“Como é bom ser bom!”: Monsenhor Jorge Simão Miguel

Eliete Nunes

 

Hoje, 08 dezembro é Dia da Imaculada Conceição e aniversário de ordenação de Monsenhor Jorge Simão Miguel, 66 anos dedicados a Deus e seu povo.

Monsenhor Jorge é um homem forte: traz em seu nome três nomes de santos: Jorge, o Santo Guerreiro, Simão: o Santo Apóstolo de Cristo e Miguel: o Anjo mensageiro de Deus. Entendo que a presença deste homem na Terra tem muito significado para as pessoas de fé, pois suas palavras nos conduzem a uma profunda reflexão sobre a palavra de Deus e a nossa conversão diária.

Monsenhor Jorge é um homem bondoso e que esteve e está a serviço da igreja e comunidade durante sua trajetória de vida. Entrou para o Seminário Diocesano de Campinas com 15 anos, em fevereiro de 1943, e, após 13 anos de estudos, no dia 08 de dezembro de 1955, na Catedral Santo Antônio de Piracicaba, o Bispo Dom Ernesto de Paula o proclamou: “Tu és Sacerdote para sempre!!!” Em 06 de janeiro de 1960, à época Padre, foi nomeado pelo mesmo Bispo, como pároco da Paróquia Imaculada Conceição, sendo certo que já atuava como padre em nossa igreja desde 1956, e, permaneceu como pároco até o dia 26 de fevereiro de 2006, passando desde então a pároco emérito e vigário paroquial. Ele recebeu o título de Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade em janeiro de 1981, e, atualmente tem o título de terceiro grau de Monsenhor: Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário, sendo que esta honraria lhe foi concedida pelo Papa João Paulo II no ano de 2001; e este é o mais alto grau de Monsenhor encontrado fora de Roma.

A História do sacerdócio de Padre Jorge, como carinhosamente o chamamos, se confunde com a história e construção da Igreja Matriz Imaculada Conceição e a sua dedicação ao povo de Deus, em especial à comunidade piracicabana de Vila Rezende. Monsenhor Jorge é um fervoroso devoto de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a Virgem Maria.

Monsenhor Jorge é apaixonado por futebol e corintiano roxo.

É, também, exemplo de fé, simplicidade, humildade, disponibilidade, bondade, alegria e respeito à dignidade da pessoa humana.

Enfim como pároco da Paróquia Imaculada Conceição cativou gerações e é uma figura pública relevante para nossa cidade, pois nasceu em Capivari, mas é cidadão piracicabano, título oficialmente recebido da Câmara de Vereadores no ano de 1966.

“Como é bom ser bom”, este é seu grande ensinamento, pois seu coração é bom, e, sua profunda devoção a nossa Senhora contagia a todos nós.

Monsenhor Jorge é homem abençoado e um sacerdote que sabe como ninguém transmitir o evangelho com alegria e sabedoria. Rogo a Deus e à Virgem Maria para que continuem abençoando e iluminando o seu ministério sacerdotal. E pela sua vida, damos Graças a Deus!

_______

Eliete Nunes, professora, enfermeira, advogada; foi Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba de 2012 a 2020; autora do livro Biografia de uma Gestão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima