Plantio de mudas marca recuperação do ribeirão Água Branca

Serão recuperados ao longo dos próximos anos cerca de 110 hectares de vegetação nativa – foto: Divulgação

A Prefeitura de Charqueada realizou no sábado (4) evento para celebrar o início das atividades de recuperação do Ribeirão Água Branca e Boa Vista, promovidas pelo projeto Mananciais de Charqueada. O projeto, iniciado em 2016 em parceria com os Comitês e Agência das Bacias PCJ, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), tem como objetivo promover a revitalização do ribeirão Água Branca e do Córrego Boa Vista, por meio da restauração ecológica de áreas de preservação, de atividades de conservação de solo e da promoção do saneamento rural.

Ao todo, serão recuperados ao longo dos próximos anos cerca de 110 hectares de vegetação nativa, por meio do plantio de aproximadamente 160 mil mudas de árvores nativas e do isolamento de fatores de degradação.

O projeto é desenvolvido em parceria com diversas instituições, entre elas a Agência das Bacias PCJ, que disponibiliza uma ferramenta chamada “Banco de Áreas e Banco de Projetos PCJ”, onde são cadastrados projetos e áreas para plantio de forma voluntária.

Neste banco, pessoas e empresas que possuam passivos ambientais ou queiram investir voluntariamente na recuperação e conservação da vegetação nativa podem fazer a adoção das áreas cadastradas.

A Prefeitura de Charqueada foi a primeira a se cadastrar, e aos poucos vem conquistando parceiros para garantir a execução das atividades previstas. Neste mês, foram iniciadas as atividades de preparo de solo e plantio de árvores nativas no Ribeirão Água Branca, executadas pela empresa Da Serra Ambiental, a primeira a adotar áreas no projeto de Charqueada via Banco de Áreas PCJ, totalmente gratuitas para o produtor rural.

Além das instituições citadas, o Projeto Mananciais de Charqueada tem como pilar central os proprietários e produtores rurais que residem ou desenvolvem atividades comerciais nas áreas abrangidas pela bacia hidrográfica. Por meio da sua adesão ao projeto, eles permitem que os cursos d’água que abastecem o município recebam a sua devida proteção e conservação.

“É preciso e estamos no caminho certo quando atuamos em defesa das nossas nascentes e ribeirões que abastecem a cidade. Promover o plantio é cuidar destas áreas e garantir a revitalização de trechos importantes para o ecossistema da região”, falou o prefeito Rodrigo Arruda (DEM).

Durante o plantio de mudas, estavam presentes também o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, o deputado estadual Roberto Morais, o diretor das Agências PCJ, Sérgio Razera, membros da Câmara dos Vereadores de Charqueada e demais autoridades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima