Um novo começo

Luciano Almeida

 

Foi com este slogan que iniciamos a mudança em Piracicaba.
E mudança é um substantivo feminino que indica alteração ou modificação do estado normal de algo, significa começar algo novo de forma diferente daquela que existia.
Isto tem um preço, pois mudanças incomodam as pessoas que estavam acostumadas a fazer tudo da forma antiga. Principalmente aquelas acostumadas aos antigos vícios de um sistema ineficiente, viciado e com desvio de conduta.
A coisa pública tem um princípio básico. Ela é pública. Não tem um dono. Pertence a todos.
Cuidar do dinheiro dos outros é muito mais responsabilidade que cuidar do nosso.
Não dá para pagar, comprar ou contratar serviços de qualquer forma. Tem que ter respeito ao recurso público. Além disso, os órgãos fiscalizadores (Tribunal de Contas, Câmara Municipal, Ministério Público e Judiciário) podem penalizar os ordenadores de despesas.
Esta introdução tem a finalidade de esclarecer para a sociedade as nossas ações do primeiro ano da nossa gestão, que foram focadas em dois temas: Covid e reorganização interna.
Nos primeiros seis meses, praticamente, enfrentamos a pandemia. E graças aos esforços dos profissionais da saúde, a união de todas as principais instituições, hospitais da cidade e a população que atendeu ao chamado de se vacinar e cumprir os protocolos de saúde, conseguimos alcançar um dos maiores índices de imunização e um dos menores índices de letalidade do País.
São mais de 760 mil vacinas aplicadas. Mais de 90% das pessoas acima de 12 anos vacinadas com as duas doses. Um recorde graças ao sistema de agendamento, parceiros privados e as equipes de vacinação no ginásio e nas unidades de saúde. Deus queira que este assunto seja águas passadas e que possamos retomar plenamente nossas vidas. Mas sempre tomando todos os cuidados.
Também a reorganização interna não foi e não está sendo nada fácil. A nossa Prefeitura é totalmente arcaica e analógica. Uma boa parte dos funcionários é desmotivada, já que os salários são muito baixos, falta valorização, reciclagem. Estamos tendo que revisar todos os contratos e convênios, pois a maioria é ineficaz ou superfaturada. E normalmente sem nenhuma fiscalização. Mas isso está mudando. Estamos reavaliando as estruturas e corrigindo todas as falhas ou desvios de conduta. Temos também consciência que num primeiro momento a percepção pode ser de piora em alguns setores, mas logo os frutos dessas mudanças irão surgir. Será uma nova Prefeitura, online, transparente e eficiente. Não se muda 16 anos de vícios rapidamente, mas temos certeza que estamos no caminho certo. Com o apoio de cada um iremos, juntos, começar uma nova história, garantindo para todos uma cidade mais justa, deixando um legado para nossos filhos e netos com a certeza de um futuro mais feliz. Que venha 2022.
Boas festas a todos!
___
Luciano Almeida (DEM), prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima