Turismo em Piracicaba: um novo começo?

Rose Massarutto

 

Quando nos deparamos com a proposta de abraçar o desafio de recomeçar o turismo em Piracicaba levamos em conta o cenário que estávamos naquele momento: momento de pandemia, que acabou com a economia do turismo no mundo todo; política minimalista local, tornando-o um departamento e, o principal: o nítido retrocesso no investimento em planejamento turístico para o desenvolvimento da atividade no município.
Neste quesito, do planejamento, abro um parêntese importante: nenhum município turístico se desenvolve se não realizar antes o planejamento turístico. Como planejamento nem sempre gera dividendos em curto prazo, acrescento a dificuldade de fazer gestores públicos investirem neste importante instrumento. O fato é que o planejamento a médio e longo prazo, aliado a políticas de continuidade é que permite perceber um desenvolvimento estruturado na cidade. Por isso afirmamos que o turismo precisa de planejamento e política de continuidade para seu desenvolvimento.
Para nosso planejamento nesta gestão foram estabelecidos alguns critérios: dar continuidade em ações e projetos que estão fortalecendo o turismo; propor uma nova direção de políticas públicas para o turismo focando a atividade como uma importante atividade econômica e, de acordo com um diagnóstico realizado no início da gestão, propor novas ações de fomento e incentivo para o desenvolvimento do turismo em Piracicaba.
Em 2021, mesmo sendo um ano ainda de dúvidas e altos e baixos com a pandemia, realizamos algumas ações e metas do nosso planejamento, reabrindo atrativos e serviços turísticos da cidade como o elevador panorâmico, aquário municipal, museus e engenho central para visitação, passeio de trem e o passeio do barco turístico. Realizamos uma parceria com Esporte Clube XV de Novembro para implantação de uma loja de souvenires na Rua do Porto, que culminou com a reabertura do Casarão do Turismo como importante posto de informações turísticas. Também realizamos a manutenção da sinalização turística da Rua do Porto e área central e implantamos o totem Eu amo a Rua do Porto, como um novo atrativo para a cidade e um cartão-postal, trazendo para o turismo de Piracicaba o que há de novo no turismo no mundo.
A promoção do turismo de Piracicaba foi retomada com propostas atuais que contribuíram com o fomento e a propaganda de nossos locais turísticos nas redes sociais, com a criação do Visite Piracicaba. Realizamos também as lives com os empresários locais, com o projeto Café com Turismo. Conquistamos o prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo de Negócios e Eventos, prêmio esse que nos consolida no Estado de São Paulo para a promoção do turismo.
Para fechar o ano não poderíamos deixar de atrair grandes parceiros como a Acipi e empresas da cidade para trazer para a população, comércio local e turistas, o projeto Luz & Arte neste mês de Natal, propondo um projeto social, cultural, de incentivo comercial e turístico para Piracicaba e, o mais importante, retomando nossos eventos e atraindo emprego e renda para esse setor. Esse investimento foi pequeno perto do retorno considerável que conseguimos propiciar ao comércio e, em especial, para os restaurantes, setor esse que precisava respirar e ganhar um fôlego depois de dois anos de pandemia.
Acredito que com essas ações começamos a demonstrar que estamos reestruturando o departamento do Turismo e valorizando o turismo e a retomada do setor em nossa cidade. Sabemos que temos muito (re) trabalho, mas também sabemos que abraçar esse desafio é uma questão de princípio e honra que carregamos como filhos dessa cidade que adoramos tanto, porque é cheia de flores e cheia de encantos.
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Rose Massarutto, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba

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