Compromissos políticos ou técnicos capacitados

Silvio Corrente

 

Com certeza o grito que ecoa silente no peito dos Gestores Públicos Municipais depois de passado praticamente um ano de sua quadrienal administração é: “Fiz, realizei, mas poderia ter feito muito mais!”, “Não entreguei o meu melhor…”, “Sou capaz de muito mais…” e, na maioria das vezes realmente o é!

A dúvida que ainda paira é: “continuo alimentando compromissos políticos ou dou uma guinada e capto profissionais experientes e gabaritados para compor minha equipe?”. Ao nosso ver, a resposta é simples e objetiva… SIM!!! Cerquem-se de pessoas que lhe farão decolar aos olhos de sua população, pessoas que sejam pró ativas, que tragam ideias novas e inovadoras, que realmente te façam crescer!!!

Não há momento melhor para a quebra dos compromissos de campanha do que a virada do primeiro ano de administração. Onde bem ou mal, o compromisso politico já foi atendido e agora é hora do Gestor Público mostrar realmente a que veio! É hora de colocar em pratica seus ideais, seus sonhos para sua cidade, mesmo que alguns deles sejam impopulares.

E, certamente, o único momento para se ter impopularidade é o despertar do segundo ano de mandato, onde, ainda haverá tempo para mostrar que a ideia (Ação) no início pode ter assustado, mas o Gestor tinha razão, pois funcionou!!! Ainda haverá tempo para demonstrar o resultado, o fruto do trabalho sério e dedicado desses novos caminhos que, inevitavelmente, também dependem de uma equipe coesa, experiente e eficiente.

É certo que do segundo ano em diante a Administração Municipal não mais tolera amadorismo, apadrinhamentos, conchavos eleitorais, o que a população espera é um Governo voltado aos anseios da sua cidade, com métodos claros, transparentes e eficientes. Espera um Governo que não faça distinção, que pense a cidade como um só corpo, que desenvolva um Projeto de Cidade para o bem-estar e qualidade de vida de todos.

Parece simples, mas na prática a realidade é outra.

A gestão de pessoas no setor público é extremamente importante para que todos os processos funcionem dentro do esperado. Porém, da mesma forma que pode ser um divisor de águas dentro da administração pública, este é também um grande desafio.

Como bem diz a frase, erroneamente atribuída a Albert Einstein: “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes” (só para constar nem Einstein, nem Benny Franklin foram oficialmente autores desta frase – sem autor conhecido). Mas, como me dizia um velho Professor: “quando a frase é boa, supera o autor…”. E, uma coisa é certa, por simples analogia da dita frase, “NÃO ADIANTA ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES DA MESMA EQUIPE DE LIDERES”, cabeças iguais, resultados iguais, o conhecido “mais do mesmo”.

A “regra é clara” só se consegue melhores resultados, quando se aposta em bons profissionais liderando as equipes, com a necessária experiência pública, que sejam capazes de corrigir os rumos de suas áreas de atuação e, muitas vezes, salvar o Prefeito da rota de colisão com a opinião pública, tornando-o aprovável novamente, seja no consenso coletivo, seja pelo reconhecimento das urnas daqui há 3 (três) anos.

Diferente da iniciativa privada, a atipicidade do Poder Público sujeita os Gestores a lidarem com fatores internos e externos simultaneamente, com planejamento e execução de politicas publicas e a gestão de pessoas e suas potencialidades propriamente dita.

Impossível acreditar que o mesmo Agente (Secretários Municipais, Diretores, Supervisores, Chefes, etc.), que passaram um ano com a equipe de liderados, dentro de um ostracismo absoluto, ou com a “Síndrome do Sapo Morno” (sapo que fica na panela acesa acostumando-se com o calor, até ser completamente cozido), num passe de mágica, se torne realmente um líder, pró ativo, com visão de futuro, com atitudes claras e objetivas, capaz de estimular sua equipe de trabalho tirando seu ótimo de produção… Lamento! mas a convivência de um ano na inércia impede que isso aconteça.

Atenção Gestores Municipais, só lhes resta o caminho da atitude, da renovação, da inovação, de acreditar realmente que a mudança é possível, e só depende de vocês! Doravante só se permita ACERTAR! Uma vez identificados os pontos frágeis novas cabeças são necessárias, pois novos olhares surgirão, novas perspectivas.

Como já disse numa matéria anterior, num rápido  trocadilho, não resta outro caminho, “PROFISSIONALIZAR É PRECISO!!!”. Pelo menos é o que se espera para o bem dos municípios brasileiros, que ainda patinam nos compromissos políticos e nos apadrinhamentos antiprofissionais.

_____
Silvio Corrente, advogado, contabilista, especializado em administração pública e gerência de cidades, consultor da área pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima