Milton Monti, Cidadão Piracicabano

José Osmir Bertazzoni

 

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Piracicaba, quinta-feira (18), o vereador Laércio Trevizan Júnior (PL) concedeu outorga de título de “Cidadão Piracicabano” para o ex-deputado federal Milton Casquel Monti (PL/SP).

Monti é político de São Manoel (interior de São Paulo) que voltará, certamente, a concorrer nas eleições para a Câmara Federal em 2022 na tentativa de superar o insucesso que o levou à derrota nas urnas na eleição de 2018.

O vereador Trevisan sempre foi aliado de primeira linha de Milton Monti, tendo-o como uma espécie de padrinho político. Há muitos anos, Trevisan colabora na organização da campanha de Milton Monti na região de Piracicaba, hoje Região Metropolitana.

O que precisamos saber sobre Milton Monti, agora cidadão piracicabano:

MILTON ANTONIO CASQUEL MONTI – Nascimento: 11/06/1961- Naturalidade: São Manuel, SP – Profissões: Empresário; Economista – Escolaridade: Superior – Mandatos (na Câmara dos Deputados): Deputado(a) Federal – 1999-2003, SP, PMDB, Dt. Posse: 01/02/1999; Deputado(a) Federal – 2003-2007, SP, PMDB, Dt. Posse: 01/02/2003; Deputado(a) Federal – 2007-2011, SP, PL, Dt. Posse: 01/02/2007; Deputado(a) Federal – 2011-2015, SP, PR, Dt. Posse: 01/02/2011; Deputado(a) Federal – 2015-2019, SP, PR, Dt. Posse: 01/02/2015. Outros mandatos: Prefeito(a), SP, Partido: PMDB, Período: 1983 a 1988; Deputado(a) Estadual, SP, Partido: PMDB, Período: 1991 a 1995; Deputado(a) Estadual, SP, Partido: PMDB, Período: 1995 a 1999.

Atualmente, Milton Monti atua como Secretário de Governo no município de Barueri comandado pelo prefeito Rubens Furlan (PMDB), que também tem uma longa trajetória política, inclusive no PSDB.

Estamos escrevendo sobre um político articulado que passou por várias legendas partidárias e sempre serviu como base de apoio aos governistas, incluindo no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na vida política nem tudo que reluz é ouro, Monti também tem contra si diversas acusações (reconhecemos, entretanto, que ainda não se sustentou uma condenação contra ele na esfera jurídica), conquanto sua ligação muito próxima com Valdemar da Costa Neto que foi preso no escândalo do “Mensalão” lhe trouxe muitas dores de cabeça. No nosso sistema jurídico brasileiro todos são inocentes até condenação transitada em julgado, é a denominada “presunção da inocência” que todos temos de respeitar.

Mesmo que nos atentemos às presunções legais da inocência temos que por ética, quando se apresentam candidatos ou se outorga tão importante título como Cidadão Piracicabano, precisamos rastrear as histórias contadas e trazermos à tona as discussões vividas, fato ser a liberdade cláusula democrática irrenunciável.

Os dados abaixo sobre o ex-deputado Milton Casquel Monti foram colhidos nos principais órgãos de imprensa do Brasil e, por nós, apenas levadas as argumentações para uma pesquisa, quiçá conhecer melhor o novo piracicabano!

Todas as acusações que envolveram o nome do ex-deputado Milton Monti são alinhadas a vínculo de convivência com Valdemar da Costa Neto, assim, o Ministério Público Federal chegou a pedir o bloqueio das contas da Rádio RMS, em São Manuel, no interior de São Paulo, registrada em nome do ex-prefeito de São Manuel, Marcos Monti (PR), irmão do ex-deputado federal Milton Monti (PR-SP), vice-líder do governo. A suspeita era de que a entidade poderia estar ligada ao esquema de fraudes que seria comandado pelos irmãos Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Rubens Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e Marcelo Vieira, empresário.

Coincidência ou não, os irmãos Monti eram filiados ao partido presidido pelo deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), que também está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento com Paulo Vieira e Rubens Vieira, indiciados por compra de pareceres técnicos em troca de propina e tráfico de influência. Costa Neto já havia sido condenado pelo STF como uma das figuras centrais do escândalo do mensalão a sete anos e 10 meses de prisão, em regime semiaberto, além do pagamento de multa de R$ 1,08 milhão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-deputado federal de São Manuel, Milton Monti (PL) veio também a responder outro inquérito na Lava Jato. Ele é investigado com o Deputado Federal Alfredo Nascimento (PR), os dois teriam tratados de temas ligados aos interesses da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias durante o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, (Monti era vice-líder do Governo petista), Nascimento era Ministro dos Transportes.

De acordo com depoimentos da Delação Premiada, numa reunião teria sido solicitada uma ajuda financeira para a campanha eleitoral do então ministro, R$ 200 Mil de cada empresa. Outro inquérito no “Jornal da Antena A”, Milton Monti também foi investigado em outro inquérito na Lava Jato, o que apura cobrança de propina nas obras da Rodovia Norte-Sul.

Não resta dúvidas que Milton Monti é inocente até que seja condenado por uma dessas acusações, mas os rastros não ficaram somente na areia, eles se perpetuam nas matérias jornalísticas objetivando melhor reflexão. Nesse ano que teremos eleições para a renovação do Congresso Nacional das Assembleias Legislativas, dos Governadores e Presidente da República precisamos entender as intenções.

Constatamos que por meio de suas assessorias, para todos os órgãos de imprensa o Deputado Milton Casquel Monti, por meio de nota, afirma que sempre agiu de acordo com a lei e todas as doações para suas campanhas eleitorais foram feitas legalmente.

Nosso artigo não tem a função de execrar políticos, mas sim fortalecer as argumentações para que nossa cidade seja bem representada na Câmara Federal e nos salvarmos de novas decepções.

______

José Osmir Bertazzoni, jornalista, advogado; e-mail: [email protected]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima