O que significava o espinho na carne do apóstolo Paulo?

Alvaro Vargas

 

O rabino Saulo, nascido na cidade de Tarso, estudou em Atenas e Alexandria e foi o discípulo preferido de Gamaliel, umdoutor da lei no grande templo de Jerusalém. Como de hábito, naquela época entre os judeus, Saulo aprendeu também a profissão de tecelão,que se tornou importante como meio de subsistência após a sua conversão ao cristianismo (Paulo e Estevão, Emannuel e Chico Xavier). Por volta do ano 35 da nossa era, quando se preparava para substituir Gamalielem suas funções no Sinédrio judaico, ele verificou que os fundamentos do cristianismo colocavam em risco o judaísmo dominante.Para proteger a religião judaica, e contando com o apoio dos juízes, aprisionou os dirigentes da Casa do Caminho, núcleo cristão criado pelo apóstolo Pedro e alguns seguidores. O desejo de Saulo era o de condenar à morte toda à liderança, mas atendendo a solicitação de Gamalielaos aprisionados, optou por conceder-lhes a liberdade, à exceção de Estevão,lapidado. Durante a sua campanha de perseguição aos cristãos, Saulodecidiu ir até à cidade de Damasco, onde se deparou com o espírito de Jesus, que visível apenas para ele, iniciou um breve diálogo: “Saulo, por que me persegues?”. Perplexo ele perguntou: “Quem sóis vós, senhor?”. O mestre então se revela: “Sou Jesus!”. Como que fulminado por um raio, o rabino rapidamente compreendeu que os pregadores da Casa do Caminho não estavam iludidos. Aquele era o Messias. A história da sua ressurreição (em espírito) era verdadeira.

A partir desse episódio, que resultou em sua conversão, a vida de Saulo mudou radicalmente, de perseguidor dos cristãos, para divulgador da nova doutrina. Ele despendeu três anos no oásis de Dan e igual período em Tarso, estudando e meditando sobre os ensinamentos de Jesus. Saulo mudou o seu nome para Paulo, durante a sua primeira viagem missionária ao Chipre, destacou-se dos demais apóstolos porlevar o cristianismo aos não judeus (gentios). Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7). A respeito desse espinho na carne mencionado por Paulo, são muitas as sugestões do que poderia ter ocasionado esse mal-estar tão severo, a ponto de citá-lo em sua carta à igreja de Corinto. Com certeza o início de sua trajetória de perseguição aos cristãos o deixou abaladodevido aos crimes praticados. Entretanto, isso fez com que Saulo desenvolvesse um sentimento de culpa terapêutica. Ele sabia ser o responsável pelos incidentes ocorridose não se abateu, comprometendo-se a corrigir as suas atitudes ea vivenciarintensamente os ensinamentos de Jesus, divulgando-os. Portanto, não foram esses crimes que causaram a dor que Saulo sentia.

O espírito Joanna de Ângelis(Sol de Esperança, Cap. 39, Divaldo Franco) cita que “todo cristão autêntico sofre um espinho na carne, que lhe dói e é, também, sua advertência”. Como almas em evolução, trazemos em nosso espírito imortal, virtudes e equívocos originados nas existências pretéritas. Um mal-estar físico, serve para lembrar-nos da necessidade de disciplinar as nossas inclinações e tendências equivocadaspraticadas no passado. Segundo a interpretação de Divaldo Franco (Sexo e Consciência, Cap.1, Luiz Fernando Lopes), “no livro Paulo e Estevão, Emmanuel confirma de maneira sutil a tese de que o apóstolo Paulo experimentava os tormentos do sexo. Nesse sentido, sua tarefa era sublimar os impulsos para não ter conflitos, visto que ele próprio havia optado por dedicar-se completamente à causa cristã, sem abrir espaço em sua vida para outras preocupações”. Evidentemente, isso em nada diminui o apóstolo dos gentios em sua magistral obra de divulgação do cristianismo. Apenas demonstra que ele, mesmo com as limitações humanas, comuns a todos nós, conseguiu superá-las, legando a toda humanidade um exemplo de fé e superação.

_______

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D, presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

 

 

51 comentários em “O que significava o espinho na carne do apóstolo Paulo?”

  1. Gilmar Alves da conceição

    Em minha ignorância , sempre defendi a tese de que o espinho na carne do APÓSTOLO PAULO só poderia ser algo espiritual ,a saber algo ligado a sexo .
    Talvez ele vivia uma cobissa ,e em resposta ele se afundava na missão .
    E saiu vencedor dessa cobissa , onde muitos nos dias de hoje não encontra forças para vencer ,e ultrapassar esse fase ,e acabam ficando no meio do caminho

    1. O espinho na carne de Paulo é um dos assuntos que mais gera curiosidade entre os cristãos. A dúvida sobre qual era o espinho na carne do apóstolo deu origem a uma série de suposições. Algumas são completamente infundadas, enquanto outras parecem fazer mais sentido. Neste estudo bíblico veremos alguns pontos importantes sobre esta questão, e qual seria o possível espinho na carne sobre o qual Paulo pediu por três vezes ao Senhor para livrá-lo dele.

      As especulações sobre o espinho na carne de Paulo

      Como já disse, existe muita especulação sobre este assunto. Muitas delas são defendidas por estudiosos muito preparados no Novo Testamento, enquanto outras parecem ser tão absurdas que é difícil saber de onde surgiram. As principais sugestões são:

      Epilepsia: alguns intérpretes sugerem que Paulo sofria de ataques de epilepsia. O problema é que não há qualquer indício em suas epístolas ou no livro de Atos de que o apóstolo tenha sofrido desse problema. Alguns tentam utilizar o texto de Gálatas 4:14 para tentar apontar para essa possibilidade, porém isto é forçar o texto e acrescentar algo que não está nele. Nessa passagem parece claro que o apóstolo está usando uma figura de linguagem.
      Depressão: essa sugestão é defendida por aqueles que utilizam passagens onde o apóstolo expressa alguma tristeza ou descontentamento para supor que Paulo sofria de depressão. Obviamente o apostolo sofreu várias oposições durante o seu ministério, porém é bem difícil imaginar que alguém que escreveu algo como “somos entristecidos, mas sempre alegres” (2Co 6:10) tenha sido acometido de uma depressão séria.
      Opositores: alguns escritos de Paulo nos revelam que ele teve de lutar continuamente contra inimigos de seu ministério e, consequentemente, em última análise, opositores do próprio Evangelho. Paulo sofria infâmia de seus próprios filhos na fé. Pelo que o apostolo nos relata, esse tipo de coisa lhe causava alguma agonia, porém considerar isto como sendo o próprio espinho na carne não parece ser muito coerente, além de ser estranho, pelo perfil de Paulo, que ele tenha orado três vezes para que Deus colocasse fim nos seus inimigos. Essa posição era a preferida de Lutero.
      Tentação ou opressão maligna: alguns sugerem que o espinho na carne de Paulo era as tentações que o afligia, devido às limitações de sua natureza humana corrompida pelo pecado. Calvino preferia essa interpretação. Há também que aprofunde ainda mais esse aspecto, e estabeleça uma possível ligação com uma opressão demoníaca que atacava o apóstolo. Sobre a questão da tentação, é importante dizer que essa sugestão não se refere a exatamente um pecado específico e recorrente, como alguns de forma inconsequente e sem fundamentação bíblica tentam supor (principalmente com conotação sexual). Aqui trata-se da própria imperfeição humana frente à perfeição e magnificência do Evangelho que era pregado pelo apóstolo.
      Problemas de visão: talvez essa seja a mais conhecida de todas as sugestões. Nela, especula-se que o espinho na carne de Paulo tenha sido seu possível problema de visão. Quando o apóstolo escreveu aos gálatas, compreendemos que a doença que o castigava também era motivo de aflição para eles, a ponto de, se pudessem, eles arrancariam os próprios olhos para dar ao apóstolo. Sabemos que Paulo tinha dificuldade de escrever suas cartas devido a uma visão fraca (Gl 6:11), e em algumas delas ele usou escribas para escrever por ele (ex. Rm 16:22), além de que Atos 23:5 parece sugerir que Paulo teve dificuldade em enxergar o sumo sacerdote Ananias na reunião do Sinédrio. A maior objeção a essa possibilidade, talvez seja o fato de que não sabemos se Gálatas 4:15 deve ser interpretado de modo literal ou figurado, ou, principalmente, se a provável doença que o apóstolo se referiu na Epístola aos Gálatas tenha realmente alguma ligação com o espinho na carne mencionado em 2 Coríntios.
      Outras sugestões: também é sugerido que o espinho na carne possa ter sido nevralgia, reumatismo, malária (ou complicações dela, talvez até explicando o problema de visão) e lepra.
      O que era o espinho na carne de Paulo?

      Antes de falarmos sobre essa pergunta, precisamos considerar alguns aspectos importantes sobre o contexto que envolve a passagem onde a reclamação sobre esse espinho aparece. Estamos falando de 2 Coríntios 12, um texto em que o apóstolo Paulo descreve a experiência indescritível de um arrebatamento ao terceiro céu, onde na ocasião ele viu coisas que não é lícito ao homem pronunciar.

      É interessante que no versículo 5 Paulo mudou drasticamente alguns aspectos de sua narrativa. Da descrição da glória celestial ele passou a descrever o sofrimento terreno, onde era perturbado por um mensageiro de Satanás.

      Mais do que isto, Paulo ainda relaciona o privilégio de vivenciar experiências tão sobrenaturais com o sofrimento a qual era submetido. Daí ele nos explica o propósito do sofrimento e alguns detalhes que nos ajudam compreender um pouco melhor esse espinho na carne.

      A palavra grega traduzida como espinho é skolops e significa literalmente “estaca” ou “espinho”, no sentido de perfurar a pele a ponto de ferir. Aqui é a única vez que esse termo grego é utilizado em todo o Novo Testamento.

      Nesse capítulo, Paulo fez um discurso sobre o “gloriar-se”, e a preocupação que ele tinha em dar ao Senhor toda a glória e honra devida, de modo que seu grande desejo era continuar humilde e nunca cometer o erro de gloriar-se de si mesmo. A forma com que ele usa a terceira pessoa no começo do capítulo deixa esse princípio muito claro.

      Diante disso, um ponto importantíssimo é a revelação do apóstolo sobre a origem do seu espinho na carne: o próprio Deus. Paulo claramente aponta que o espinho na carne que lhe feria foi dado por uma intervenção do Senhor. Considerando essa informação, pessoalmente acho bem difícil que tal espinho na carne se refira a um tipo de tentação.

      Paulo intensifica ainda mais sua descrição apontando que um mensageiro de Satanás o atormentava por isto, ou seja, quando Deus lhe deu um algo que lhe causava desconforto, também permitiu que Satanás mandasse um dos seus agentes para atormentá-lo. Nesse ponto podemos nos lembrar de Jó (Jó 1:12; 2:6).

      A forma com que Paulo descreve a ação desse mensageiro de Satanás também é interessante. Paulo diz que era “esbofeteado”, ou seja, ferido no rosto de forma humilhante. A maioria dos estudiosos entende que a forma com que as expressões são apresentadas no grego sugere fortemente que Paulo suportava dor física.

      Assim, independente do tipo de sofrimento, podendo ser tanto de natureza física quando espiritual, o certo é que Paulo era atingido dolorosamente e literalmente em sua carne.

      Particularmente me inclino a crer que a melhor possibilidade, ou pelo menos a que propõe mais indícios textuais, é a de que o espinho na carne de Paulo seja referente a um problema de visão. Entretanto, não penso ser este o ponto principal da narrativa do apóstolo, ou seja, o importante não é o “qual”, mas o “por que”.

      Sendo bem sincero, qualquer explicação que possamos dar sobre qual era o espinho na carne de Paulo não passará apenas de uma mera especulação, pois de fato é impossível saber o que afligia o apóstolo, nem mesmo se era um problema interno ou externo.

      Todavia, como já disse, se não sabemos “qual era o espinho” sabemos “o porquê do espinho“, e é isto o que realmente importa para nós, ensinando-nos algumas coisas importantes:

      O espinho na carne de Paulo não era uma maldição, mas uma benção: Deus lhe conferiu tal sofrimento para que ele não caísse no que talvez fosse o seu maior medo: se tornar uma pessoa soberba. Paulo enfatiza essa condição duas vezes no mesmo versículo ao dizer: “para que não me exaltasse” e “a fim de não me exaltar“.
      O espinho na carne de Paulo revela o propósito de Deus: com base nesse texto de Paulo, entendemos que até mesmo o sofrimento pode revelar o propósito de Deus em nos poupar de uma dor ainda maior. Se o espinho na carne era dolorido para Paulo, a dor de ser um soberbo e reprovado espiritualmente era ainda pior. O espinho na carne era uma providência do próprio Deus para a vida do apóstolo.
      O espinho na carne de Paulo revela a soberania de Deus: a soberania de Deus é tão imensa e incompreensível para nós, que até mesmo a perturbação satânica pode ser usada por Ele para cumprir os seus propósitos. É incrível pensar que o mensageiro de Satanás que esbofeteava Paulo não desafiava o cuidado de Deus por sua vida, ao contrário, era um meio que contribuía com tal cuidado.
      O espinho na carne de Paulo o fez depender mais de Deus: como qualquer ser humano, Paulo buscou auxílio no Senhor diante desse sofrimento. Ele orou e suplicou para que Deus o livrasse daquela situação.
      O espinho na carne de Paulo revela que a oração é eficaz e que a vontade do Senhor permanece soberana: Paulo orou por três vezes para que aquela dor lhe fosse tirada. Entretanto, a resposta de Deus foi um “não”, acompanhado de um consolo sem igual: sua graça acolhedora. O espinho na carne de Paulo nos ensina que a oração é eficaz, porque ela chega até Deus e Ele a escuta, porém isso não significa que Ele nos responderá da forma com que imaginamos, pois sua vontade está acima da nossa e seus desígnios são eternos e soberanos.
      O espinho na carne de Paulo revela a graça maravilhosa de Deus: diferente do esperado, Paulo não foi finalmente curado de sua dor, mas foi lhe dado algo que o capacitava e suportar qualquer aflição: a graça de Deus. Paulo escutou do Senhor: “A minha graça te basta“.
      A graça de Deus é suficiente para nós, independente de qual for o nosso espinho na carne. Lembre-se disto: o espinho na carne de Paulo não era um desprezo, mas um cuidado do próprio Deus para com ele.

      Meu desejo é que possamos olhar para as nossas dores não apenas com olhar de reclamação, mas com olhar de admiração pelo cuidado e pela soberania com que Deus conduz as nossas vidas, nos confortando em sua maravilhosa graça, e nos ensinando até mesmo em nossos sofrimentos.

      Diante disto só nos resta dizer que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28).

      1. Raquel Passos Ferreira Rocha

        Excelente explicação… enriqueceu meu conhecimento, e conforto meu coração, sobre doenças incuráveis, e os propósitos de Deus. Amém! Deus abençoe sua vida.

    2. Valdivino Djavan Martins

      Gostaria de Fazer um Paralelo com a Data de Sua Publicação, que nos Remete ao 13 de Maio, dia Nacional da Libertação dos Escravos brasileiros, em Tese. Na verdade somos Escravos de Orelha Furada de Jesus, pra não continuarmos a despeito de Paulo escrevos do Pecado e porque Não dizer do Sexo.

  2. O texto acima cita Chico Xavier.
    Como assim?Exemplo bíblico citando Chico Xavier?aulo e Estevão, Emannuel e Chico Xavier). Por volta do ano 35 da nossa era, quando se preparava para substituir Gamalielem suas funções no Sinédrio judaico, e

    1. O escritor do texto é um espírita kardecista.
      “Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D, presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita”
      Os espíritas Kardecistas são cristaõs.

  3. Francisco José Paiva

    Paulo sofreu muito com o espinho na carne e orou três vezes a Deus pedindo que o retirasse. Mas a resposta que recebeu foi que a graça de Deus lhe bastava (2 Coríntios 12:8-9). Deus não retirou o espinho na carne mas ajudou Paulo em sua fraqueza.

    Não há mais nenhuma referência ao espinho na carne de Paulo, por isso ninguém sabe o que era. A Bíblia não diz se o espinho na carne estava ligado a alguma doença ou perseguição que Paulo sofreu ao longo de sua vida. Mas conhecemos alguns fatos importantes sobre o espinho na carne de Paulo:

    Era de origem espiritual – a Bíblia diz que o espinho na carne era um “mensageiro de Satanás”;
    Tinha efeitos físicos – o espinho afetava a carne (o corpo) de Paulo de alguma forma; essa não é a primeira referência a um problema físico causado por um problema espiritual (Lucas 13:11);
    Era ruim – o espinho na carne atormentava Paulo e ele queria muito ficar livre dele
    Deus permitiu – o sofrimento de Paulo tinha um propósito; Deus não o livrou do sofrimento mas ajudou-o a crescer com essa experiência.

        1. Hebreus cap 9:27 está escrito, ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso ao Juizo, acreditar em espiritismo não é só uma heresia como uma abominação diante de DEUS.

    1. Carlos Alberto Guimarães de Sá

      Começando o estudo sobre o espinho de Paulo de Tarso, reservei um espaço para postar um comentário que achei o melhor até aqui, no início desse estudo. Autor: Francisco de Paiva.
      Era de origem espiritual – a Bíblia diz que o espinho na carne era um “mensageiro de Satanás”;
      Tinha efeitos físicos – o espinho afetava a carne (o corpo) de Paulo de alguma forma; essa não é a primeira referência a um problema físico causado por um problema espiritual (Lucas 13:11);
      Era ruim – o espinho na carne atormentava Paulo e ele queria muito ficar livre dele
      Deus permitiu – o sofrimento de Paulo tinha um propósito; Deus não o livrou do sofrimento mas ajudou-o a crescer com essa experiência.
      O meu ver, seria uma forma dele atravessar um sofrido deserto para uma regeneração, ao dedicar-se ao cristianismo até a sua morte. Uma grande tribulação e que Deus não o livrou, mas o ajudou a seguir sem se rebelar e na sua fé até o final.
      Seria uma prova de amor ao cristianismo, se queixava, mas prosseguia no seu intento que o levaria as grandes dificuldades físicas nos seus objetivos cristãs que se configurava num grande deserto a vencer.
      Carlos Alberto Guimarães de Sá

    2. Importante ler a Bíblia, mas devemos buscar outras obras que colaboram na compreensão das Sagradas Escrituras.
      Felizmente, assim como a Pedra de Roseta foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios, o Espiritismo vem esclarecer, racionalmente, a correta interpretação das Sagradas Escrituras. Conforme Allan Kardec (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 1, item 5), “o Espiritismo é a chave que nos ajuda a tudo explicar com facilidade. Uma nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material. São essas relações que o Cristo se refere em muitas circunstâncias, que muitas coisas que ele disse ficaram ininteligíveis ou foram falsamente interpretadas”. Através da mediunidade ostensiva de pessoas que reencarnaram com essa tarefa, temos condições de receber as orientações dos Espíritos, que sem interferir em nosso livre arbítrio, nos orientam sobre a melhor forma de vivenciar os ensinamentos de Jesus. Sabemos que Moisés proibiu a comunicação com os “mortos” (Deuteronômio, 18:11). Contudo, o Espírito Emmanuel (O Consolador, questão 274), esclarece que “antes de tudo, faz-se necessário considerar que essa proibição tem sido objeto injusto de larga discussão por parte dos adversários da nova revelação que o Espiritismo trouxe aos homens, na sua feição de Consolador. As expressões sectárias, todavia, devem considerar que a época de Moisés não comportava as indagações do Invisível, porquanto o comércio com os desencarnados se faria com um material humano excessivamente grosseiro e inferior”.

  4. Kkkkkk, cuidado com a errezia, ano 35 com Paulo Estevão, Emanuel e Chico Xavier e de força de mais, o cara é o que, um viajante do tempo 🤣🤣🤣🤣🤣

    1. Carlos Alberto Guimarães de Sá

      Discordo, não devemos levar assuntos dessa natureza ao confronto de religiões, nunca enxerguei o Chico Xavier, como um homem espírita e sim um homem do bem e que viveu para o bem. Portanto, não vamos trata-lo dessa forma, por tudo que ele fez durante a sua existência entre nós. Leia o meu comentário logo abaixo e veja que não tem nenhuma conotação espírita. Os problemas espirituais ilustram todas as nossas aflições aqui na terra.

  5. eu sou missionaria lira.
    vejo que o espinho na carne de paulo era algo ligado a um desejo descontrolador,ele nao tinha o auto controle mas o senhor lhe ensinou a controlar.
    qual e o seu abito que te tira da presença do senhor?
    voçe sabe que o controle emocional, fisico,entre outros o senhor jesus cristo te ensina a ter auto controle

    1. Sua resposta foi a mais simples e aceitavel, verdadeira, éra um desejo contra o qual ele relutava, mas Deus o ajudou, fortaleceu, e Cristo, conhecedor de nóssas fraquezas lhe deu direçao. Parabéns Lira, grande abraço!!

  6. O espinho na carne se refere principalmente aos conflitos existenciais em decorrência de sua importância ministerial, é um estado resultante das revelações do Senhor Jesus Cristo através do apóstolo Paulo… Geralmente se presencia uma certa altivez no comportamento de determinadas pessoas, devido a sua posição… “Para que Paulo não se exaltasse pelas excelências das revelações foi lhe dado um espinho na carne”. Um fato ocasionado, em decorrência de … Porém havia a graça de Deus para contentamento do apóstolo.

  7. Francisco Vasconcelos de Sousa Junior

    Espinho na carne … É na carne , pois se fosse espiritual, nos sagrados textos seria chamado de espinho no espírito !
    Só entendi esse versículo quem sofre de uma enfermidade por permissão de Deus.

    1. Verdade, acho que foi mesmo literalmente algum problema físico que o Apóstolo Paulo tinha durante o seu ministério, e Deus não o livrou desse problema, porque esse problema seria útil para o seu próprio crescimento espiritual.

      1. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES DE SÁ

        Concordo, de maneira plena, com a sua resposta. Nem precisei explicar a nosso irmão que o espírito tem forma, mas não tem carne e osso. A sua colocação, Nuno, foi simples, curta e inteligente. Só para lembrar, quando Jesus pronunciou que no mundo tereis aflições, não especificou quais as aflições, bem como, quem teria essas aflições.

  8. Cândido Gilberto

    Todo homem teu seu” espinho na carne ” e isso acontece para nos lembrar que existe um Deus sobre nossas cabeças ,que governa tudo e todos ,na minha visão desse texto Deus permitiu para que ele não se achasse ” o cara” , porque se do Alto não vier nada temos ,podemos ou fazemos !!!!

  9. O ESPINHO NA CARNE, ERA PARA LEMBRAR O APÓSTOLO QUE NÃO FOI APENAS UMA MARCA MAIS SIM PARA DEMONSTRA QUE O REINO ESTAVA NELE. O POR QUE… COROA VEM DE REINADO E O QUE CRISTO LEVOU EM SUA CABEÇA QUANDO ESTAVA VOLTANDO PARA O SEU REINO NA CRUZ…? ISSO MESMO A SUA COROA DE ESPINHOS!
    ENTÃO EU CREIO QUE NAO ERA APENAS PARA CONTROLAR ALGUM DESEJO OU FRAQUEZA DA CARNE, MAIS PARA LEMBRAR PAULO QUE O REINO ESTAVA NELE E ELE NO REINO.

  10. Maria Diegica p da s

    A paz do senhor,Creio Eu que o Espinho Seria quando ele pregava , as mensagens de Deus , avia um conflito dentro do seu interior, questionando a si mesmo ,Pelo Seu passado . É Ele em oração questionava A Deus , Como pode ele pedir aos outros que há já com misericórdia e tenham piedade na hora de jugar, É Ele olhava para se mesmos.Cobrando algo que um dia Ele não teve. Mas Deus o usava .

    1. Lucilda de Souza cas

      Não, em todos os entendimentos que eu li,o espinho não era na mente e nem do espírito, e sim na carne,porque no caminho de Damasco onde ele ouviu a voz de Jesus, ele caiu da sua montaria, e ficou cego, e foi cuidado por um discípulo de Cristo, e em uma carta escrita para a igreja de corinto, ele diz eu Paulo voz escrevo esta carta de meu próprio punho, o que nos leva a pensar e pregar, que o apóstolo paulo depois que fico cego,não nunca mais teve uma visão perfeita, e isso aconteceu quando Jesus lhe tirou a visão, comenta se que ele ditava as suas carta por serto esse Seia o espinho ,que ele pedia pra Jesus tirar-lhe a cegueira,mas Jesus lhe disse. A minha graça te basta!

  11. Paulo não é hipocrita por tudo que demonstrou através de sua vida e obra. Não acredito que esse espinho seja relacionado a sua vida sexual, caso contrário ele nunca teria pregado a favor do celibato e direcionado àqueles que não tem autocontrole nessa área para se casarem. Logo não acredito ser nessa área sexual.
    Dito isso, e vendo tudo que meus irmãos relataram nos comentários acredito que seja sim algum problema físico, não sei, talvez em decorrência dos sofrimentos por Cristo. Não há como saber.

  12. Paz do Senhor irmãos,eu creio que o espinho na carne de Paulo era os pensamentos de outrora,quando ele era perseguidor dos cristãos, e como ele esta novo na fé,ele não tinha ainda entendido que ,todos nós temos um espinho claro que cada um do seu tipo quando olhamos para traz para lembrar do nosso pecado,ou seja no tempo que éramos do mundo,e esquecemos que Deus ,nós aceita como estamos e perdoa os nossos pecado ,por isso que a resposta foi a minha graça te basta.

  13. Vejo que o espinho na carnedo Apóstolo Paulo, era nada a mais nada a menos que uma mensagem da parte de satanás com a permissão de Deus é claro, que serviu de lembrete para que ele não se exaltasse diante de tamanha honra que recebera do Senhor nosso Deus, porque ele tinha consciência de que praticou muitas injustiças antes do senhor Jesus Cristo se revelar a ele quando ainda era chamado Saulo, essa mensagem da parte de satanás serviu para conscientizar o Apóstolo Paulo que seus pecados cometidos no passado não seriam justificados por suas obras de justiça que agora pratica, mas pela graça do SENHOR DEUS, pelo que está escrito: pela graça sois salvos mediante a fé em Jesus Cristo e isso não vem de vós é dom de Deus, é de novo, aquele que quiser gloriar-se glorie-se no SENHOR.
    Obs: a mensagem que chegava ao Apóstolo Paulo era sobre a sua vida antiga, de quando ainda se chamava Saulo, afim de que ele não viesse a se gloriar em si próprio a respeito de quem ele se tornou.

  14. Muitas pessoas relacionando coisas nada haver com o espinho na carne de Paulo, Lembrando que Deus colocou o espinho na carne para que Paulo não se exaltasse, então como um desejo sexual ajudaria uma pessoa a não se exaltar?
    De fato era algo que o tornava humilde.

  15. Paz do Senhor a todos em nome de Jesus, em Gl: 4: 13;14 nos da uma possível resposta, quando ele mesmo fala de uma enfermidade na carne que lhe era uma tentação, e que os galatas cristãos não o tinham regeitado por isso, tentação só pode vim de satanás, dando sentido ao que está escrito em 2cor 12: 7, porém mesmo que não tivéssemos nenhuma informação nas sagradas escrituras sobre o que seria esse espinho, nos maravilhamo-nos com o poder da resiliência que a fé de paulo nos transmite, para nós apredemos que o espinho é necessário pois o nosso coração é enganoso e perverso, precisamos está fracos para que a nossa força venha do Senhor, nós não nos connhecemos, o Senhor sim nos conhece Salmo: 139.1, que a paz e a graça maravilhosa do Senhor Jesus Cristo estaja com todos. Amém.

  16. O poder é um grande aliado, como também pode se tornar um grande inimigo. O espinho na carne, no meu entender, era simplesmente o agente moderador dos impulsus humanos inerentes em Saulo, dos quais, Paulo teria que prescindir e ser exemplo de Homem santo.

  17. Ao meu entender,não era doença porque era algo que ele não podia falar p ninguém e nem deixar escrito,porque nem todos poderia e nem podem entender e poderia levar muitos a cometer pecados e justificar que o apoltolo falou,era um mensageiro d satanás da entender que era uma pessoa usada pelo inimigo ou piscilogico,não estou aqui afirmando q e,m vej bem Paulo era um homem influente lá n mundo bem visto pelos maiorais e com certeza Paulo teve suas namoradas seus desejos sexuais etc,se converteu e decidiu viver p Cristo, ai vem todo ser humano tem desejo sexual e d natureza humana,e todos procura sastifaze-la d alguma forma,agora imagina um Hem que talvez teve vários relacionamento ou talvez não mas o fato e que o desejo sempre estar n vida d pessoa,talvez seria a masturbação e isto Paulo deixava incomodado,agora não vem com está de que ninguém praticou ou prática a masturbação q não e verdade o ser humano se não se aliviar este desejo com certeza terá grandes problemas n saúde ou piscilogicamente; hoje e o que mais acontece tanto em homens como mulheres li uma matéria que uma jovem dizia que 70% dos homens acessa pornografia e mulheres também e não se assuste 20%dos entrevistados era pastores que diz que já acessesou oi que ainda acessa,isso desde que mundo e mundo exite está coisas n tempo d Paulo não era diferente hoje está pior e a pessoa que teme a Deus tem essa preocupação se está ou não agradando a Deus hoje a pornografia não está só lá n internet está em todo lugar nos nos deparamos a todo momento com isso agora cabe a nós pedir que isso nós atinja, a um ditado q diz nós não podemos impedir que um pássaro sobrevoa sobre a nossa cabeça mas d pousar sim podemos impedir.

  18. Polui tinha um problema na visão. Depois que Jesus, apareceu a ele ,ele ficou completamente cego por um período de 3 dias. Depois um Cristão chamado Ananias por permissão de Deus, foi lá para usá-lo. Mas, ele continuou com esse problema de visao fraca. Mas, não posso afirmar que isso seria o espinho na carne de Paulo. Mas, esse problema o atrapalhava muito na escrita de suas cartas, para seus irmãos na fé. Também concordo que Paulo lutava muito contra os desejos da carne. Talvez isso levava ele a sofrer recaídas nos momentos em que se encontrava só. Mas, a verdade é que não importa o que seja, o ponto é que ele venceu esse mal por meio da fé, perseverança e esperança na quele que o capacitou. Jesus Cristo o filho do Deus vivente.

  19. O espinho na carne era depressão,foi colocado por Deus e se colocado por Deus logo é espiritual.doença da alma,mensageiro de Satanás,espirito que tinha altoridade e permição de Deus para freiar Paulo,o espinho por ser espiritual tbm afeta a carne.

    1. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES DE SÁ

      Parabéns Sr. Demétrio, gostei da sua colocação. Temos alma, espírito e corpo. A alma é o retrato do corpo e é através dela que o corpo vem a sofrer. É o único caminho. Deus permite que o diabo venha a tentarmos e nos cabe reconhece-lo e tomarmos outro rumo, caso contrário, teremos que enfrentar desertos e aflições, mas podemos dar a volta por cima e seguir a palavra de Deus, para que outros espinhos não venham para causar sofrimentos. Com o apóstolo não foi diferente, um ser humano como nós, que tomou uma decisão acertada e, mesmo com o espinho na carne, se jogou de corpo e alma para a obra de Deus.

  20. Se lermos o capitulo 10 nos dá uma noção do espinho na carne de Paulo. Ele era acompanhado por um grupo de Judeus que interferia nas mensagens, por isso ele era esbofeteado, surrados com varas, apedrejamento é muitas vezes dado como morto. Cristo deu força espiritual pra enfrentar e vencer toda as perseguições sofridas.

  21. MARCIO MACEDO DOS SANTOS

    O ESPINHO NA CARNE DE PAULO ESTAVA RELACIONADO À DIFICULDADE DE ENXERGAR, TENDO EM VISTA TER FICADO TOTALMENTE CEGO QUANDO VIU O SR. JESUS GLORIFICADO. PAULO RELATA ESSA DOENÇA EM GÁLATAS 4: 13, 14 E 15.

    13. e sabeis que foi por causa de uma enfermidade física que vos preguei o Evangelho pela primeira vez.

    14. E não desprezastes nem rejeitastes aquilo que no meu corpo era uma tribulação para vós; ao contrário, me recebestes como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

    15. Ora, onde está aquele vosso júbilo? Porquanto, eu mesmo sou testemunha de que, se fosse possível, teríeis arrancado os próprios olhos para oferecê-los a mim.

  22. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES DE SÁ

    Continuo a esperar por essa definição. Eu não tenho a minha que sequer é permitida de ser postada. Enquanto isso, vou lendo, os comentários permitidos, infelizmente, deixam de atingir o objetivo direcionado a real causa desse espinho e onde atuava em Paulo. Pelo jeito vou continuar sem essa resposta e, ainda por cima, sem ter o direito de postar alguma coisa ao assunto em foco. Lamento.

  23. CARLOS ALBERTO GUIMARÃES DE SÁ

    Há possibilidade de ser algum sofrimento físico ou orgânico que precisava experimentar e lhe foi permitido por Deus. Os desígnios de Deus são inquestionáveis. Restava a ele a conformação e a graça. Seguiu em frente na obra, sem volta e a pregar a palavra de Deus até o final da sua vida entre nós para vida eterna. Quem leu sobre Jó, deve tirar suas conclusões a respeito da permissão de Deus ao seu sofrimento para que ele O demonstrasse até onde ia a sua fé e seu amor.

    1. Eu entendo que Satanás comonacusador que é usava pessoas ligadas ao judaísmo da época. Para acusá-lo. Dessa forma ele sempre lembrado do fato de ter encarcerado e matado muitos dos cristãos antes de sua conversão. Em Atos podemos evidenciar a relutância de ananias ao questionar Deus que onincubio de procurar e orar pelo então novo convertido Saulo. Se nós atentarmos paronlivrobde atos perceberemos que pailo era constantemente confrontado pelos judaísmo. Essa é minha humilde tese.

    2. Eu entendo que Satanás comonacusador que é, usava pessoas ligadas ao judaísmo da época para acusá-lo. Dessa forma ele sempre era lembrado do fato de ter encarcerado e matado muitos dos cristãos antes de sua conversão. Em Atos, podemos evidenciar a relutância de Ananias ao questionar Deus que o incubio de procurar e orar pelo então novo convertido Saulo. Se nos atentarmos paro o livro de atos. Perceberemos que PAULO era constantemente confrontado pelos judaísmo e suas tradicoes. Essa é minha humilde tese.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima