45 anos da Caterpillar em Piracicaba

Barjas Negri

 

Em atendimento às diretrizes do Governo do Estado de São Paulo que, no início dos anos 1970, propunha e incentivava a desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em direção do Interior, muitas indústrias decidiram expandir suas atividades no Interior paulista. Em 1970, a RMSP concentrava o equivalente a 74,7% de toda a produção industrial de transformação paulista. O governo entendeu que era preciso aliviar a metrópole e auxiliar no desenvolvimento do espaço interiorizado.

A Caterpillar Brasil, que estava instalada em São Paulo, no bairro de Santo Amaro, optoupor expandir suas atividades no Interior. Depois de intensa atuação do jovem prefeito Adilson Maluf, com apoio de muitas lideranças, a CAT decidiu instalar em 1973/1975 a sua nova fábrica em Piracicaba, mais precisamente no que seria o novo Distrito Industrial Unileste, em área ao lado da Rodovia SP-304 (Luiz de Queiroz), próximo à entrada da cidade.

As economias brasileira e paulista cresciam bastante, o que facilitava os planos de novos investimentos industriais e Piracicaba também passava por um bom momento devido à expansão da lavoura canavieira e da produção de açúcar, de etanol e de máquinas e equipamentos para o setor. O Instituto Educacional Piracicaba (IEP) – futura Unimep — ampliava a oferta de bons cursos universitários, facilitando a formação qualificada de jovens para o mercado de trabalho nos escritórios das empresas.

A vinda da CAT para Piracicaba gerou muitos empregos com bons salários e deu impulso à consolidação do Unileste que atraiu mais empresas. A produção da Caterpillar concentrava-se em tratores de esteira, motoniveladoras, escadaveiras hidráulicas, compactadores de solo e asfalto entre outros equipamentos.

Em 1993/1995, a CAT faz seu segundo movimento de investimento em Piracicaba, desativando sua fábrica na Capital e construindo novos prédios industriais aqui no município, aproveitando o mesmo terreno adquirido nos anos 1970. Mais uma vez, Piracicaba se beneficia desse grande investimento gerando milhares de novos empregos. O prefeito da época era Mendes Thame e tive a oportunidade de ocupar o cargo de secretário municipal de Planejamento, e acompanhamos tudo de perto, tamanho era o benefício para a nossa cidade.

A partir daí, a CAT consolida-se como uma das maiores empresas da cidade, permitindo a ampliação e o surgimento de outras empresas de menor porte em Piracicaba e Rio das Pedras para o fornecimento de peças. Dada a estratégia da empresa global vai se tornando uma grande exportadora para o mercado mundial.

Por ser uma empresa globalizada, seus dirigentes sempre procuraram fazer a CAT ter uma atuação social na cidade, auxiliando entidades assistenciais, esportivas e ambientais, com destaque para o apoio no passado de patrocínio do nosso glorioso XV de Novembro que neste ano completou 108 anos de fundação.

Não poderia deixar de destacar as várias ações da CAT junto ao Fundo Social de Solidariedade, na Festa das Nações ou mesmo as doações de geradores de energia para o Samu e os prontos-socorros (UPAs). Vale mencionar o bom relacionamento e apoio dos seus três últimos e dinâmicos presidentes: Natal Garcia, Luiz Carlos Calil e Odair Renosto, com os quais convivemos como prefeito de Piracicaba.

Para finalizar, destaco que por sua dimensão, pela qualidade de empregos, que gera por sua produção, a Caterpillar é uma das três maiores empresas piracicabanas na contribuição com impostos – IPTU, ISS e ICMS – tão importantes para que a Prefeitura de Piracicaba possa ampliar os seus investimentos sociais e ambientais, tornando-se uma das melhores cidades para se morar do Brasil, tendo alcançado em 2020 o 1º lugar, motivo de orgulho para todos nós.

______

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima