar os serviços e defende mais responsabilidade com as técnicas utilizadas, preocupada também com a mão de obra. Contudo, mesmo acreditando e confiando nas novas ações, é preciso que, já, imediatamente, a Prefeitura Municipal atente para buracos em vias principais.

 

PRÁTICA&TEORIA

Longe de julgar o trabalho da secretaria Euclídia Fioravante, aliás, eficiente, com belo currículo profissional (graduação de pedagogia, várias especializações em alfabetização, educação infantil e inclusiva com elaborações de gestão de projetos sociais, organizações e capacitação), no entanto, é preciso que a mesma consiga mostrar resultados práticos. Em recente entrevista (Marcelo Sá/Jovem Pan News Piracicaba FM), a secretária Euclídia repetiu o mesmo discurso de meses atrás, insistindo em projetos, planos, números, gráficos e, dados antes desconhecidos, agora existentes. Mas, e daí? Qual influência para o dia-a-dia do município? Circulando pela cidade, é visível o aumento do número de moradores de rua e pedintes. Essa é o que conta ou vale para a população.

 

BOA OPÇÃO

A rádio 97 FM Piracicaba (97.l), do Sistema Jornal de Rádio e Televisão, anos locada a Rede Aleluia (Evangélica) agora recuperando sua transmissão natural, consegue uma boa fatia dos ouvintes da Antena 1/FM. Ótimas músicas nacionais e internacionais, foge do atual modelo, com letras de má ou qualidade duvidosa. Repetitivas, são tidas como sertanejas o que não condiz com a naturalidade.

 

APENAS SUGESTÃO

Que tal nossas autoridades pensarem já em janeiro, num projeto natalino para o final de 2022, não isolando a cidade, principalmente sua praça principal ou centro comercial, do Engenho Central? Prefeitura, ACIPI, Sindicato Varejista e CDL poderiam conjuntamente discutir já, mesmo que trabalhando num simples esboço.

 

FOCO

A expectativa da Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Andréa Cristina Alves Mattedi de Almeida, é viver um 2022 mais previsível e organizado. Assumindo seu compromisso na Prefeitura Municipal no ano passado, meio a pandemia, imediatamente teve como desafio, muitas incertezas. Andréia de Almeida sentiu na pele as dificuldades e, desconhecidas. Sentiu, mas não esmoreceu. Pelo contrário. No papel de Primeira Dama, de mãe, e mestra, decidiu encarar de frente. Deu certo. Começando 2022, agora consegue ver, imaginar e se organizar. Com a pandemia, explodiu o número de famílias que recorreram aos programas assistenciais. Com mais de 30 anos exercendo função de educadora de natação, mãe de dois filhos (Luciano Filho, 28 anos, e Beatriz, 24 anos), Andréa tranquilizou o prefeito (casada com Luciano Santos Tavares de Almeida): “Se Deus quis me confiar essa missão, não vou decepcioná-lo”. Em 2021, milhares de cestas básicas e centenas de fraldas foram distribuídas, e, em 2022, tem planejamento visando receber mais donativos: roupas, cobertores, fraldas, além de alimentos frescos e produtos de limpeza. Quer criar o Portal Pira Solidária, uma plataforma com dados de todas as organizações da sociedade civil, e iniciar a reforma de um prédio para abrigar o Banco de Alimentos e a Central de Projetos. Ninguém tem dúvida que Andréa conseguirá. Sobra capacidade e vontade.

 

ÚLTIMA

Copa do Mundo em 2022 acontecerá no final do ano: de 21 de novembro a 18 de dezembro. Pensou-se em 48 seleções nacionais, mas terá 32: 48 já é número certo para a próxima, quando três países serão sedes: Estados Unidos, Canadá e México. No Catar, 2 milhões e 900 mil habitantes, estado árabe, Ásia Ocidental, fazendo fronteira com a Arábia Saudita, a Copa do Mundo será disputada em 12 estádios moderníssimos, de primeiro mundo, todos já prontos. Maior estádio (Nacional de Lusail) com capacidade para 86.250 torcedores, e o menor, o de Doha, para 43.520 pessoas. Por causa do forte calor do deserto, a bola vai rolar no inverno. Na primeira fase (classificatória), jogos às 7, 10, 13 e 16 horas. Nas quartas-de-final, às 12 e 16 horas; semifinais, às 16 horas e a final (mais terceiro lugar), às 12 horas. Sempre horário de Brasília. O sorteio dos grupos e jogos estão marcados para 1 de abril próximo. Voo para o Catar tem a duração de 14 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima