OEP fará apresentações online

A Orquestra Educacional se apresentou no sábado (4), no Engenho Central. Foto:Divulgação

 

A partir desta quarta (8), a Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) fará três apresentações online, cada uma com um tema. Os concertos serão transmitidos pelo canal da OEP no youtube, sempre às 20 horas e também poderão ser assistidos posteriormente.

O primeiro concertos terá como tema: ‘Trilhas Sonoras de Filmes e Games’. Os demais acontecerão no dia 14/12 sobre ‘Aberturas e Trechos de Óperas e Operetas’; e finalizando no dia 28/12, com o tema ‘Música para Todos os Gostos’.

Os concertos foram gravados ao vivo, no Espaço Imperial em Piracicaba, em um ambiente integrado a natureza, no último mês de julho. A gravação foi realizada por uma equipe especializada em filmagem e com a utilização de oito câmeras e um drone. A sonorização foi captada em 32 canais, mixada e masterizada em estúdio de alta tecnologia.

“É muito raro uma gravação de orquestra ao vivo em ambiente externo como esse foi feito. Sem dúvida, foi um grande desafio e que envolveu uma equipe técnica de 30 profissionais, além do regente e dos 72 músicos”, afirmou Carlos Cardozo, produtor da OEP.

CONCERTO — Cada apresentação terá em torno de 50 minutos. Em cada um deles haverá um ‘Momento Didático’, atividade educativa/formativa com duração de aproximadamente 20 minutos, quando o maestro explica características de cada família dos instrumentos e os músicos apresentam cada instrumento num solo de pequeno trecho de obras.

Estes concertos atendem a um projeto viabilizado através do ProAC/ICMS -SP que teve de ser readequado para online em função da pandemia.

PROAC/ICMS-SP — A Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) mantém anualmente projeto através desta lei de incentivo à cultura através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Este projeto especificamente foi patrocinado pela Cerâmica Villagres e Samapi Distribuidora de Medicamentos.

Além deste projeto, a OEP continua captando recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – lei esta que oferece isenção fiscal no imposto de renda à empresas enquadradas no regime tributário Lucro Real e pessoas físicas que fazem a declaração de IR completa (antiga Lei Rouanet) – já tendo captado 60% do valor total do projeto junto a empresa OJI Papéis Especiais.

A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos. Em seu repertório, a orquestra executa a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games. O projeto, sem fins lucrativos, conta com o apoio da iniciativa privada, entidades não governamentais e órgãos municipais para sua manutenção. Para saber como contribuir, acesse: http://www.investe.art.br/oep.

 

Confira a programação:

08/12 – Trilhas Sonoras de Filmes e Games

14/12 – Aberturas e Trechos de Óperas e Operetas

28/12 – Música para Todos os Gostos

As exibições serão realizadas no canal https://www.youtube.com/orquestraeducacionaldepiracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima