Sedema – Comissão vai acompanhar Plano Municipal de Resíduos Sólidos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realiza na quinta (25), às 17h, no Anfiteatro do Centro Cívico, cerimônia de posse da Comissão de Acompanhamento da Execução do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. O trabalho da comissão é acompanhar a execução do plano de resíduos, inserindo diretrizes, metas e ações de acordo com as novas legislações e inovações tecnológicas, promovendo atualizações do plano de resíduos de quatro em quatro anos, como consta na Lei Federal nº 12.305/2010.
A comissão conta com 42 membros, entre titulares e suplentes, com um modelo de trabalho participativo, tendo a seguinte representatividade: Fatec, Unicamp, Esalq, Unimep e Fumep (universidades); Acipi e Ciesp (setor industrial e comercial); Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Comdema, Cooperativa Reciclador Solidário e membros especializados em resíduos sólidos (sociedade civil organizada); Vigilância Sanitária, Ipplap e Semae (representantes do governo municipal e estadual).
Os membros da comissão são voluntários e ativos, participam de encontros técnicos, palestras, fóruns e debates sobre resíduos, também buscam estar atualizados quanto às legislações, normas e regulamentações sobre o tema. Esse trabalho não apresenta custos para a Prefeitura e é realizado dentro das normas da imparcialidade política.
“Entendemos que o comprometimento e o conhecimento técnico desses membros é de extrema importância para que consigamos construir políticas públicas democráticas e participativas para a construção de uma sociedade justa e solidária, com cidadãos servindo uns aos outros”, ressalta o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia.
Para Celise Romanini, da Sedema, há uma preocupação enorme em demonstrar a transparência dos trabalhos realizados. “Nesse sentido, o município de Piracicaba tem se destacado quanto à disponibilização dos trabalhos por meio de sites e outras mídias”, destaca.
O PLANO – Entre outras diretrizes, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos trata da responsabilidade compartilhada, conforme Lei Federal 12.305/2010, que diz que o poder público dispõe de programas de coleta dos resíduos, bem como informações sobre a destinação correta e instrui a população a buscar informações e destinar adequadamente seus resíduos a fim de que eles possam ser tratados ou reciclados antes da disposição final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima