Ainda a pandemia

Vinicius Camarinha

 

Quando esperávamos chegar ao fim de uma fase de nossas vidas; quando acreditávamos caminhar em direção da luz da normalidade; quando imaginávamos ter superado o obstáculo; somos afetados por uma realidade que exige de nós dar um passo atrás e aguardar para atingirmos o novo normal.

Nos últimos dias o mundo foi impactado pela notícia do surgimento de uma nova cepa do coronavírus, a Ômicron. Identificada primeiramente na África do Sul e em outros país do continente africano, hoje já está presente na Europa e os primeiros casos de pessoas infectadas já foram identificados no Brasil, em passageiros vindos da África do Sul e da Etiópia para Guarulhos.

Ainda se sabe pouco sobre essa nova variação. As informações que se têm até hoje dão conta de uma velocidade maior no contágio e suspeitas sobre índices maiores de letalidade por conta da quantidade de mutações genéticas existentes em sua composição. Contudo, é verdade, até o momento, tenham sido identificados casos leves em sua imensa maioria.

Esta realidade indica a necessidade de mantermos os cuidados. Não baixarmos a guarda. A vacinação, inclusive com a dose de reforço é imprescindível. Da mesma forma, mantermos a utilização de máscaras e a higienização constantes das mãos.E neste particular, quando as festas de final de ano se aproximam e o carnaval bate à nossas portas, adotar medidas que evitem aglomerações se torna imperativo.

Como pouco sabemos do comportamento desta nova variante não podemos criar ambientes que estimulem o contágio. Isso causaria mais mortes, mais sofrimento, mais destruições de famílias. E exigiria, medidas drásticas, como o lockdown que também trariam perdas para todos.

Mais do que nunca é preciso união de todos. Já passamos por momentos bastante difíceis nessa pandemia. Perdemos parentes ou amigos. Não podemos permitir que o pior retorne. A responsabilidade de governantes e de cada um de nós deve estar presente em cada atitude que tivermos em relação ao vírus. Juntos, podemos contribuir para construir um dique contra a terceira onda. Basta acreditarmos na ciência.

_______

Vinicius Camarinha, deputado estadual, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Alesp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima