Caldeirão Político

MEDITAÇÃO — I
Esse Capiau, idoso e cansado, não poderia deixar de meditar neste ano que se encerra: não vamos esconder o fato de que, há décadas, o cristianismo vem sofrendo forte crise de identidade, da qual é um sinal evidente a escassez e também da interpretação grosseira do livro Santo.

 

MEDITAÇÃO — II
Vinte séculos guiaram nossas vidas, sempre as parábolas e versículos bíblicos foram capazes de atrair e conquistar o interesse dos jovens… E agora? Por quê não tem a mesma força? Talvez o evangelho não funcione mais? Bom reler a poesia sobre o Natal de Machado de Assis.

 

MEDITAÇÃO — III
Aos pais, nossa reflexão: hora de ajustar o relógio, por os ponteiros em seus devidos lugares, nossos jovens estão sendo coapitados por uma mescla de desejos e consumismo, as lições dos velhos já não tilintam mais nesses ouvidos. Como entender esses novos sons? Como retornar a um mundo que nos deixou viver e nos presenteou com a vida eterna?

 

PREGADOR
O pregador da noite de domingo (26) foi o Reverendo Milton Ribeiro, ministro do Evangelho da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), na Igreja Assembleia de Deus-Ministério Madureira, na rua Alfredo Guedes, em Piracicaba, onde explicou a Palavra de Deus (Bíblia Sagrada). Além de pastor presbiteriano, Milton Ribeiro — com todos os títulos que a academia exige — é o atual ministro de Estado da Educação.

 

VISITA
Qual a preocupação tão profunda dos comunistas Vilson Dornelles e Francys Almeida, presidente e vice-presidente do Diretório Municipal do PCdoB em Piracicaba, em visitarem o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) numa véspera de Natal? Simplesmente, uma coincidência, e todos gostam de falar sobre a atual Administração Municipal. Estiveram na casa do ex-alcaide na sexta (24) pela manhã.

 

BAHIA — I
Até o final da tarde de ontem, a imprensa nacional divulgou que subiu para 20 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. Já são mais de 430 mil pessoas afetadas pelo temporal. Das terras piracicabanas, este Capiau, idoso, cansado, mas sempre solidário, apela para que as autoridades não negligenciem o socorro necessário.

 

BAHIA — II
A situação está caótica, como daqui podemos acompanhar pelas imagens na mídia nacional. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), existem mais de 16 mil pessoas desabrigadas no Estado da Bahia. Cerca de 19,6 mil estão desalojadas – elas tiveram que abandonar seus imóveis, mas não precisaram de abrigo do município.

 

BAHIA — III
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo aponta que os meteorologistas explicam que as chuvas intensas são reflexo do fenômeno climático conhecido como La Niña e do aumento da temperatura das águas no oceano Atlântico. Embora sejam comuns nesse período do ano – as tradicionais “chuvas de verão” –, os temporais tiveram intensidade e duração atípicas.

 

BAHIA — IV
O comentarista da GloboNews, Valdo Cruz, informa em seu blog no Site G1 de que aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) sugerem que ele retorne à Bahia antes de seguir ao seu recesso de fim de ano em Santa Catarina. “É uma questão de solidariedade, a situação se agravou muito, os ministros estão lá, mas a presença do presidente é muito importante”, disse um aliado ao blog. Messias, certamente, fará isso.

 

BAHIA — V
No início de dezembro, Bolsonaro sobrevoou o Estado, mas não fez qualquer anúncio de medidas emergenciais do governo federal, tão necessárias neste momento delicado. Em uma postagem em suas redes sociais, informou que continuam “todos os meios do governo federal” no Estado e que “os ministros João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento) estão no local”. Os ministros estão fazendo a lição de casa. Ótimo.

 

MINAS GERAIS — I
Reeleito em primeiro turno no ano passado, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se prepara para o lançamento de sua candidatura para o Governo de Minas Gerais. Ele é enfático ao dizer que “não sobe no mesmo palanque do atual presidente (Jair Bolsonaro)” e teceu o ex-presidente Lula como “um dos maiores líderes socialistas do mundo”. É por aí.

 

MINAS GERAIS — II
Na entrevista concedida ao repórter Leonardo Augusto, da Folha de S. Paulo, Kalil disse que “não liga o automático” para definir alianças e apoio em 2022. De maneira muito enfática e sem muitos rodeios, o prefeito de Belo Horizonte enfatizou a relação entre o atual governador de Minas, Romeu Zema, e o presidente Jair Bolsonaro, “são irmãos” e “estão sempre abraçados”, disse.

 

MINAS GERAIS — III
Vale ressaltar que o Estado de Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do País, com 15.889.559 eleitores registrados, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), conforme os dados da eleição municipal do ano passado. Está atrás, apenas, de São Paulo (com 33.565.294). Política é assim: ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito, ensinam os mais antigos.

 

VISITA
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, visitou a sede da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, dirigida pelo pastor-presidente Dilmo dos Santos; na foto, recepcionado pelo pastor Walter Munhoz, uma das lideranças locais IEAD. Reverendo Milton Ribeiro, ministro do Evangelho da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), foi o pregador de domingo (26) na sede da Assembleia de Deus-Madureira em Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima