Notícias +

PRIMEIRA

Novembro de 2019. Discretíssimas notícias sobre a nova e desconhecida doença. Ninguém se preocupou. Dezembro de 2019 e, ela, a poderosa praga, já era uma realidade. Porém, o mundo ainda desprezava o perigo. Começava 2020 e, então, o desespero dava os primeiros sinais. Mas, pouca gente atentava para o pior. O Brasil, por exemplo, ignorou. Tivemos réveillon e carnaval. Terminou a festa e foi confirmado o primeiro caso em terras brasileiras. Desta feita, todos acordaram, mas era tarde. Um 2020 desesperador com a presença de uma doença fatal e sem remédio para combatê-la. Hoje, já são mais de 600 mil mortes. E, agora, em 2021, novamente novembro? Vários países anunciam a volta da Covid-19. Na Europa, em apenas 24 horas, foram registradas 440 mil novos casos confirmados. A diferença é que agora existe a vacina, embora muita gente ainda não tenha sido vacinada. Aqui, no Brasil, já é aplicada terceira dose, no entanto, pergunta-se por quanto tempo ela garante a imunização? O que fazer com a aproximação de um novo réveillon e outra vez o carnaval? Vamos pagar para ver?

 

OPOSIÇÃO IMPALCÁVEL

O prefeito Luciano Almeida já sabe que terá oposição radical durante os quatros anos. Com rede social mandando na interação, o jeito é saber usar o canal. Para muitos, a melhor resposta é o trabalho, contudo, se deixar rolar pode complicar. Depois, correr atrás não será fácil.

 

NOMES JÁ

É preciso saber quanto o XV vai poder gastar no Campeonato Paulista (2022) para se ter uma real noção do nível do seu elenco. Com a atual temporada e os campeonatos terminando, já é possível assegurar os reforços. Deixar para depois poderá ser tarde, pois os melhores já estarão comprometidos.

 

POLICIAMENTO INDISPENSÁVEL

Reta final de novembro, salários (inclusive o 13.o) chegando, o movimento no comércio cada dia é maior, lembrando das promoções antecipadas, caso do Black Friday no final desta semana. Muita gente nas ruas e a área central de Piracicaba precisará de um policiamento eficiente e visível. O cidadão (ã) precisa ver e sentir segurança.

 

PREZADA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil vivendo a fase de eleições. Entidade eternamente respeitada, sua cúpula nacional nos últimos tempos, misturando seus interesses com política partidária, fez a imagem da mesma derrapar. É preciso cuidado para não se envolver de cabeça, podendo comprometer uma história de vida (ou existência) rica. Isso é fácil de ver quando interesse pessoal ocupa espaço maior que a missão ou compromisso da instituição.

 

MUNDO CÃO

É evidente que nos deslumbramos com o avanço da tecnologia. A internet mudou o mundo e as redes sociais alteraram comportamentos. Mas, como tudo na vida, existe o lado bom e o ruim. Temos diariamente vítimas por causa do lado ruim. Lado da maldade. Ou da irresponsabilidade. Pessoas que falam o que querem, sem medir consequências. Muitas inverdades. Inverdades. Com a sensação de que tudo pode, julgam, difamam, condenam. Uma realidade que precisa de solução. Não é correto acusar e caluniar sem provas, apenas para se satisfazer. Seja quem for, quando dos ataques, é preciso que uma lei exija responsabilidade. Do contrário, sempre imperará a impunidade. A lógica é assumir seus atos. Provando, tudo bem, mas a desonra tem que ser punida. Seja contra quem quer que seja.

 

LEGISLATIVO FRÁGIL

Não é preciso se aprofundar no dia-a-dia da Câmara de Vereadores de Piracicaba, para descobrir que o prefeito Luciano Almeida está descoberto. No caso de uma forte queda de braço entre executivo e legislativo, dificilmente o Centro Cívico levará vantagem. É preciso agir nos bastidores para garantir um bom sono.

 

MIRANDO GRAMADO

No último jogo do XV no “Barão da Serra Negra, vimos um estádio bem cuidado, com sistema de iluminação bem melhor, embira seja preciso um mais moderno. Mas, foi mostrado que é possível melhorar. Um detalhe que não pode ser ignorado, é a recuperação do gramado. A ideia é parar com treinos e jogos em dezembro, e cuidar do mesmo. Do contrário vamos ter um Campeonato Paulista em 2022 num piso desastroso, prejudicando o futebol e com notório risco de contusões.

 

MESMA SEMUTTRAN

Mudou o comando? Mudaram ações internas? Sim. Normal. Mas, para os olhos da população, o que realmente interessa continua na mesma. Sem fiscalização eficiente, graças a estrutura viciada e visão contestada, veículos continuam ignorando os sinais, faixa de pedestre inexistem, e as motos fazem a festa. Simples: agem assim pela certeza da ausência de supervisionamento. Liberdade para exceder.

 

FOCO

Euclides Libardi, nascido em Tietê, agora é noiva-colinense de verdade, pois a Câmara de Vereadores lhe conferiu um título merecido, acima de tudo justo: Cidadão Piracicabano. Sócio-diretor da FUNDIART (especializada em obras de arte); presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico Siderúrgicas, Fundições e Similares; o administrador de empresa Euclides Libardi, antes de tudo, é uma pessoa reconhecidamente conciliadora, educação de alto nível, querido por seus amigos, além de competente dirigente. Tem a cara do Simespi. Para muitos, nasceu para presidir a uma importante instituição que atende interesses do empregador e sempre respeitando o empregado. Hábil nas decisões, facilmente conquista o apreço e a admiração de todos. Euclides Libardi não tem medo de crise, pois sabe que o pessimismo enfraquece as lutas e inibe as decisões.

 

ÚLTIMA

Somando-se o fato de atualmente a CBF estar desprovida de força (prestígio) política, com ex-presidentes presos e banidos do futebol, mais as finais da Libertadores e da Sul-Americana reunir quatro times brasileiros, não agradaram o comando da Conmebol. Já vimos no passado, o Santos (1964) e o Corinthians (2013) serem vergonhosamente prejudicados pela arbitragem e, na semana passada, a ideia era ver a Argentina derrotar a Seleção Brasileira. Mudaram de estádio para mais pressão e colocaram um árbitro que viu o jogador Rafinha ser covardemente agredido, nada fazendo, quando era natural ou obrigatório o cartão vermelho. A CBF precisa resolver sua vida, ao invés de empurrar com a barriga seus problemas internos e, recuperar sua notoriedade (ou crédito) tanto na Conmebol quanto na FIFA, pois no que de pender de bastidor, o futebol brasileiro se mostrará órfão. Lembra da celebre frase, “quem não tem padrinho, morre pagão”? Pois é. Não se ganha no futebol sem bastidor presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima