Consciência Negra – Cidade comemora o Dia com exposição e live

O Dia da Consciência Negra é comemorado neste sábado, 20 de novembro. Mas, a programação em Laranjal Paulista foi iniciada já no dia 16 com dois eventos, com foco informação e na cultura.
A terceira edição da Exposição da Consciência Negra da Escola Estadual “Luiz Campacci”, traz como tema o orixá Omulu, ancestral africano responsável pela vida e morte, pela cura das doenças, o deus da varíola, que tem o corpo coberto de chagas ocultas pelo “filá” de palha. “Nos dê licença para invocarmos sua força que vem da terra, de onde viemos e para onde voltaremos” é o mote utilizado pela mostra que tem curadoria da professora de arte Márcia Lara, da coordenadora pedagógica Adriana Batista, das vice-diretoras Maria Emília Roso Zangrando e Sara Jane de Nigris Salto, e do diretor José Roberto Cuani. Os trabalhos seguem disponíveis para visitação até 29 de novembro.

Já ontem (19), uma live com o tema Batuque Umbigada foi transmitida pela página da Estação da Cultura e Turismo. A mediadora foi a vereadora Claudia Martins e o palestrante convidado foi Vanderlei Bastos, responsável pelo Batuque Umbigada em Piracicaba, com a mediadora convidada Vitória de Moura Campos. A Umbigada é uma dança afro-brasileira praticada nos quilombos pelos africanos escravizados, no século XIX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima