Caldeirão Político

EX-TUCANO — I
O ex-governador Geraldo Alckmin deixou ontem (15) o PSDB. Longe do ninho, agora, fará política mais para a esquerda do que para a direita. Isto é, centro-esquerda, fiel às suas origens que foram no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), como vereador, prefeito de Pindamonhangaba, depois deputado estadual e deputado federal. Foi governador (e vice) do Estado pelo PSDB em quatro períodos e tem o respeito do povo paulista.

 

EX-TUCANO — II
Bom ex-tucano, Alckmin vai para longe do governador João Dória (agora dono do PSDB, tendo como “sócio” o vice Rodrigo Garcia). E deverá ser candidato a vice-presidência da República com o ex-presidente Lula (PT), devendo filiar-se ao PSB ou ao SD. Quem sabe? Será em definido em breve. Haverá um bom entendimento no PT e no PSB, por causa das candidaturas ao Palácio dos Bandeirantes de Fernando Haddad e de Mário França.

 

LEMBRANÇA
Este Capiau, sem maldade, lembra de que, em 2006, candidato à reeleição, o ex-presidente Lula (PT) deu um aperto no então candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin. No debate do segundo turno, Lula abriu sua fala perguntando sobre o ex-ministro da Saúde Barjas Negri (PSDB), que tinha sido secretário do ex-tucano. Outros detalhes, aqui, todos sabem.

 

ALEX
O deputado estadual Alex de Madureira (ainda no PSD) deverá anunciar semana que vem para qual legenda alinhar-se-á. A mais indicada, depois do dia 20, será o MDB, formando uma dupla com o pastor Fernando Favoreto, presidente do Diretório do MDB de Piracicaba, que já confirmou ser candidato a deputado federal. Alex sairá candidato à reeleição.

 

BORGES
O nobre vereador Josef Borges, líder do prefeito na Câmara Municipal, reclama de falhas deste idoso e cansado Capiau que, sem maldade, faz comentários jornalísticos, do dia a dia, nesta simples coluna. Capiau não é partidário, publica idéias de todos os lados, mas o vereador está zangado. Vereador eleito pelo SD (Solidariedade), Joséf Borges tem base eleitoral no Distrito de Ártemis e se dedica pelo bem de toda Piracicaba. Estamos à disposição, nobre edil.

 

AUTOR
Retificamos matéria divulgada ontem em A Tribuna, “Moção apela por reforma para servidores municipais”. O nome do autor da propositura é o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania). Desculpas.

 

CAMPEÕES — I
Os vereadores Laércio Trevisan Junior (PL) e Fabrício José Raetz de Oliveira (Patriotas) são os campeões em termos de apresentação de requerimentos, indicações, moções, emendas, projetos de decreto legislativo, projetos de lei, projetos de lei complementar e projetos de resolução. Trevisan com 817 e Fabrício com 740. Em terceiro lugar, vem o vereador Gustavo Pompeo (Avante) com 710.

 

CAMPEÕES — II
Nesse relatório, segue com 463 ítens o vereador Pedro Kawai (PSDB). Em último lugar, fica o vereador Paulo Henrique com 83 e em penúltimo, com 87, o vereador Zezinho Pereira. Fica a pergunta, sem maldades: qual é a qualidade de cada proposta?

 

POLÍCIA
Com o “pela ordem” do vereador Gustavo Pompeo (Avante), uma confusão generalizada tomou conta da sessão de segunda (13) da Câmara. Gritos, ofensas, ameaças, berros e outras sutilezas da vida social e política local puderam ser prestigiadas. Com vigor, o presidente da Casa chamou a polícia e pediu que Osmir Bertazzoni, do Sindicato dos Municipais, fosse retirado do local, por estar exaltado naquele momento. Os guardas entraram pela galeria, mas não tiraram ninguém dali. Bertazzoni se recusou a sair e veio a calma, felizmente.

 

“PREMA”
Este Capiau vai explicar o que é “PREMA”, bem humorado. Foi informado de que uma reforma administrativa informal na Prefeitura de Piracicaba transformou a SEMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) na PREMA (Prefeitura Municipal de Agricultura e Abastecimento), tamanha é a autonomia da secretária Nancy Thame (PV), que transformou sua pasta em independente, onde nem o prefeito Luciano Almeida manda. Mas é quem nomeia. E também são comuns as reclamações dos vereadores e lideranças dirigidas à secretaria Nancy e não ao prefeito Luciano. Eis a vantagem.

 

“PREMAC”
A mesma reforma informal aconteceria na SEMAC (Secretaria Municipal de Ação Cultural) que se transformou na nova Prefeitura Municipal de Ação Cultural (PREMAC), onde o secretário Adolpho Queiroz manda tanto quanto o vereador Trevisan Júnior, que nomeia e exonera comissionados, usa o espaço físico da pasta para reunião com secretários municipais. Trevisan age como o prefeito da PREMAC. Isso é, em síntese, força política, o que é normal, que os adversários reclamam à toa.

 

MUDANÇAS – 1
Todo final de ano, os bastidores políticos ficam mais agitadas e neste ano não parece diferente. Circula, entre os grupos políticos, que alguns secretários municipais não estão agradando muito ao prefeito Luciano Almeida. Por isso, no início do ano poderá haver mudanças no secretariado. Afinal, o prefeito é o prefeito e tem a caneta na mão.

 

MUDANÇAS — II
Entre os motivos para as mudanças, os grupos citam: baixo desempenho, pouco habilidade com o cargo, muita independência, problemas com os vereadores etc. Façam as suas apostas. Este Capiau divulgará as substituições quando forem divulgadas ou os grupos nos informarem. Mas só barulho no momento.

 

DISTANCIAMENTO
O vereador Zezinho Pereira (DEM), pelo que parece, está em distanciamento, mas não é da Covid-19. Ele está mesmo se afastando do governo municipal, e entende que o prefeito Luciano Almeida (DEM) tem sido ingrato e quer governar sozinho.

 

IMPEACHMENT?
Corre, nos corredores da Câmara de Vereadores, que o vereador Zezinho Pereira (DEM) articula para fevereiro um pedido de afastamento do prefeito Luciano Almeida — o que este Capiau acha uma bobagem — justificado pelos aumentos dos contratos da merenda, lixo e outros. Mas o que tem pesado é o veto aos servidores públicos municipais da Educação. Zezinho está inconformado com a falta de sensibilidade de Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima