Exposição Folheando segue até janeiro no Museu Gustavo Teixeira

Viviane Gatti Braga Aranha borda em folhas de árvores

Viviane Gatti Braga Aranha borda em folhas de árvores. O resultado surpreendente e encantador transformou-se em na exposição “Folheando: poesia em folha”, aberta no domingo (19) no Museu Gustavo Teixeira.

A mostra, com curadoria de Rafael Gonzaga, reúne aproximadamente 40 obras e alcançou grande público em Piracicaba. Antes da abertura da exposição no Museu, às 16h, Viviane apresentará uma oficina de contação de história.

“A técnica do bordado é milenar e faz parte da história de São Pedro. A Vivi utiliza sutileza e criatividade para aplicar essa técnica em folhas e o resultado final é impressionante. Ficamos felizes em receber no Museu a exposição Folheando”, destaca o coordenador de Cultura e diretor do Museu, Ivan Teixeira.

A exposição faz parte do Projeto Gustavo Encanta o Natal, uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Associação Paulista Amigos da Arte. O programa contemplado é o Tradição SP 2021, que visa dar relevância às tradições culturais locais, como o bordado que faz parte da história da cidade.

Nas obras de Viviane, as folhas se constituem como suporte de imagens bordadas em linhas coloridas que são saturadas de textura e apresentam formas “naïfy” e familiares que nos remetem não apenas aos lugares da memória, mas também a uma intrincada relação com afetos e percepções que provocam, além do olhar, todos os  sentidos.

TRADIÇÃO – Reconhecida na década de 1970 como Capital do Bordado pelo governo do Estado, São Pedro por muitos anos teve na tradição do bordado a mão um de seus principais alicerces econômicos. Atualmente conta com bordadeiras tradicionais e comércios locais que mantêm viva essa técnica, sendo este um dos atrativos culturais da cidade.

 

Serviço: Exposição Folheando: poesia em folha

Data: 19/12/2021 a 30/01/2022

Horário de visitação: terça à sexta das 9h às 17h / sábados das 9h às 13h

Entrada: Gratuita

Local: Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524 – Centro, São Pedro).

Informações: (19) 3481-9205

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima