Prova do Enem elogiada

Frederico Alberto Blaauw

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 transcorreu, sem sinais aparentes de interferência política, ao contrário do previsto, sobre permitir o tema da redação – REGISTRO CIVIL – que mensura nascimentos, óbitos, casamentos, divórcios.

Especialistas em educação foram unânimes em destacar e elogiar a importância do tema “INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Foi a prova equilibrada, na avaliação de especialistas, podendo abrir espaço, na sociedade, para discussão de campanhas acerca de registro civil no país, já que, aproximadamente, três milhões de pessoas não dispõem de registro civil no Brasil.

Esse registro é “porta de entrada” para outros documentos importantes, pois toda cidadania começa de fato, com o registro civil, porta de entrada para aplicação de política pública no pais, sobre abrir debate para se descobrir o “CPF da Pobreza”, ou seja, onde estão os pobres no país.

Para a presidente da organização Todos pela Educação, tanto a redação como as questões do ENEM trouxeram dois aspectos positivos – exigiu conhecimentos gerais do aluno, caso da redação, além do conteúdo dos livros escolares.

Aspecto relevante, assinalado pela totalidade dos alarmistas da prova, foi fato que as questões tiveram elevado conteúdo educacional, sem sinais de influência político-partidária-ideológica.

A saída recente de 37 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira (INEP), responsável pela liberação das provas, não influenciou o conteúdo das provas.

Ponto notado, pelos especialistas, foi a ausência de temas como COVID-19 e Meio Ambiente, preponderantes nas questões do ano passado.

Educadores e especialistas elogiaram o equilíbrio da prova, que ocorreu graças ao trabalho eficaz dos servidores do INEP, haja-se em vista que o tema da redação, atualíssimo, estimulou o jovem a “entender seu tempo”,sua contemporaneidade.

___

Frederico Alberto Blaauw é mestre em Direito Empresarial, advogado e consultor de empresas, professor de Direito Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima