I Salão de Presépios será aberto hoje (10)

Exposição composta por 15 obras representam o nascimento de Jesus com o uso de diversas técnicas artísticas e materiais diversificados – foto: Matheus Gasparim

O Museu Gustavo Teixeira abre nesta sexta-feira, 10 de dezembro, o I Salão de Presépios, exposição composta por 15 obras que representam o nascimento de Jesus com o uso de diversas técnicas artísticas e materiais diversificados.

Artesãos de São Pedro, Piracicaba, São Paulo, São José dos Campos e de outras cidades usaram materiais como cápsulas de café, peças de bijuteria, pedras, telhas, dobraduras, madeira, feltro, tecidos e linhas para compor os presépios que ficam em exposição até o dia 6 de janeiro.

“O objetivo do concurso é incentivar a produção de presépios artísticos para preservar este modo de expressão da arte e religiosidade popular,. Ficamos felizes com as obras recebidas, cada uma tem a expressão e representação do artista ou artesão”, destaca o coordenador de Cultura Gustavo Teixeira.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9 às 13h. Os visitantes podem escolher o presépio preferido. A obra que receber mais votos do público será premiada.

O Salão de Presépios faz parte da programação “Encantos de Natal”, promovida pela Prefeitura de São Pedro por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Acisp (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), com diversas atividades programadas para o mês de dezembro.

PROGRAMAÇÃO – Também na sexta-feira, dia 10, na escadaria da Igreja da Matriz, o Coral Laudamus – Paróquia São Pedro, sob regência de Genival da Silva, traz um repertório de canções que prometem encantar o público, espalhando a magia do Natal e da música, com o recital de Natal, especialmente preparado para a ocasião, em comemoração à abertura do 1º Salão de Presépios de São Pedro.

O sábado, dia 11, começa com o duo Carlos e Malu na Feira do Produtor a partir das 9h e segue com Mauro Mabute na Feira de Artes e Artesanato, às 10h30. A Igreja da Matriz recebe o Encontro de Corais e Artistas da Terra, às

20h, e o grupo Três no Samba se apresenta no Coreto da Praça Gustavo Teixeira, a partir das 21h, com intervenções poéticas trazidas pela atriz Mônica Cardoso.

O espetáculo História Embaixo da Árvore em “Balada da Violeta” e outros contos poéticos será a atração do domingo, 12, de manhã, na Biblioteca Municipal, a partir das 10h30.

No dia 14, às 10h, o espetáculo “Partir”, da Companhia Roma Produções Artísticas traz para o Museu Gustavo Teixeira os poemas de Fernando Pessoa, com o ator Romualdo Sarcedo.

A Banda SOS Mondo se apresenta no Coreto da Praça Gustavo Teixeira, a partir das 21h no dia 17, com o melhor do rock´nroll, incluindo no repertório a música “Terra Seca”, contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc, e que propõe uma reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente. A programação segue até o dia 30 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima