“Fora da caridade, não há salvação” (Allan Kardec)

Duvido que você não se sensibilize com as imagens de nossos irmãos revirando lixeiras para comer. Duvido que você assistiu impassível as cenas que viralizaram, nesta semana, do menino Gabriel, de 12 anos, revirando o lixão e feliz por encontrar uma árvore de Natal.

 

Ressignificar
Verbo que nunca esteve tão na moda. Alguns dirão que o motivo é a crise econômica, outros que a humanidade está evoluindo moralmente ou ainda ambos os casos.
Explico que ressignificar significa a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém. Ressalto que ressignificar é urgente e fundamental.

 

Ressignificar x descartar
A viralização das imagens do menino com a árvore de Natal no lixão reacendeu o debate: por que não doar peças novas ou em bom estado? Por que não ressignificar? Por que não planejar ações criativas e solidárias que contemplem doadores e necessitados?

 

Criatividade e solidariedade
Momentos de incertezas nos ensinam que o melhor remédio para o mundo é a solidariedade. A cada nova instabilidade, assistimos as pessoas se reunindo em ações criativas e solidárias para comprar alimentos, itens de higiene e vestuário para as famílias em vulnerabilidade social. São voluntários realizando atendimentos telefônicos para prestar apoio emocional, grupos religiosos intensificando suas orações e entre várias outras iniciativas.

 

A CORRENTE DO BEM
Recentemente um grupo de amigos se uniu com a intenção de realizar ações criativas e solidárias conectando voluntários, entidades filantrópicas, doadores, empresas, líderes comunitários e famílias vulneráveis. São todos elos da Corrente do Bem.

 

Ações
As primeiras ações realizadas foram as feiras solidárias com trocas de livros por alimentos.
Recebemos doações de livros e de móveis de escritório e, assim, realizamos as duas feiras que aconteceram nas cafeterias Paris e Mó Café. Ao todo, foram arrecadados mais de 400 quilos de alimentos que se transformaram em refeições prontas (marmitas) ou foram doados integralmente para as famílias em vulnerabilidades social das comunidades de Piracicaba.

 

Mais ações
Diversas outras ações criativas e solidárias foram realizadas e agora a mais recente integrará o CAPHIV (Centro de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS e Hepatites Virais); o Sesi Mário Dedini; a Administração Municipal; a Secretaria de Cultura; a Ordem dos Advogados do Brasil de Piracicaba; a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba; a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba; o Espaço Sow; a ASSCOPER (Associação de Condomínios Residenciais e Comerciais de Piracicaba e Região); o Bar Dolores House; o Mó Café; a Centro de Treinamento Inantojuvenil – CETI; a Centro de Treinamento Jovens Revelações – CTJR; a Vó Eugênia – Casa de Bolos, o Bar Brejaria; o Clube Atlético Piracicabano; o Bar do João; o Teatro São José; o Empório Santa Helena; o Clube Coronel Barbosa; a M2 propaganda e marketing; o Instituto Mix; e diversos condomínios residenciais em nossa cidade.

 

A ação Solidária arrecadará panetones para distribuição em comunidades
Panetones do Bem – espalhando amor com doçura é o nome da campanha e todos os parceiros atuarão conjuntamente na arrecadação de panetones e trabalharão unidos para realizar a distribuição nas comunidades de Piracicaba.

 

Inovação
A inovação ficará por conta dos parceiros SESI Mário Dedini e Secretaria de Municipal de Cultura que realizarão exibições musicais no dia 14 de dezembro no Teatro do Sesi. A entrada para a apresentação será 1 panetone por expectador.
A campanha foi iniciada nesta semana e terminará em 15 de dezembro. Todos os colaboradores citados acima são pontos de coleta.
Algumas surpresas ainda estão sendo planejadas pelos organizadores da Campanha e serão divulgadas no transcorrer da campanha.

 

Por quê participar?
O chamado para a autorresponsabilidade é a nossa principal bandeira e, na prática significa ouvirmos nosso chamado interior para exercermos a nossa responsabilidade diante dos fatos que acontecem ao nosso redor.

 

Promover conexões é o nosso principal diferencial
Todos os agentes poderão acompanhar as doações nas comunidades. O ‘Grupo de Amigos Natal das Crianças’ que já vem atuando há 2 anos distribuindo balas na carreata do Papai Noel e da Mamãe Noel irá conduzir as doações e ganhará o reforço de distribuir além das balas, também dos Panetones. A carreata sairá do às 08:30 da rua da Liberdade, n° 205 – bairro Monte Cristo.
Ufaaaa! Viu só quantos elos desta transformação?
União, criatividade, solidariedade, boa vontade, determinação… São tantos adjetivos entre os envolvidos, não é mesmo? E nós não podemos parar. Precisamos avançar e impor a realidade que queremos, reduzindo a nossa brutal desigualdade social.
Participe com a gente, faça parte desta Corrente do Bem!
___
Carolina Angelelli é a presidente do PDT de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima