Meio Ambiente – Sedema intensifica o serviço de arborização

21% das solicitações deste ano já foram executadas, frente a 6,6% dos últimos três anos. Foto:Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), tem intensificado o serviço de podas de árvores do setor de arborização solicitado via SIP (Serviço de Informação à População) – 156. De acordo com balanço do setor, apenas em 2021 a execução das podas solicitadas pelo canal triplicou, se comparado com a execução do serviço na soma dos últimos três anos (2018, 2019 e 2020).

De janeiro a 16/11 deste ano, a Sedema já executou 21% das solicitações de podas via SIP-156, enquanto que apenas 6,6% das solicitações realizadas na soma dos últimos três anos tiveram o serviço executado. Não houve reajuste no valor gasto para a execução do serviço entre os períodos comparados (2021 e os últimos três anos). O secretário Alex Gama Salvaia lembra que esse resultado é fruto do trabalho da secretaria em alinhar, da forma mais eficaz possível, a logística de execução dos serviços por parte das empresas terceirizadas.

“Além de atender às solicitações da população e executar os serviços, temos realizado também um trabalho de prevenção, até para que o munícipe não precise solicitar a poda. Nossa equipe analisa as áreas e, ao invés de fazer uma poda isolada, por meio da empresa terceirizada, todas as árvores próximas que precisam recebem a poda de forma preventiva”, explica o secretário.

O microempresário Eder Tadeu Quero conta que havia solicitado a poda de uma árvore na Vila Independência no ano passado e não havia sido atendido. Ele lembra que recebeu e-mail da Sedema esse ano sendo informado que o serviço seria executado. “Fizeram um serviço fantástico, ficamos muito satisfeitos, pois fomos muito bem atendidos. Não só pela poda, mas também pela limpeza que fizeram ao recolher os galhos, tudo muito bem feito”, afirma Quero.

A intensificação do trabalho executado via solicitações do SIP-156, segundo conta Salvaia, tem por objetivo fortalecer o vínculo da secretaria com a população por meio deste canal. A Sedema é a secretaria mais requisitada via SIP-156. “Todo serviço que o município precisa que seja executado deve ser solicitado por esse canal, que é uma das principais ferramentas de contato da população com a Pasta”, orienta o secretário.

ARBORIZAÇÃO — De acordo com a Sedema, todas as solicitações de poda e supressão de árvores, serviços do setor de arborização, seguem um Procedimento Operacional Padrão (POP) criado neste segundo semestre, que determina os passos para análise de cada solicitação.

Tanto nas solicitações de poda quanto de supressão, as árvores são analisadas por técnicos da Sedema para vistoriar a real necessidade de se executar a solicitação conforme a Lei Complementar 251/2010 do município, que aborda a proteção ao meio ambiente, os programas e as iniciativas na área de interesse ambiental do município.

Se tratando em especial da supressão de árvores, o munícipe deve ainda protocolar documentos no guichê de Protocolo do Térreo 1 do Centro Cívico. Os munícipes podem conferir os documentos necessários para protocolar pedido de supressão de árvore em https://sedema.wixsite.com/sedema/arborizacaourbana no item Árvores em Terrenos Particulares (Quintais) e Calçadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima