Caldeirão Político

DESAFORO
Em mais uma quebra de decoro, o vereador Fabrício Polezi xingou um outro edil em grupo de WhatsApp de vereadores, ele pode tudo? Por outro lado, o ex-vereador Marcos Abdala — sempre educado e paciente, conhecido na região da Paulista e do Jaraguá — foi eleito presidente da Cesac, com surpreendente atuação da oposição nos mais diversos setores. Prefeito Luciano Almeida (DEM) sendo minado?

 

PAIXÃO
Rola, nos bastidores da política, que há assessor apaixonado por chefe e a recíproca tem sido verdadeira. Ter-se-á um casamento sem preconceitos ano que vem? Nada melhor do que o bom exemplo, como fez o governador gaúcho Eduardo Leite (ainda no PSDB). É só assumir.

 

EQUÍVOCO?
O vereador Pedro Kawai (PSDB), tucano de carteirinha, equivocou-se ao falar dos serviços da Smads. O Cras, que são os Centros de Referência de Assistência Social, são unidades estatais, ou seja, são serviços da administração pública geridos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), conforme o preconizado na Loas (Lei Orgânica da Assistência Social), nas diretrizes do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e na Política Nacional de Assistência Social.

 

NOMEAÇÃO
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Gabriel Ferrato dos Santos, recebeu a nomeação de Marilda Soares, no cargo em comissão de Assessora Especial de Projetos, para atuar na coordenação do Ensino Fundamental. É uma boa profissional, e todos sabem que atuou por quatro anos na chefia de gabinete da ex-vereadora Nancy Thame (PV).

 

DESRESPEITO?
Ainda repercute mal entre os apoiadores do prefeito Luciano Almeida (DEM) que foram nomeados e já exonerados. Exemplos: Marcos Paschoal (Marcão do Povo), delegado Haroldo Amaral e, mais recentemente, Dante de Oliveira. Na campanha, Luciano não se cansou de afirmar que para comporia o seu governo “tecnicamente”. Os apoiadores estão se sentindo descartados, depois de ajudar na campanha de eleição de Luciano. Aliás, é certo alguém dizer que ganhou a eleição sozinho?

 

MUDANÇA
O ano está acabando, mas essa coluna não poderia deixar de registrar as abruptas mudanças no primeiro escalão do governo. Em menos de 10 meses, foram trocados quatro secretários: Educação, Meio Ambiente, Trânsito e Procuradoria-Geral. Há comentários, essencialmente políticos, de que o prefeito Luciano Almeida fará mudanças em 2022. Aposte quem quiser.

 

SILÊNCIO
Amigos e colaboradores dessa coluna estão achando estranho o silêncio do vice-prefeito e secretário de Educação, Gabriel Ferrato dos Santos, quando o assunto é a mudança da Biblioteca Municipal para o Engenho Central, como aconteceu com a Pinacoteca. Afinal, Ferrato é um professor universitário, PHD com cursos na Europa e, com certeza, sempre usou muitas bibliotecas para seus estudos. E tem um currículo admirável. Portanto, sabe da importância. Para lembrar, seu nome está na placa de inauguração da nova biblioteca. Será que quem cala consente? Calma, professor! Bom explicar ao povo.

 

BOM DIA
Muito cedo, ontem, este Capiau — idoso e cansado, sim — recebeu um WhastApp do jornalista Miromar A. Rosa, o “ministro” do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), agradecendo, segundo ele, a nota simpática sobre a sua aposentadoria. Sobre trabalho aqui, São Paulo ou Brasília, ele foi categórico: “este restinho de ano vou descansar”. E garante que, em janeiro ou fevereiro, vai retomar as atividades profissionais, seja em Piracicaba, São Paulo ou Brasília.

 

DESLIZE? — I
O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) escreveu, na edição de ontem, página A3 de A Tribuna, que este Capiau cometeu um “deslize” por conta de uma nota sobre sua atuação na área da cultura. E se explicou bem, mostrando o que fez em seus 12 (16, com o ex-prefeito Gabriel Ferrato, que manteve a mesma secretária Rô Camolesi) anos de administração. Barjas foi crítico e agradável ao mesmo tempo, até elogiando a coluna, sendo claro nas informações sobre a cultura e seu período no Centro Cívico.

 

DESLIZE? — II
Mas deslize mesmo, em política, é o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), com tantos assessores capacitados no ninho tucano, não ter se atentado para o detalhe de, em 12 anos de Prefeitura, não ter formado lideranças, treinadas por ele, Barjas, que conhece os meandros da Administração Pública, estratégias das mais diversas. Faltou isso, Barjas, e cometeu um pequeno deslize político-partidário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima