Caldeirão Político

GOVERNO — I
Após 16 anos, a Prefeitura Municipal encerra as atividades do Cursinho Pré-Vestibular; após 29 anos, a Prefeitura Municipal fecha o Observatório Municipal; após 40 anos, a Prefeitura Municipal acaba com o convênio da Merenda Escolar para alunos das escolas públicas estaduais; após 73 anos, a Prefeitura Municipal anunciou o rompimento de convênio com albergue noturno (casa de passagem). Sobre este tema, há explicações em outro local desta edição.

 

GOVERNO — II
Ontem mesmo, o professor Adolpho Queiroz (PL), titular da Semac, lembrou a redação deste jornal que se leia a matéria do líder do governo na Câmara, vereador Josef Borges (SD). Realmente, o edil, com base eleitoral em Artemis, passou todos os detalhes em extensa matéria publicada por este jornal. Ótimo. Por isso, o Capiau lembra que o problema do atual governo é comunicação, quer antes ou quer depois das ações.

 

GOVERNO — III
E, falando em comunicação de governo, por exemplo, o que será feito com a Avenida Laranjal Paulista, no cruzamento com a Rodovia Cornélio Pires? Ou a Prefeitura, através da Semuttran, só vai explicar depois que fizer todo o projeto? Afinal de contas, a titular da pasta já se reuniu com um grupo de moradores e nem sequer pensou numa autoridade de trânsito no local para organizar o cruzamento nos horários de pico? Se é da PM Rodoviária ou da GCM, não é assunto para este Capiau.

 

PRIORIDADE?
Se ações da educação, cultura, alimentação, assistência social, estão sendo cortadas, a pergunta que não quer calar é: o que é prioridade para a Prefeitura Municipal de Piracicaba? Qual será o investimento?

 

COMUNICAÇÃO
Este Capiau, idoso e cansado, e meio sofrido com forte gripe, lembra que os problemas da sociedade moderna estão fundamentados na comunicação. Em outras palavras, o problema do ser humano é comunicacional. Se a Prefeitura tem convicção do que está fazendo, através do prefeito Luciano Almeida (DEM) e seu secretariado, por que a falta de compreensão de que isso é bom? Resposta: falta comunicação do que será feito e quais as ações serão desenvolvidas. Caso específico do albergue noturno.

 

INVESTIMENTOS — I
A Rede Estadual de Educação anunciou a transformação de quase a totalidade das escolas de Piracicaba em Programa de Ensino Integral (PEI). Nessas escolas, os profissionais (professores e gestores) recebem mensalmente uma gratificação de 75% do salário base e tem dedicação exclusiva, plano de ação específico, desenvolve o projeto de vida dos alunos, realizam tutoria, aulas de tecnologia, nivelamento e outros.

 

INVESTIMENTOS — II
Com o aumento das escolas estaduais envolvidas no programa pretende-se minimizar o impacto negativo da pandemia na aprendizagem dos alunos. E a Rede Municipal de Educação? Vai fazer o que para recuperar os prejuízos da pandemia no processo pedagógico das crianças? Perguntar não ofende, senhor prefeito e senhor secretário da Educação.

 

RETORNO — I
A saída do professor João Marcos Thomaziello da Secretaria Municipal causou muita comoção entre professores municipais que acreditavam nas possibilidades de mudanças positivas da sua gestão. Contudo, o prometido retorno do mesmo em janeiro para EE “Honorato Faustino” já está enchendo de esperanças os professores, coordenadores e pais de alunos daquela unidade escolar, que conhecem e acreditam na capacidade de recuperação de seu eterno gestor. Nunca alguém disse ao contrário.

 

RETORNO — II
Enquanto aguarda o momento de retornar à Direção da EE “Honorato Faustino”, João Marcos Thomaziello — que atualmente é Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino — passou a colaborar com a gestão de outra unidade escolar e as pequenas ações nos primeiros dias já lhe renderam muitos cumprimentos, inclusive ovacionado em sessão de formatura. Elogios à vontade.

 

RETORNO — III
João Marcos Thomaziello é também aguardado por amigos diretores de escolas estaduais para colaborar em Comissão que estudará a transição da merenda escolar, pois, agora que a Secretaria Municipal de Educação cortou convenio com a Secretaria Estadual de Educação para oferta da merenda escolar aos estudantes, esses diretores terão que assumir as compras, as prestações de contas e esperam poder contar também com o talento de chef de cozinha João Marcos, para manter a qualidade, em especial no que se refere à alimentação das crianças que ainda são alunos de anos iniciais e que estudam em escolas de período integral e nas quais a merenda precisa ser mais reforçada.

 

RETORNO — IV
João Marcos Thomaziello também é aguardado em 2022 para, novamente, reunir os pais dos alunos da EE “Honorato Faustino”, retomar a parceria para obras, decisões pedagógicas que possam retomar os ótimos resultados da escola e os grandes eventos e festas que tem por objetivo unir a comunidade e fortalecer o sentimento de todos de pertencimento à escola. É só aguardar.

 

INTRIGAS
As intrigas pré-eleitorais estão correndo à solta em todo o País, tentando inviabilizar a vitória do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno. Essas fofocas, lamentáveis, estão no campo das esquerdas, que acham que um outro nome, como o de Ciro Gomes (PDT), deveria ser o caminho da terceira via. Tudo isso faz parte do momento pré-eleitoral e, pela história, Lula sabe como costurar.

 

DESACATO
O militante Walter Koch foi detido por desacato, dias atrás, levado num camburão após supostamente ameaçar vereadores. Não seria bom que a política vivesse esse tipo de clima, pois prejudica o andamento de tudo o que é democrático. E as autoridades, que representam o Estado, nada têm a ver com ações político-partidárias.

 

PSD
O ex-ministro Gilberto Kassab — e também ex-prefeito de São Paulo — deu a certeza, ontem, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que não indicará o ex-governador do Estado Geraldo Alckmin (ex-PSDB) para ser vice na chapa liderada pelo ex-presidente Lula (PT). Talvez isso signifique, também, que Alckmin não irá se filiar ao PSD e ficará com um pé no PSB, liderado pelo ex-governador Márcio França. É o tabuleiro das pré-candidaturas.

 

MDB
Tanto o deputado estadual Alex de Madureira (ainda no PSD) — com passagem certa para o MDB — como o pastor Fernando Favoreto, presidente do MDB local, afirmam que vão definir semana que vem qual o destino que tomarão nas eleições de 2022. Tudo bem. Isso é normal. Mas ambos percorreram, esta semana, as cidades de Laranjal Paulista, Tietê e Mombuca, numa maratona que pareceram em campanha. Ou seja, pré-campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima