Idade não provoca sintoma em pessoas saudáveis

Thais Soleira Rodrigues

 

As alterações relacionadas à idade não costumam provocar sintomas em pessoas saudáveis. Essas alterações contribuem em parte para a redução da capacidade cardiopulmonar de idosos para realizar exercícios intensos, em especial, exercícios aeróbicos (intensos), como: corrida, ciclismo ou alpinismo. Contudo, as diminuições na função cardíaca relacionadas à idade podem ser uma causa mais importante para tais limitações.

Os idosos apresentam um risco maior de desenvolverem pneumonia após infecções bacterianas ou virais. Desse modo, as vacinas contra infecções respiratórias, como influenza e pneumonia pneumocócica, são particularmente importantes para idosos.

É importante observar que as alterações nos pulmões relacionadas à idade são compostas por efeitos de doenças cardíacas e pulmonares (ou ainda, comorbidades correlacionadas), especialmente aquelas causadas pelos efeitos destrutivos do tabagismo.

Em pessoas saudáveis, as reduções na função pulmonar, relacionadas à idade raramente provocam sintomas, mas podem contribuir para a redução na capacidade dos idosos em realizar exercícios intensos.

Ou seja, você nunca vai ouvir um relato de um idoso saudável em repouso dizendo que está com falta de ar. Mesmo com a diminuição de capacidades!

____

Thais Soleira Rodrigues, fisioterapeuta

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima