Caldeirão Político

APOSENTADO
Ontem (30), saiu a Resolução 4.131, do Ipasp, que concede aposentadoria voluntária ao servidor Miromar Aparecido Rosa, jornalista, que se tornou o “primeiro ministro” do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). Para o Capiau, só resta uma pergunta: vai parar? Ou voltar para as redações? Ou assessoria política? Em Piracicaba, São Paulo ou Brasília? Miro, como é chamado pelos amigos, tem uma história de dedicação e esforços desde que, de Mogi Mirim, chegou em Piracicaba.

 

VICE
Aos poucos, avançam os entendimentos entre o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (saindo do PSDB). Faz tempo que este Capiau vem anotando esse detalhe político que, em 2022, dará um encaminhamento bem alterado ao eleitorado. É que a chapa Centro-Esquerda vai valer no embate eleitoral com a Direita. Em outras palavras, Centro-Direita dizimada. A viabilização seria pelo PSB do ex-governador Mário França.

 

ISSO MESMO?
No dia 25 de novembro, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), na CPI da Chapecoense, comissão que busca culpados pelo acidente de avião ocorrido em 2016, pede convocação de piloto (morto no acidente) para depor na CPI. E o dinheiro público é usado para bancar esse tipo de informação. É isso mesmo?

 

SERGINHO
“Creio que, neste momento de Pandemia, que agora cria expectativas, de uma nova “variante”, em reunião com o secretário Adolfo Queiroz, coloquei que entendo que, em 2022, ainda não é hora de aglomerarmos pessoas com o carnaval, e, sim, começarmos uma preparação para 2023, criando blocos diversos, para, ai sim, caso tenha passado esta fase da Covid-19, possamos voltar a fazer carnaval de rua em nossa cidade”, afirma o ex-vereador Serginho Setten, entre os mais destacados apoiadores da campanha do prefeito Luciano Almeida (DEM). É a opinião da maioria.

 

ESTADUAIS
O que não falta, em Piracicaba, é candidato em 2022. Corre uma lista, na praça política, de vários nomes como pré-candidatos (só pode dizer que é candidato depois que for homologada a candidatura pela Justiça Eleitoral): Marcos Abdala (sem partido), Professora Bebel (PT, para reeleição), Zezinho Pereira (ainda no DEM), Pedro Kawai (PSDB), Alex de Madureira (PSD, para reeleição), Roberto Morais (CID, para reeleição), Coronel Adriana (PSL), Helinho Zanatta (PSC), além representantes de vários outros partidos.

 

FEDERAIS
Desfilam como pré-candidatos para deputado federal, em Piracicaba: Paulo Campos (Podemos), Edvaldo Brito (Avante, mas tem falado que não), Rô Camolese (PSDB), Dr. Vilson Dornelles (PCdoB), Carol Angeleli (PDT), além de representantes de outros partidos. O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) estaria pensando, mas é provável que seja uma opção para outros cargos no ninho tucano, já que deverá não ter mais problemas com a Justiça Eleitoral.

 

ZONA AZUL
O vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), fez uma matéria especial em sua rede social, chamando a atenção quanto ao dinheiro arrecadado pela Zona Azul. Par aonde vai? Qual o benefício? Foi contundente e disse o que todos querem reclamar desse sistema. É preciso repensar o sistema de estacionamento na área de maior movimento na cidade. Ótimo, vereador.

 

FERVENDO
O clima ontem no Edifício Prudente de Morais, sede da Câmara Municipal de Piracicaba, não foi dos melhores, tendo em vista publicação de página do vereador Zezinho Pereira (DEM). E, dentre os mais alterados, estavam os vereadores Fabrício Polezi (Patriotas) e Laércio Trevisan Junior (PL). Polezi gravou um áudio em que pega pesado na publicação de Zezinho e Trevisan enviou uma página sobre o tema.

 

ZEZINHO
O vereador Zezinho Pereira não entende como se vota contrariamente a políticas públicas: para famílias de autistas, chega a ser injustificável. Mas a publicação de ontem em A Tribuna, enviada pelo vereador Zezinho Pereira (DEM), aumentou o fogo no Caldeirão Político. Ferveu de vez.

 

ENCONTRO
Na segunda (29), exatamente às 15h, o Partido Solidariedade (SD) reuniu-se com o prefeito Luciano Almeida (DEM), com a visita ao gabinete do presidente José Luiz Ribeiro e seu vice, José Antonio Fernandes Paiva. “O que for bom para a cidade, conte com apoio do Solidariedade”. Na Câmara, a legenda tem dois edis: Ary Pedroso Junior e Josef Borges, que, individualmente, assumiu a liderança do Governo.

 

PESSOAL
O presidente do Diretório Municipal do Partido Solidariedade (SD), José Luiz Ribeiro, o Zé Luiz dos Metalúrgicos, deixou bem claro, ao líder Josef Borges, que a decisão foi unilateral e não da legenda. Isso quer dizer que, na Câmara, essa liderança é vista por “decisão pessoal” e não partidária. É preciso aguardar, até onde vai, porque Zé Luiz (com Paiva vice) gosta de protestar, se for o caso, tratando do Governo Municipal.

 

CANDIDATOS?
Quanto a candidaturas a deputados, federal ou estadual, entre José Luiz Ribeiro e José Antonio Fernandes Paiva, ainda não há definição, considerando que a orientação vem do deputado federal Paulinho da Força (SD). Em outras palavras, os sindicalistas estão se organizando para garantirem apoio Lula (PT) para o Palácio do Planalto, com as base trabalhadora na sustentação política. É aguardar 2022. “Seja federal ou estadual, ou sem ser candidato”, garante Paiva, “estou no apoio a Lula”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima