Diferença entre líder e chefe

José Osmir Bertazzoni

O chefe é aquele sujeito chato que quer impor regras e comandar um grupo com ameaças e berros, ou então é fraco e se sujeita às imposições do grupo. O chefe está sempre investido de poder para a tomada de decisões e é sempre procurado para dar soluções às demandas diárias.

Na mesma toada, o líder também está à frente do grupo, seção e setor, departamento de uma organização. Diferentemente do chefe,as ações de um líder influenciamo comportamento do grupo de pessoas à sua volta, fato que os resultados sempre são alcançados sem trauma e com muita cooperação.

As duas palavras são totalmente distintas, chefe pode ser qualquer um indicado por razões múltiplas, exceto a percepção de liderança. Um grupo trabalha com mais dedicação diante de um líder (que também pode ser um chefe), mas um chefe sem liderança, que atua impondo receios e medos é o sinal mais visível do fracasso.

O que é um chefe?

O chefe, nem sempre preparado para se relacionar com um ser humano ou um grupo destes, na maioria das vezes aplica um tipo de administração “egoísta”. Embora possa ter experiência e conhecimento do serviço,quando não preparado para liderança e para as relações humanas,utiliza seu cargo ditando ordens, impondo regras e subestimando quase sempre seus subordinados.

Logo, o chefe é carregado de tendências a não dar ouvidos e a se desfazer dos funcionários, os quais acabam desmotivados de compartilhar ideias e fomentar debates acerca de temas que são de grande interesse para qualquer organização.

Este monopólio de poder desperta o temor entre os colaboradores, que são vistos como subordinados. Nesse sentido, o grupo de trabalho cumpre suas tarefas sem um verdadeiro respeito pelo chefe, pois o temem.

O chefe é um desestímulo a novas descobertas, ideias e ao aperfeiçoamento produtivo, ele está sempre preocupado com as pessoas e não ouvir é uma forma de estabelecer distância e até o temor.

Resumindo a ópera, o chefe nunca vê a necessidade em incentivar os funcionários, pois acredita que um bom trabalho é uma obrigação.

E o líder, como identificá-lo?

Um líder pode ser considerado um chefe que não necessita de poder de decisão. Embora o líder tenha o respeito de todos na cadeia de comando,é natural a ele um poder de respeito nas relações com seus colegas, por isso se torna referência para qualquer serviço, tendo conhecimento e experiência.

Para ser um líder, suas ações e diálogos são suficientes para obter o respeito do grupo e o comando se torna elemento da sua própria natureza humana, o comando e as ordens são substituídos por diálogos e orientações, o que leva seus liderados a tê-lo como exemplo e segurança no desenvolver de suas atividades.

O mais importante deste nosso diálogo é o fato de que o líder não impõe respeito, ele estimula uma convivência harmônica, quase familiar. O líder sabe ouvir e admite seus erros quando os comete, o que motiva os colaboradores e inspira respeito.

É imperativo perceber, para entendermos este processo, que um profissional em posição de liderança também está sempre atento aos colaboradores e seus pontos fortes. Assim, cria estratégias para utilizar os talentos que tiver no grupo de maneira eficaz.

Por derradeiro, o processo de formação de líder é lento e requer uma série de ensinamentos, que também são ineficazes para pessoas que não nasce com esse talento. O homem que nasce líder porta-se como líder e tem na liderança uma filosofia de vida, reconhece as dificuldades dos profissionais em sua equipe. Por isso, faz o possível para ajudá-los a superar obstáculos e aperfeiçoar suas habilidades. Isso cria um ambiente de troca de conhecimento, que faz a interação ser motivadora e um fator de crescimento para os trabalhadores e para a empresa.

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José Osmir Bertazzoni, jornalista, advogado; e-mail: [email protected]

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